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dc.contributor.advisor1Souza, Luciana Boer Pinheiro de-
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ayub, Cristina Lúcia Sant’Ana Costa-
dc.contributor.referee1Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.referee2Viginheski, Lúcia Virginia Mamcasz-
dc.creatorZaleski, Taise-
dc.creator.Latteslattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2021-08-02T00:18:46Z-
dc.date.available2021-08-01-
dc.date.available2021-08-02T00:18:46Z-
dc.date.issued2021-05-20-
dc.identifier.citationZALESKI, Taise. Análise de materiais didáticos táteis e o seu emprego no ensino de ciências para estudantes com deficiência visual. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3428-
dc.description.abstractThe research aimed to analyze the science teaching for the visually impaired and the elaboration, production and adaptation of tactile didactic models that assist in the inclusion of students in the regular classroom. The methodology had three stages, 1) a state-of-the-art bibliographic research about the current scenario regarding science education for the visual impairment in Brazil; 2) a bibliographic research about scientific works that sought to develop or adapt didactic models for students with visual impairment in Brazil; and 3) the works analyzed and a sequence of five videos about the research were made available on an educational portal, and a video sharing platform. Therefore, considering a qualitative nature, Bardin's content analysis methodology (2016) was used, which allowed the identification of a scarcity of works related to science teaching for students with visual impairments. Among the literature studies analyzed, several had criteria more than those that didactic models must present. Universal design was not mentioned in any article, but some didactic models were developed to be used by all students, showing that universal design is starting to have more employment in teaching, thus proposing a really effective inclusion. Thus, we concluded that there is a concern with the inclusion process and that the appropriate didactic models can assist in learning and inclusion.pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo analisar a temática ensino de ciências para estudantes com deficiência visual e a elaboração, confecção e adaptação de modelos didáticos táteis que auxiliam na inclusão destes em sala de aula regular. A metodologia teve três etapas: 1) pesquisa bibliográfica do tipo estado da arte sobre o cenário atual a respeito do ensino de ciências para estudantes com deficiência visual no Brasil; 2) pesquisa bibliográfica sobre trabalhos científicos que procuraram desenvolver ou adaptar modelos didáticos para estudantes com deficiência visual no Brasil; e, 3) os trabalhos analisados e a sequência de cinco vídeos sobre a pesquisa foram disponibilizados em um portal educacional e em uma plataforma de compartilhamento de vídeos. Portanto, considerando uma natureza qualitativa foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo da Bardin, o que permitiu identificar uma escassez de trabalhos relacionados ao ensino de ciências para estudantes com deficiência visual. Dos trabalhos da literatura analisados, vários possuíam critérios a mais daqueles que os modelos didáticos devem apresentar. O desenho universal não foi citado em nenhum artigo, mas alguns modelos didáticos foram desenvolvidos para serem utilizados por todos os estudantes, mostrando que o desenho universal está começando a ser mais empregado no ensino, propondo assim uma inclusão realmente efetiva. Assim concluímos que existe uma preocupação com o processo de inclusão e que os modelos didáticos adequados podem auxiliar no aprendizado e inclusão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2021-08-02T00:18:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Taise Zaleski.pdf: 1726318 bytes, checksum: 987e253f95b238d309e30f009afd4ba2 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.subjectDesenho universalpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectBibliographic researchpt_BR
dc.subjectUniversal designpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleAnálise de materiais didáticos táteis e o seu emprego no Ensino de Ciências para estudantes com deficiência visualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Universidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.contributor.instituicao-banca2Universidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática

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