Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3523
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Mulheres distintas: o ensino de história e as representações de gênero a partir do Jornal da Manhã em Ponta Grossa (1954 - 1957)
metadata.dc.creator: Bombardelli, Juliana
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Angela Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Szesz, Christiane Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Woitowicz, Karina Janz
metadata.dc.description.resumo: Essa pesquisa analisou a representação das mulheres no Jornal da Manhã, especificamente nos anos de circulação da Coluna “Da Mulher para a Mulher”, que resultou também em propostas pedagógicas para a utilização dessas fontes históricas no ensino de História, na Educação Básica. Entre os objetivos estão identificar as representações das mulheres na Coluna e promover a equidade de gênero através de debates que desconstruam as representações sociais de gênero responsáveis pela produção de estereótipos no decorrer do tempo. As fontes utilizadas foram a coluna “Da Mulher para a Mulher” e matérias que representassem as mulheres no Jornal da Manhã de Ponta Grossa. O recorte temporal correspondeu aos anos de 1954 a 1957, período de circulação da coluna feminina. A coluna apresentava temas diversos direcionados à construção e manutenção dos papeis sociais estabelecidos às mulheres da elite pontagrossense. A partir desse material foi possível desenvolver um debate sobre as representações femininas impressas no Jornal da Manhã, dentro e fora da coluna. Através da análise temática dos assuntos abordados se buscou compreender o empenho da imprensa como construtora e mantenedora de papeis sociais distintos e cujas representações perpetuaram ao longo do tempo. A metodologia de análise utilizada foi a teoria das Representações Sociais, por meio dos processos de ancoragem e objetivação de Serge Moscovici (2012), com as ferramentas de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011) para a categorização da coluna e seus temas. A didatização das análises foi proposta pela construção de um material didático para ser utilizado em sala de aula, propondo uma alternativa que auxilie os profissionais da Educação na construção de uma educação democrática, inclusiva e livre de preconceitos de gênero.
Abstract: This research analyzed the representation of women in Jornal da Manhã, specifically in the years of circulation of the column “Da Mulher para a Mulher”, which also resulted in pedagogical proposals for the use of these historical sources in the teaching of History, in Basic Education. Among the objectives are to identify the representations of women in the column and to promote gender equity through debates that deconstruct the social representations of gender responsible for the production of stereotypes over time. The sources used were the column “Da Mulher para a Mulher” and articles that represented women in the Jornal da Manhã of Ponta Grossa. The time frame corresponded to the years 1954 to 1957, the period of circulation of the female column. The column presented different themes aimed at the construction and maintenance of the social roles established for women in the Pontifical elite. From this material, it was possible to develop a debate about the female representations printed in Jornal da Manhã, inside and outside the column. Through the thematic analysis of the subjects addressed, we sought to understand the press's commitment as a constructor and maintainer of distinct social roles and whose representations have perpetuated over time. The analysis methodology used was the theory of Social Representations, by means of the anchoring and objectification processes of Serge Moscovici (2012), with the Content Analysis tools of Laurence Bardin (2011) for the categorization of the column and its themes. The didacticization of the analyzes was proposed by the construction of didactic material to be used in the classroom, proposing an alternative that helps Education professionals in the construction of a democratic education, inclusive and free from gender bias.
Keywords: Ensino de História
Relações de Gênero
Papeis Sociais
Jornal
Jornal da Manhã
Representação social
History Teaching
Gender Relations
Social Roles
Newspaper
Jornal da Manhã
Social repreions
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História
Citation: BOMBARDELLI, Juliana. Mulheres distintas: o ensino de história e as representações de gênero a partir do Jornal da Manhã em Ponta Grossa (1954-1957). 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3523
Issue Date: 10-May-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliana Bombardelli.pdfdissertação completa em PDF6.41 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons