Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3356
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Tecnologia de informação e comunicação no ensino médio: a utilização das unidades de ensino potencialmente significativas com experimentos visuais sobre mecânica
metadata.dc.creator: Morski, Gustavo Miguel Bittencourt
metadata.dc.contributor.advisor1: Andrade, André Vitor Chaves de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Silvio Luis Rutz da
metadata.dc.contributor.referee2: Szmoski, Romeu Miqueias
metadata.dc.description.resumo: O estudo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e sua aplicação no ensino nos levam a acreditar que este tipo de recurso pode melhorar a aprendizagem de temas da Física no Ensino Médio. Utilizar esses meios para permitir que escolas tenham o acesso a resultados experimentais envolvendo temas da Física, é o grande desafio desse trabalho. Nessa perspectiva foram elaboradas duas Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), uma para Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) e outra para Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV). Estas UEPS têm como foco o uso de vídeos postados (Youtube) em um Blog (Blogger, da empresa Google) de livre acesso para professores e alunos interessados em usá-los. Cada UEPS tem quatro aulas. O propósito desse formato é sugerir uma metodologia de uso desses recursos para o professor que seja de fácil acesso e curta, e ao mesmo tempo, permitir que os alunos possam explorar e coletar os dados experimentais de maneira autônoma e criativa, estimulando-os a analisar, interpretar e concluir a respeito de eventos experimentais que não fazem parte do universo dos livros didáticos. Estas UEPS foram aplicadas em duas situações: em uma turma regular de primeiro ano de Ensino Médio e em um Clube de Física com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental. O processo de avaliação por meio de comparação entre mapas conceituais (diagnóstico e formativo) e testes padronizados mostrou que indícios de que ocorreu aprendizagem significativa em ambos os casos. Assim, considera-se que a metodologia proposta nesse trabalho resultou ser efetiva, no sentido que tornou o aluno um sujeito ativo do seu processo de aprendizagem, incentivando a abordagem dos vídeos sob outras perspectivas.
Abstract: The study of Information and Communication Technology (ICT) and its application in teaching have given us belief that this kind of resource can improve the learning of Physics themes in High school. Using these ways to allow schools the access to experimental results involving Physics themes é the challenge of this work. From this point of view, two Potentially Meaningful Learning Units (PMLU) were built, one for Straight uniform movement and the other for variant straight uniform movement. These PMLU are focused on using videos posted (YouTube) in a Blog (Blogger, from Google) of free access for teachers and interested students in using it. Each PMLU has four class units. The purpose of this format is to suggest a method of use for these resources to the teacher, making easier access and short, and at the same time, allowing the students to explore and collect experimental data in an autonomous and creative way, stimulating them to analyze, interpret and conclude about these experimental events that does not make part in the universe of didactical books. These PMLU were applied in two different situations: on a regular class of first year of High School and in a Physics club with 9th grade students. The evaluation process with comparison among conceptual maps (diagnostical and formative) and standard tests showed clues that the significative learning occurred in both cases. Therefore, we conclude that the method in this work has resulted in being effective, making the student active subject to his own learning process, encouraging the approach on the videos from other perspectives.
Keywords: Física
mecânica clássica
experimento visuais
movimento
Physics
movement
classic physics
visual experiments
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Física
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Citation: MORSKI, Gustavo Miguel Bittencourt. Tecnologia de informação e comunicação no ensino médio: a utilização das unidades de ensino potencialmente significativas com experimentos visuais sobre mecânica. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3356
Issue Date: 14-Nov-2018
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GUSTAVO MIGUEL BITTENCOURT MORSKI.pdf3.42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons