Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3398
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Soares, Marly Catarina-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Suely-
dc.contributor.referee1Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Jovino, Ione da Silva-
dc.creatorLopes, Natacha Iria Pereira-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2021-06-29T14:09:37Z-
dc.date.available2021-06-29-
dc.date.available2021-06-29T14:09:37Z-
dc.date.issued2021-04-07-
dc.identifier.citationLOPES, Natacha Iria Pereira. Investigando as construções identitárias em contextos diaspóricos: uma análise do romance Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3398-
dc.description.abstractThe present work approaches, from a literary point of view, the issue of multiple identities, fluid and in constant construction, resulting from a world context marked by migrations, cultural hybrids and globalization. To this end, we developed an analysis of the novel Americanah, by the Nigerian author Chimamanda Ngozi Adichie (2014), which illustrates, from the experiences of the immigrant and protagonist Ifemelu, the socio-cultural shocks experienced by the student who moves from Nigeria to the United States. The work is divided into three chapters, along which we problematize topics relevant to the novel in question, such as racism, xenophobia, the immigrant's relationship with work and housing, the imposition of the English language as dominant and oppression of women, taking into account intersections of race and class. Then, in the final remarks, we discuss the reverberation of this research in the educational context. The analysis is based on the theoretical assumptions of authors such as Achebe (1977) (1990), Adichie (2015), Bhabha (2007), Fanon (2008), Hall (2000) (2003) (2011), Ianni (2000), Kilomba (2019), Ribeiro (2018), among others. The research is of an interpretative nature, with characteristics of bibliographic research, and is justified by the current and social relevance of the themes dealt with in the work.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda, a partir do ponto de vista literário, a questão das identidades múltiplas, fluídas e em constante construção, resultantes de um contexto mundial marcado pelas migrações, pelos hibridismos culturais e pela globalização. Para tanto, desenvolvemos uma análise do romance Americanah, da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie (2014), que ilustra, a partir das vivências da imigrante e protagonista Ifemelu, os choques socioculturais vivenciados pela estudante que se muda da Nigéria para os Estados Unidos. O trabalho divide-se em três capítulos, ao longo dos quais problematizamos tópicos relevantes para o romance em questão, como o racismo, a xenofobia, a relação do imigrante com o trabalho e a moradia, a imposição da língua inglesa como dominante e a opressão da mulher, levando em conta intersecções de raça e classe. Em seguida, nas considerações finais, discorremos a respeito da reverberação da presente pesquisa no contexto educacional. A análise tem como base os pressupostos teóricos de autores como Achebe (1977) (1990), Adichie (2015), Bhabha (2007), Fanon (2008), Hall (2000) (2003) (2011), Ianni (2000), Kilomba (2019), Ribeiro (2018), entre outros. A pesquisa é de cunho interpretativo, com características de pesquisas bibliográficas, e se justifica pela atualidade e relevância social dos temas tratados no trabalho.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2021-06-29T14:09:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Natacha Iria Pereira Lopes.pdf: 1998143 bytes, checksum: a5bc0ced3df3779820eb2dbd85184825 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-29T14:09:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Natacha Iria Pereira Lopes.pdf: 1998143 bytes, checksum: a5bc0ced3df3779820eb2dbd85184825 (MD5) Previous issue date: 2021-04-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Estudos da Linguagempt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós - Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectChimamanda Ngozi Adichiept_BR
dc.subjectLiteratura Nigerianapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectXenofobiapt_BR
dc.subjectFeminismo Negropt_BR
dc.subjectChimamanda Ngozi Adichiept_BR
dc.subjectNigerian Literaturept_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectXenophobiapt_BR
dc.subjectBlack Feminismpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleInvestigando as construções identitárias em contextos diaspóricos: uma análise do romance Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichiept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Universidade Estadual de Londrinapt_BR
dc.contributor.instituicao-banca2Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Natacha Iria Pereira Lopes.pdfdissertação completa em pdf1.95 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons