Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3557
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A práxis da tolerância como necessidade existencial nos processos educativos e na formação de educadores: contribuições de Paulo Freire
metadata.dc.creator: Conti, Phiama Souza Guerra de
metadata.dc.contributor.advisor1: Paula, Lucimara Cristina de Paula
metadata.dc.contributor.referee1: Cartaxo, Simone
metadata.dc.contributor.referee2: Resende, Marilucia Antonia
metadata.dc.contributor.referee3: Braga, Fabiana Marini
metadata.dc.description.resumo: O objeto de estudo da presente pesquisa é a práxis da tolerância apresentada por Paulo Freire como necessidade existencial nos processos educativos. A questão orientadora da pesquisa é: Qual a contribuição dos pressupostos da pedagogia de Paulo Freire a respeito da práxis da tolerância para a formação docente e para os processos educativos na constituição de sujeitos críticos, tolerantes e dialógicos, solidários e democráticos? Para responder essa questão definimos como objetivo geral: Analisar a construção da práxis da tolerância nos pressupostos teóricos de Paulo Freire e como essa compreensão por ele apresentada pode contribuir para a construção e fortalecimento de relações mais tolerantes e respeitosas nos contextos escolares. Como objetivos específicos delimitamos: a) analisar as proposições relacionadas a formação docente e o trabalho com a tolerância encontradas nas produções científicas selecionadas nas bibliotecas digitais; b) discutir a importância de uma formação docente pautada na práxis da tolerância para que o educador tenha condições de auxiliar no processo de construção de sujeitos mais tolerantes desde a infância. A base epistemológica desta pesquisa encontra-se nos pressupostos teóricos de Paulo Freire. A pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, centrou se em um primeiro momento nos procedimentos descritos principalmente por Salvador (1978), bem como Lima e Mioto (2007), para posteriormente utilizarmos a análise de conteúdo de Bardin (2004) para tratamento e análise dos dados. Após examinar as produções de Freire observamos uma maior incidência de discussões acerca da tolerância nas obras produzidas após o exílio. A tolerância é apresentada por ele como uma virtude revolucionária, uma exigência para a democracia e uma ação indispensável para práticas docentes progressistas. Em relação aos trabalhos científicos analisados, apesar de utilizarem algumas concepções de Freire, como por exemplo educação bancária, nenhum estabeleceu relações com a práxis da tolerância e também não buscaram aprofundar-se no estudo dessa concepção à luz do pensamento de Paulo Freire. No que diz respeito a busca por propostas nas produções científicas (artigos, dissertações e teses) que contribuam para uma educação pautada na práxis da tolerância, categorizamos as proposições em: teóricas, práticas e teórico-práticas. Os artigos apresentaram somente proposições teóricas. As dissertações e teses apresentaram contribuições teórico-práticas. Nenhum trabalho científico apresentou somente proposições práticas. Dentre as contribuições indicadas para o desenvolvimento de uma educação tolerante e para a tolerância destacamos: a necessidade de uma gestão democrática; didáticas que estimulem a criatividade, a autonomia e que valorizem as diferentes identidades; valorização da cultura local; planejamento de aulas em conjunto; recusar qualquer possibilidade de verdades inquestionáveis, parciais ou neutras e que consequentemente reconheça a possibilidade de falibilidade; romper com as ações que reforcem a competitividade, o individualismo e o caráter utilitarista da educação; promover a descoberta progressiva do outro, valorizar as diferenças, as semelhanças e a interdependência entre os sujeitos; estimular a corresponsabilidade na resolução de conflitos; realizar júri simulado com temáticas que abordem situações de crimes cometidos contra negros, indígenas, relações homoafetivas e de classe social baixa além de investir na capacitação de professores para elaboração de materiais e realização de práticas que possibilitem aos educandos desenvolver novas percepções sobre a realidade social.
Abstract: The study object of this research is the tolerance praxis presented by Paulo Freire as an existential need in educational processes. The guiding question of the research is: What is the contribution of the assumptions of Paulo Freire's pedagogy regarding the tolerance praxis for teacher training and for educational processes in the constitution of critical, tolerant, solidary and democratic citizens? To answer this question, we defined as the general objective: Analyze the construction of the tolerance praxis in the theoretical assumptions of Paulo Freire and how this understanding presented by him can contribute to the construction and strengthening of more tolerant and respectful relationships in school contexts. We set out as specific objectives: a) analyze the propositions related to teacher training and work with tolerance found in scientific productions selected in digital libraries; b) discuss the importance of teacher training based on the tolerance praxis so that the educator is able to assist in the process of building more tolerant citizens from childhood. The epistemological basis of this research is found in Paulo Freire's theoretical assumptions. The bibliographical research, with a qualitative approach, focused at first on the procedures described mainly by Salvador (1978), as well as Lima and Mioto (2007), to later use Bardin’s content analysis (2004) for data processing and analysis. After examining Freire's productions, we observed a greater incidence of discussions about tolerance in works produced after the exile. Tolerance is presented by him as a revolutionary virtue, a requirement for democracy and an indispensable action for progressive teaching practices. Regarding the scientific works analyzed, despite using some of Freire's conceptions, such as banking education, none of them established relationships with the tolerance praxis and also did not seek to deepen the study of this concept in the light of Paulo Freire's thought. Regarding the search for proposition in scientific productions (articles, dissertations and theses) that contribute to an education based on the praxis of tolerance, we categorized them into: theoretical, practical and theoretical-practical. The articles presented only theoretical propositions. The dissertations and theses presented theoretical-practical contributions. None of the scientific work presented only practical propositions. Among the contributions indicated for the development of a tolerant education and for tolerance we highlight: the need for democratic management; didactics that stimulate creativity, autonomy and also value different identities; appreciation of the local culture; joint lesson planning; refuse any possibility of unquestionable, partial or neutral truths and that consequently recognize the possibility of fallibility; break with actions that reinforce competitiveness, individualism and the utilitarian character of education; promote the progressive discovery of the other, value differences, similarities and interdependence between subjects; encourage co-responsibility in conflict resolution; hold a mock trial with themes that address situations of crimes committed against black and indigenous people, homosexual relationships and low social class, in addition to investing in the training of teachers to prepare materials and carry out practices that allow students to develop new perceptions about social reality.
Keywords: Tolerância
Paulo Freire
Educação
Formação de professores/as
Tolerance
Paulo Freire
Education
Teacher training
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3557
Issue Date: 30-Nov-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Phiama Souza Guerra de Conti.pdfdissertação completa em pdf2.12 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons