Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3800
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Schimanski, Edina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0639949478003785pt_BR
dc.contributor.referee1Maio, Eliane Rose-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9562371036022440pt_BR
dc.contributor.referee2Salles Filho, Nei Alberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6408053975339811pt_BR
dc.creatorCalistro, Edinéia Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4996472874142227pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-06T17:18:50Z-
dc.date.available2022-12-06-
dc.date.available2022-12-06T17:18:50Z-
dc.date.issued2022-10-27-
dc.identifier.citationCALISTRO. Edinéia Aparecida. Educação Inclusiva, Ensino Remoto e Covid-19: possibilidades e limites de práticas pedagógicas humanizadoras. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa.2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3800-
dc.description.abstractThis paper comes because of a needing for education and its perspective over pandemic time. In other words, it has the aim of analyzing social pedagogic effects from the remote process applied at Santa Maria State School, according to perceptions given by docents about the way of learning. The theory which intensifies this work entails writers and thinkers, as example Freire (1987, 1996), Boneti (2010), Arroyo (2013), Libâneo (2004), and Mantoan (2003) who have talked the inclusive education right and justified a pedagogical practice more structured on subject representativeness’. Through qualitative research methods, in-depth interviews, and observation, this work links to the research line of Process and Formative Process for Educators to Inclusive Education of Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (Profei) from Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Twenty docents which have taught at Santa Maria State School during the pandemic period systematized the research voluntary sample. The data which has collected from an online quiz (Google Forms) was structured into 32 questions given with open answers as well. The respondents’ answers collected needed to specify information as to docent internet access and the use of TDIC (Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação), methodological referral and difficulties found over remote learning. This research consequently has shown that most educators had felt difficulty with the transition from present to remote learning because of the troubles with beginning and using the platforms. Furthermore, it noticed the teacher’s workload in the Home-Office. In addition, has noticed no interaction, inequality in internet access, and modern machines so that educators might work. This research will bring thinking about social inclusion through emancipatory pedagogical practices certainly focused on a methodology that reflects the demands and the needing of those who face equality in education. As the proposal, this work shows an educational product with methodological clauses that bring education more humanizing, subsidizing educational institutions to keep up with teaching-learning.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa corrobora com a necessidade em abordar a educação e seus contextos em tempos de pandemia. Tem como objetivo analisar os impactos pedagógicos sociais do processo de ensino remoto no Colégio Estadual Santa Maria, levando em consideração a percepção docente sobre o processo de ensino- aprendizagem. Os pressupostos teóricos que norteiam o trabalho partem de autores/as como, Freire (1987, 1996), Boneti (2010), Arroyo (2013), Libâneo (2004), Mantoan (2003) que discutem o direito de inclusão, fundamentando uma prática pedagógica delineada na representatividade do sujeito. De natureza qualitativa, exploratório-descritiva, este trabalho se vincula à linha de pesquisa de Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva do Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede (Profei) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A amostra voluntária da pesquisa foi composta por 20 docentes que atuavam no Colégio Estadual Santa Maria em contexto pandêmico. Os dados foram coletados via questionário on-line (Google Forms), estruturado em 32 questões dispostas em alternativas com possibilidade de respostas abertas. As respostas coletadas demandaram dos(as) respondentes determinadas informações a respeito do acesso do(a) docente à internet, utilização das TDIC (Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação), encaminhamento metodológico e as dificuldades encontradas no ensino remoto. Evidenciou-se com este estudo, que a maioria dos(as) docentes sentiram dificuldade na transposição do ensino presencial para o formato remoto, devido às necessidades de adaptação iniciais na utilização de plataformas. Constatou-se a sobrecarga de trabalho docente em Home-Office. Notou-se que a falta de interação, a desigualdade de acesso à internet e a equipamentos tecnológicos por parte dos(as) educandos(as), foram as grandes dificuldades do ensino remoto. Esta pesquisa vai pensar a inclusão social por meio de práticas pedagógicas emancipatórias, centradas em uma metodologia que reflete as demandas e os anseios dos(as) que lutam por um princípio de igualdade na educação. Como proposta, este estudo apresenta um produto educacional com proposições metodológicas que otimizam a educação humanizadora, subsidiando as instituições de ensino para o acompanhamento e reflexão do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ivani Silva (ivsilva@uepg.br) on 2022-12-06T17:18:50Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Edinéia Aparecida Calistro.pdf: 2763508 bytes, checksum: ccad1b1d6144f5aa61761aa78fda6de4 (MD5) Produto educacional.pdf: 41151614 bytes, checksum: 22edab7c0f85a1e0297daecff2e42792 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-06T17:18:50Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Edinéia Aparecida Calistro.pdf: 2763508 bytes, checksum: ccad1b1d6144f5aa61761aa78fda6de4 (MD5) Produto educacional.pdf: 41151614 bytes, checksum: 22edab7c0f85a1e0297daecff2e42792 (MD5) Previous issue date: 2022-10-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Ponta Grossapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Inclusiva - PROFEIpt_BR
dc.publisher.initialsUEPGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectInclusivept_BR
dc.subjectPedagogical Practicespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação Inclusiva, Ensino Remoto e Covid-19: Possibilidades e Limites de Práticas Pedagógicas Humanizadoraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.instituicao-banca1Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)pt_BR
dc.contributor.instituicao-banca2Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)pt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação em Educação Inclusiva - PROFEI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Edinéia Aparecida Calistro.pdfDissertação em PDF2.7 MBAdobe PDFView/Open
Produto educacional.pdfProduto Educacional em PDF40.19 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons