Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3599
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Mulheres negras no ensino de história do Brasil: a história de Maria Firmina dos Reis.
metadata.dc.creator: Lopes, Elaine
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Angela Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Szesz, Christiane Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Lucia Helena Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Durante muito tempo, no ensino escolar de História, mulheres e homens negros foram retratados apenas como “escravos” e, nas temáticas após a abolição da escravidão a população negra desaparece da narrativa histórica escolar. A partir da Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08 que torna obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena, o negro começou a ter alguma visibilidade no ensino de História. Este trabalho de pesquisa identificou e selecionou a história de Maria Firmina dos Reis, ativista abolicionista para problematizar e fortalecer a construção da identidade de mulheres negras e a defesa de direitos. Para a pesquisa foram utilizadas como fonte a bibliografia sobre o tema, que são biografias já escritas sobre a autora e uma coletânea de suas obras. O objetivo é produzir e disponibilizar uma proposta de material para o trabalho com história e protagonismo de mulheres negras na história do Brasil, com o exemplo da história e produção de Maria Firmina dos Reis. A pesquisa tem como resultado a sistematização de várias informações espalhadas em vários textos sobre a autora e um material didático para o ensino de História que pode contribuir para dar visibilidade e representatividade às mulheres negras na História ensina. A metodologia utilizada é o estudo da História através da biografia de Maria Firmina dos Reis foi a mulher negra escolhida para o material didático. O material didático tem por objetivo incluir as mulheres negras protagonistas no ensino de História do Brasil, para abranger a diversidade da sala de aula e formar o respeito, essencial em uma sociedade democrática, com cidadãos que combatam preconceitos, violências e discriminação racial e sexual.
Abstract: In a long time, school history teaching, black people were retracted only as “slaves” and in the themes after the abolition of slavery, they disappeared from the school's historical narratives. After the Laws No. 10.639/03 and No. 11.645/08, that requires the teaching of Afro-Brazilian and Indigenous history, black people began to have some visibility in the teaching of History. This research selected the story of Maria Firmina dos Reis, an abolitionist activist who helped to reinforce the construction of black women’s identity and the defense of their rights. For this research, Maria Firmina’s bibliography and some of her works already written, were used as important sources. The objective is to produce and make available a proposal of material for the work with the history and protagonism of black women in the history of Brazil, bringing Maria Firmina dos Reis’ life as example. The research results in the systematization of various texts about the author and a didactic material for the teaching of history that can contribute to giving visibility and representation to black women in the history. The methodology used in this research was the study of history through Maria Firmina dos Reis’ biography, a black woman who was chosen for this teaching material. The didactic material aims to include black women protagonists in the teaching of Brazilian History, to involve the diversity of the classroom and build respect, essential in a democratic society, with citizens who fight against prejudice, violence, racial and sexual discrimination.
Keywords: Ensino de História
Mulheres Negras
História do Brasil
Feminismo Negro
History Teaching
Black Women
History of Brazil
Black Feminism
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: LOPES, Elaine. Mulheres negras no ensino de história do Brasil: a história de Maria Firmina dos Reis. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2021
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3599
Issue Date: 7-Dec-2021
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elaine Lopes.pdfdissertação completa em pdf2.87 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons