Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3386
metadata.dc.type: Dissertação
Title: "Que sabe dos homens e das mulheres": O Ensino de História a partir da representação de gênero na coluna do Jornal O Tibagi (1948-1950)
metadata.dc.creator: Mello, Alana Rasinski de
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Angela Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Julia Glaciela da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Schactae, Andréa Mazurok
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa analisa como os papeis sociais de gênero foram construídos e naturalizados ao longo do tempo, como eles reforçam preconceitos e até mesmo justificam violências e como é necessário que isso seja problematizado na escola e no ensino de História. Partimos da ideia de que o papel da escola na nossa sociedade está muito além de simplesmente repetir estes conteúdos canônicos, o dever da escola é também formar um cidadão, uma cidadã crítica que saiba compreender o que vive e o que vê. E, trazer temas de gênero para a sala de aula têm o objetivo de demonstrar para os alunos como os papeis de homens e mulheres são construídos socialmente e não algo natural que não deva ser contestado. Para tornar esta discussão possível, foi utilizada como fonte da pesquisa a coluna “Que sabe dos homens e das mulheres”, do jornal semanal O Tibagi, que foi publicada entre os anos de 1948 e 1950, na cidade de Telêmaco Borba-PR. A partir desta coluna e da fundamentação teórica foi possível discutir como os papeis de gênero eram representados e reforçados na sociedade da época, entender as mudanças e permanências na representação destes papeis. Para a análise das fontes foi utilizada a teoria da análise de conteúdo de L. Bardin e para entender a construção das representações sociais foi usada a teoria de S.Moscovici. Os objetivos deste estudo foram: compreender a construção histórica e social do papel feminino e masculino; identificar os estereótipos de gênero reproduzidos na coluna “que sabe dos homens e das mulheres”; relacionar o contexto histórico com o conteúdo da coluna; discutir a utilização do jornal como fonte histórica; discutir a importância das questões de gênero na sala de aula. Ao realizar a análise das fontes, conseguimos perceber como a construção de alguns papéis de é feita e reforçada em nossa sociedade. Para realizar essa análise, as colunas foram divididas em categorias que fazem parte do nosso cotidiano. Após realizada a pesquisa foi realizada a construção de um material didático que possibilita a reflexão dos alunos sobre as questões de gênero, que mostre como a história tem diversas possibilidades de estudo, que o jornal pode ser uma fonte histórica bastante frutífera e como os ideais de homem e mulher foram construídos socialmente e como alguns desses ideais mudaram e outros permanecem até os dias atuais.
Abstract: This research looks at how gender social roles were built and naturalized, over time, how they reinforce prejudices and even justify violence and how it is necessary that this be problematized in school and in history teaching. We start from the idea that the role of the school in our society is much more than simply repeating these canonical contents, the school's duty is also to train a citizen, a critical citizen who knows how to understand what she lives and what she sees. And, bringing gender issues into the classroom are meant to demonstrate to students how the roles of men and women are socially constructed and not something natural that should not be contested. To make this discussion possible, the column “Who knows about men and women”, from the weekly newspaper O Tibagi, was used as the source of the research, that was published between 1948 and 1950, in the city of Telêmaco Borba-PR. From this column and the theoretical foundation it was possible to discuss how gender roles were represented and reinforced in society at the time, L. Bardin's theory of content analysis was used to analyze the sources, and S.Moscovici's theory was used to understand the construction of social representations. The objectives of this study were: understand the historical and social construction of the female and male role; identify the gender stereotypes reproduced in the column “Who knows about men and women”; relate the historical context to the content of the column; discuss the use of the newspaper as a historical source; discuss the importance of gender issues in the classroom. By performing the analysis of the sources, we are able to see how the construction of some paper roles is made and reinforced in our Society. To perform this analysis, the columns were divided into categories that are part of our daily lives. After conducting the research the construction of didactic material was carried out which allows students to reflect on gender issues, that shows how history has different possibilities of study, that the newspaper can be a very fruitful historical source and how the ideals of man and woman were built socially and how some of these ideals have changed and others remain today.
Keywords: Ensino de História
Gênero
Papeis sociais
Jornal
Representações sociais
History Teaching
Gender
Social roles
Newspaper
Social representations
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História
Citation: MELLO, Alana Rasinski de. "Que sabe dos homens e das mulheres": O Ensino de História a partir da representação de gênero na coluna do Jornal O Tibagi (1948-1950). 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3386
Issue Date: 8-Dec-2020
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alana Rasinski de Mello.pdfdissertação completa em pdf2.81 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons