Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3629
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Ensino de história, literatura e história em quadrinhos: representações de gênero nos quadrinhos de Dom Casmurro de Machado de Assis.
metadata.dc.creator: Cottet, Marlize de Fátima
metadata.dc.contributor.advisor1: Szesz, Christiane Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Mendes, Maria Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Schactae, Andrea Mazurok
metadata.dc.description.resumo: As adaptações literárias quadrinizadas estão sendo produzidas e distribuídas nas escolas para atender a demanda do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Percebendo a presença desse tipo de material nas bibliotecas escolares, esta pesquisa buscou propor uma reflexão sobre o debate de gênero no ensino de História por meio das histórias em quadrinhos de Dom Casmurro de Machado de Assis do roteirista Wellington Srbek e do ilustrador José Aguiar, publicada em 2017, e a partir disso produzir um material didático voltado para professores de História. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica dos elementos que compõem o trabalho: o uso da literatura como fonte histórica, o uso da literatura como fonte documental no ensino de História, os estudos de gênero, a questão de gênero em aulas de História, as análises de gênero na literatura, o uso das histórias em quadrinhos no ensino de História e sobre a discussão de gênero nas histórias em quadrinhos. O embasamento teórico acerca da construção de representações ficou a cargo de Roger Chartier, e o debate teórico de gênero foi referenciado em Joan Scott. A análise das linguagens verbais e não verbais (escrita e imagética) das histórias em quadrinhos contribuiu para dimensionar como o feminino e o masculino são representados em diferentes temporalidades e contextos históricos e que visões sexistas e patriarcais persistem como residualidades e reminiscências nos ambientes e materiais escolares, tal qual nas obras literárias quadrinizadas. O resultado das análises propiciou a produção de um material didático para professores que busca contribuir para o debate crítico acerca das representações de gênero no ensino de História.
Abstract: Comic book's adaptations of literature are being produced and distributed in schools to meet the demand of the National Textbook Program (PNLD). Noticing the presence of this kind of material in school libraries, this research sought to propose a reflection on the gender debate in the teaching of History through the comics of Machado de Assis' Dom Casmurro, by screenwriter Wellington Srbek and by the illustrator José Aguiar published in 2017, and from that to produce a teaching material aimed at History teachers. For that, a bibliographic review of the elements that make up the work was carried out, the use of literature as a historical source, about the use of literature as a documental source in the teaching of History, about gender studies, about the gender issue in classes of History, about gender analysis in literature, about the use of comic books in the teaching of history and about the discussion of gender in comic books. The theoretical basis about the construction of representations was in charge of Roger Chartier, while the theoretical debate on the gender issue was referenced in Joan Scott's work. The analysis of verbal and non-verbal languages (written and in images) of comic books contributed to quantify how female and male are represented in different temporalities and historical contexts and that sexist and patriarchal views still persist as residualities and reminiscences in school environments and materials as well as in comic book literary works. The result of the analysis led to the production of teaching material for teachers that seeks to contribute to the critical debate about gender representations in History teaching.
Keywords: Ensino de História
História em Quadrinhos
Gênero
Representação
Literatura
History Teaching
Comic Books
Gender
Representation
Literature
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Departamento de História
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História
Citation: COTTET, Marlize de Fátima. Ensino de história, literatura e história em quadrinhos: representações de gênero nos quadrinhos de Dom Casmurro de Machado de Assis. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa. 2022.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3629
Issue Date: 14-Apr-2022
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação Profissional em Ensino de História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marlize de Fátima Cottet.pdfdissertação completa em pdf8.84 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons