Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3466
metadata.dc.type: Tese
Title: Aspectos do habitus da formação de pesquisadores para o campo da politica educacional no Brasil: um estudo a partir da teoria de Pierre Bourdieu
metadata.dc.creator: Pires, Andréa de Paula Pires
metadata.dc.contributor.advisor1: Mainardes, Jefferson
metadata.dc.contributor.referee1: Moreira, Laélia Portela
metadata.dc.contributor.referee2: Schneckenberg, Marisa
metadata.dc.contributor.referee3: Stremel, Silvana
metadata.dc.contributor.referee4: Brandalise, Mary Ângela Teixeira
metadata.dc.contributor.referee5: Skalinski Junior, Oriomar
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objetivo geral apreender aspectos do habitus da formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional nos Programas de Pós-Graduação em Educação que possuem cursos de Doutorado com linha de pesquisa relacionada à Política Educacional no Brasil, por meio da problematização dos principais aspectos dessa formação. Este estudo envolveu a investigação de diversos aspectos que se articulam e constituem as condições em que se objetiva a formação para a pesquisa nos cursos de Doutorado em Educação. Tais condições são compreendidas como o contexto presente que acontece a formação, os modos dos agentes de perceber, agir e de fazer pesquisa em Política Educacional. O referencial teórico baseou-se nas contribuições de Pierre Bourdieu (1983, 1989, 1996, 2003a, 2003b, 2004a, 2004b, 2008) e Bourdieu, Passeron e Chamboredon (1999) sobre a noção de campo científico, habitus científico e capital científico, e por autores que contribuem para a análise da questão específica da formação de pesquisadores. A pesquisa foi de natureza qualitativa e envolveu: a) pesquisa bibliográfica, fundamentada na teoria de Pierre Bourdieu e nas discussões da revisão de literatura sobre o processo de formação do pesquisador em Educação e para o campo da Política Educacional; b) pesquisa empírica, a qual contou com a participação dos egressos de Doutorado de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação no Brasil, na linha de pesquisa relacionada à Política Educacional que defenderam tese de Doutorado no período de 2016 a 2018. O contato com os participantes para a coleta de dados deu-se por meio da aplicação de questionário semiestruturado online. Argumenta-se que o habitus da formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional no Brasil, construído e incorporado pelos agentes do campo, envolve determinadas práticas de ensino e de aprendizagem, nos espaços de formação formais e não formais; decisões a respeito da estrutura curricular e tendências de formação, entre outros aspectos. Uma característica significativa desse habitus é uma tendência a uma formação heterogênea no campo da Política Educacional. Tal formação vem priorizando um processo formativo interdisciplinar (integração entre várias disciplinas); seguido da formação específica (voltada especialmente ao campo da Política Educacional); e uma formação genérica (Pesquisa em Educação em geral). A ênfase na tendência interdisciplinar de formação pode estar relacionada ao amplo reconhecimento pela própria área da Educação de que a educação é, por natureza, interdisciplinar, pois articula diferentes campos de conhecimento, bem como pela noção de que o campo da Política Educacional está relacionado às práticas. Defende-se que uma formação mais específica para o campo da Política Educacional é importante pois pode levar a uma maior adesão e fidelidade ao campo e agregar capital para uma inclusão mais qualificada nos espaços acadêmicos específicos do campo, tais como: revistas, eventos, grupos de trabalho, associações, redes de pesquisa, projetos de pesquisa em rede, networks etc., contribuindo no fortalecimento e na expansão do campo da Política Educacional. O desafio, portanto, é a criação de um projeto de formação articulado e consciente que priorize a formação específica do campo sem desconsiderar a formação interdisciplinar.
Abstract: This research had as the general objective to apprehend aspects of the habitus of researchers’ training for the field of Education Policy in the Graduate Programs in Education that have Doctoral courses with a line of research related to Education Policy in Brazil, through the problematization of the main aspects of this training. This study involved the investigation of several aspects that are articulated and constitute the conditions whose aim is the training for research in Doctoral Education courses. Such conditions are understood as the present context in which training takes place, the agents’ ways of perceiving, acting and doing research in Education Policy. The theoretical framework was based on the contributions of Pierre Bourdieu (1983, 1989, 1996, 2003a, 2003b, 2004a, 2004b, 2008) and Bourdieu, Passeron and Chamboredon (1999) on the notion of scientific field, scientific habitus and scientific capital, and by authors who contribute to the analysis of the specific issue of researchers’ training. The research was qualitative in nature and involved: a) bibliographical research, based on Pierre Bourdieu’s theory and on the literature review discussions on the training process of researchers in Education and for the field of Education Policy; b) empirical research, which counted on the participation of Doctoral graduates from Stricto Sensu Graduate Programs in Education in Brazil, in the line of research related to Education Policy who defended a Doctoral dissertation in the period from 2016 to 2018. The contact with the participants for data collection took place through the application of a semi-structured online questionnaire. It is argued that the habitus of training researchers for the field of Education Policy in Brazil, constructed and incorporated by field agents, involves certain teaching and learning practices, in formal and non-formal training spaces; decisions regarding the curriculum structure and training trends, among other aspects. A significant feature of this habitus is a tendency towards heterogeneous training in the field of Education Policy. Such training has prioritized an interdisciplinary training process (integration between various disciplines); followed by specific training (especially focused on the field of Education Policy); and a generic training (Research in Education in general). The emphasis on the interdisciplinary trend of training may be related to the wide recognition by the area of Education that education is, by nature, interdisciplinary, as it articulates different fields of knowledge, as well as the notion that the field of Education Policy is related to practices. It is argued that a more specific training for the field of Education Policy is important as it can lead to greater adherence and loyalty to the field and add capital for a more qualified inclusion in specific academic spaces, such as: journals, events, groups of work, associations, research networks, network research projects, networks etc., contributing to the strengthening and expansion of the field of Education Policy. The challenge, therefore, is the creation of an articulated and conscious training project that prioritizes specific training in the field without disregarding interdisciplinary training.
Keywords: Habitus
Pesquisa
Política Educacional
Formação de pesquisadores
Habitus
Research
Education Policy
Training of researchers
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: PIRES, A. de P. Aspectos do habitus da formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional no Brasil: um estudo a partir da teoria de Pierre Bourdieu. 2021. 246 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3466
Issue Date: 27-Aug-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andréa de Paula Pires.pdftese completa em pdf5.22 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons