Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3350
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O golpe civil-militar de 1964 no Jornal Tribuna de Itararé: a imprensa como fonte para o Ensino de História
metadata.dc.creator: Barreto, Daniel Bonin
metadata.dc.contributor.advisor1: Schactae, Andréa Mazurok
metadata.dc.contributor.referee1: Szesz, Christiane Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues Júnior, Osvaldo
metadata.dc.contributor.referee3: Petruski, Maura Regina
metadata.dc.description.resumo: O Golpe civil-militar de 1964 é um acontecimento recente da história do Brasil que, mesmo depois de mais de cinquenta anos, ainda suscita disputas de narrativas. Nos últimos anos, a revisão do tema passou a ser apropriada por grupos revisionistas que pretendem oferecer “uma outra versão” sobre esse episódio. A deposição do Presidente João Goulart contou com o apoio de diferentes setores da sociedade brasileira, entre eles, a imprensa. Neste trabalho, nosso objetivo é investigar como o jornal Tribuna de Itararé, da cidade de Itararé-SP, se posicionou diante da crise política brasileira da década de 1960 e da disputa entre dois modelos de sociedade (o capitalismo e o comunismo), um acirramento que contribuiu para o golpe de Estado, e apresentar uma proposta de uso dessa fonte no ensino da História. Selecionamos publicações do jornal do início de 1960 até 1964, assim como a memória que foi construída pelo jornal sobre seu passado. Também voltamos o olhar para a historiografia sobre o Golpe de 1964, priorizando pesquisas que utilizaram a imprensa como fonte. A metodologia utilizada na pesquisa foi a análise de conteúdo, a partir de Bardin (2006) e os conceitos utilizados foram os de representações, com base em Moscovici (2007) e Jodelet (2012), e memória, segundo Nora (1993) e Pollak (1989). Como resultado, oferecemos um caderno de fontes, com sugestões metodológicas e atividades, destinado a professores e professoras, para o uso da imprensa e do jornal Tribunal de Itararé nas aulas de História. Dessa forma, pretendemos contribuir com a valorização da história local e com um ensino de História crítico e resistente a ideias antidemocráticas que rodeiam nossa sociedade.
Abstract: The 1964 Civil-Military Coup is a recent event in the Brazilian history which, even after more than fifty years, still gives rise to narrative disputes. In recent years, the revision of the theme has been appropriated by revisionist groups that intend to offer “another version” of this episode. The deposition of President João Goulart had the support from different sectors of Brazilian society, including the official press. In the present work, our main goal is investigating how the newspaper Tribuna de Itararé, from the city of Itararé-SP, positioned itself in face of the Brazilian political crisis of the 1960s and the dispute between two models of society (capitalism and communism), an escalation that contributed to the coup d’état, and presenting a proposal for the use of this source in History Teaching. We selected publications of the newspaper from early 1960 until 1964, as well as the memory built by the newspaper about its own past. We also turned our attention to the 1964 coup’s historiography while prioritizing research which used the press as a source. The methodology used in the research was the analysis of content, from Bardin (2006) and the concepts used were those of representations, based on Moscovici (2007) and Jodelet (2012), and memory, according to Nora (1993) and Pollak (1989). As a result, we offer a book of sources with methodological suggestions and activities to be used by History teachers during their classes. In this way, we intend to contribute to the valorization of local history and to a history teaching that is critical and resistant to anti-democratic ideas which surround our society.
Keywords: Golpe de 1964
Ensino de História
Tribuna de Itararé
Imprensa
Representações
1964 Coup
Teaching History
Tribuna de Itararé
Press
Representations
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História
Citation: BARRETO, Daniel Bonin. O golpe civil-militar de 1964 no Jornal Tribuna de Itararé: a imprensa como fonte para o Ensino de História. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3350
Issue Date: 2-Feb-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniel Bonin Barreto.pdfdissertação completa em pdf5.63 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons