Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3424
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Letramento racial crítico: o encantamento do livro “o mundo no black power de Tayó” em uma proposição didática
metadata.dc.creator: Schäfer, Samantha
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Aparecida de Jesus
metadata.dc.contributor.referee1: Araujo, Débora Cristina de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Ione Jovino da
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objeto de análise o Letramento Racial Crítico (LRC) dentro da literatura infantil para se trabalhar identidades de raça. Esse trabalho objetiva pesquisar como o livro “O mundo no Black Power de Tayó” aborda a identidade de crianças negras e como as atividades de uma Proposição Didática (PD), com ênfase no LRC, podem colaborar para o fortalecimento da identidade racial de crianças negras. Para tanto, procurei responder a algumas perguntas de pesquisa: 1) Como o livro “O Mundo no Black Power de Tayó” aborda a identidade de crianças negras? 2) Como trabalhar atividades de uma PD com ênfase no LRC? Teoricamente o estudo foi sustentado a partir de autores como Gomes (2005), Muniz (2010), Melo (2015), Ferreira (2014, 2016, 2017), entre outros, que dedicam seus estudos às questões raciais. Para as reflexões sobre letramento (s), foram utilizados pesquisadores como: Soares (2004), Kleiman (2014) e Street (2018). Sobre a perspectiva de ensino a partir do LRC, a base foi Ladson-Billings (2001) e Ferreira (2014), que abordam sobre a Teoria Racial Crítica (TRC) na educação. Sobre literatura infantil, pautei-me nas pesquisas realizadas por Coelho (2000), Debus (2017), Hunt (2010), Rosemberg (1985) e Zilberman (1987), entre outros. A metodologia utilizada nesta pesquisa é qualitativa e Linguística Aplicada: análise de livro de literatura infantil e PD e, por fim, a geração de temas para sistematização dos dados. Os resultados indicam que o LRC é um importante aliado dos docentes em sala de aula, quando o assunto é o trabalho com as identidades de raça de crianças negras. Nessa perspectiva, foi possível chegar às conclusões que demonstram que o trabalho dos docentes a partir de livro de literatura infantil, com personagens negras protagonistas, pode abordar a identidade de crianças negras de forma positivada. Além disso, também foi possível compreender que uma PD com ênfase no LRC, pode colaborar para o fortalecimento da identidade racial de crianças negras.
Abstract: The present research aims to analyze the Critical Racial Literacy (LRC) within the children's literature so as to work on racial identities. This work aims to research how the book “The world in Tayó’s Black Power” addresses the identity of black children and how the activities of a PD with an emphasis on LRC can collaborate to strengthen the racial identity of black children. To that end, I tried to answer some research questions: 1) How does the book “O Mundo no Black Power de Tayó” address the identity of black children? 2) How to work on PD activities with an emphasis on LRC? Theoretically, the study was supported by authors such as Gomes (2005), Muniz (2010), Melo (2015), Ferreira (2014, 2016, 2017), among others, who dedicate their studies to racial issues. For reflections on literacy (s), researchers such as Soares (2004), Kleiman (2014) and Street (2018) were used. On the perspective of teaching from the LRC, the basis was Ladson-Billings (2001) and Ferreira (2014), who address the Critical Racial Theory (CRT) in education. About children's literature, I was guided by the researches carried out by Coelho (2000), Debus (2017), Hunt (2010), Rosemberg (1985) and Zilberman (1987), among others. The methodology used in this research is qualitative and Applied Linguistics: analysis of children's literature and SD books and, finally, the generation of themes for systematizing the data. The results indicate that LRC is an important ally of teachers in the classroom, when it comes to working with the racial identities of black children. In this perspective, it was possible to reach conclusions that demonstrate that the work of teachers from a children's literature book, with protagonist black characters, can positively address the identity of black children. In addition, it was also possible to understand that a PD with an emphasis in LRC, can collaborate to strengthen the racial identity of black children.
Keywords: Literatura Infantil
Identidade Racial
Letramento Racial Crítico
Children's Literature
Racial identity
Critical Racial Literacy
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Estudos da Linguagem
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação em Estudos de Linguagem
Citation: SCHÄFER, Samantha. Letramento racial crítico: o encantamento do livro “o mundo no black power de Tayó” em uma proposição didática. 2021. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021. .
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3424
Issue Date: 23-Mar-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Samantha Schäfer.pdfdissertação completa em pdf3.18 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons