Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/402
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Silvana
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773589T6por
dc.contributor.referee1Weinhardt, Marilene
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763149P6por
dc.contributor.referee2Benatte, Antonio Paulo
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791349P5por
dc.creatorSouza, Marco Aurélio de
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4272128Z3por
dc.date.accessioned2017-07-21T14:53:49Z-
dc.date.available2015-04-28
dc.date.available2017-07-21T14:53:49Z-
dc.date.issued2015-03-31
dc.identifier.citationSOUZA, Marco Aurélio de. A HISTÓRIA DESFIGURADA: DESTERRITORIALIZAÇÃO E EXPERIÊNCIA DO FORA EM AMAR-TE A TI NEM SEI SE COM CARÍCIAS, DE WILSON BUENO. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/402-
dc.description.abstractThis research proposes, based on Deleuze and Guattari’s philosophy, a rhizomatic reading of the historical novel Amar-te a ti nem sei se com carícias (2004), by the Paranaense writer Wilson Bueno. By reviewing the most relevant theoretical tendencies related to the fictional genre (HUTCHEON, 1991; MENTON, 1993;ESTEVES, 2010), I criticize the didacticism found in these theories. By the mapping of the incipient criticism works of Bueno’s novel, I present a deviation related to these preview works, aiming at a concept of literature closer to the cathartic and deterritorialization function of the esthetic text. To do that, I try to define the historical novel specificity, describing it as a private manifestation of the historical social imagination (BANN, 1994) that puts into practice images from the past (ANKERSMIT, 2001). In this perspective, however, the literary writing is characterized by the way a writer disconnects these images from the past and puts his reader in touch with a non-place, making it possible, through the use of language, a hollowing out experience. To promote this reading, I make use of rhizomatic perception of the literary phenomenon, such as Deleuze and Guattari present it in Mil Platôs (2011), identifying, in the novel, lines of hard, molecular and abstract segmentarity. So, I understand the images from the past to be mobilized in the fiction as components of the novel’s hard segmentarity line, placing, as a next step, the literary resources that work with what Deleuze and Guattary named quantums of deterritorialization. But if the fiction historical meaning is affected by the molecular segmentarity line, it is in the abstract segmentarity line that, with greater intensity, it disappears and leaves room for a dive in the other of all worlds (BLANCHOT, 1997; LEVY, 2011). Thus I identify the moment of the novel’s abstract segmentarity line when everything takes place in terms of a savage and implacable present. The abstract segmentarity line makes the historical novel an experiment about the limits of a historically determined society, showing the possible fissures on the subjectivity wall from a past time, deforming History, promoting the contact with its hollowing out.eng
dc.description.resumoEste trabalho propõe, a partir da filosofia de Deleuze e Guattari, uma leitura rizomática do romance histórico Amar-te a ti nem sei se com carícias (2004), do escritor paranaense Wilson Bueno. Revisitando as principais tendências teóricas ligadas à modalidade ficcional (HUTCHEON, 1991; MENTON, 1993; ESTEVES, 2010), realizo uma crítica ao didatismo presente nestas teorias. Mapeando a incipiente fortuna crítica do romance de Bueno, apresento um desvio em relação a este conjunto de trabalhos, visando uma conceituação de literatura que acena para a função catártica e desterritorializante do texto estético. Para tanto, procuro definir a especificidade do romance histórico, apresentando-o como uma manifestação particular da imaginação histórica (BANN, 1994) social que erige ou coloca em funcionamento imagens do passado (ANKERSMIT, 2001). Na perspectiva que proponho, contudo, a obra literária se caracteriza pelo modo como um escritor desarticula tais imagens do passado e coloca o seu leitor em contato com um nãolugar, possibilitando, através da linguagem, uma experiência do Fora. No intuito de operacionalizar tal leitura, recorro à percepção rizomática do fenômeno literário, tal como Deleuze e Guattari a apresentam em Mil Platôs (2011), identificando, no romance, linhas de segmentaridade dura, linhas de segmentaridade maleável e linhas de fuga. Deste modo, entendo as imagens do passado mobilizadas na ficção como constituintes da linha dura do romance, localizando, num segundo momento, os recursos literários que funcionam como aquilo que Deleuze-Guattari denominam quantas de desterritorialização. Mas se o significado histórico presente na ficção se abala com a linha maleável, é na linha de fuga que, com maior intensidade, ele se desfaz e dá lugar a um mergulho no outro de todos os mundos (BLANCHOT, 1997;LEVY, 2011). Identifico, deste modo, o momento da fuga no romance, quando tudo se coloca em termos de um presente selvagem e indomável. A linha de fuga faz do romance histórico um experimento acerca dos limites de uma sociedade historicamente determinada, mostrando as rachaduras possíveis no muro da subjetividade de um tempo passado, desfigurando a História, promovendo um contato com o seu Fora.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T14:53:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marco Aurelio de Souza.pdf: 521253 bytes, checksum: 2ff72e71ada0017ad3682955b2ef70ad (MD5) Previous issue date: 2015-03-31en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguagem, Identidade e Subjetividadepor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividadepor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectromance históricopor
dc.subjectdesterritorializaçãopor
dc.subjectGilles Deleuzepor
dc.subjectFelix Guattaripor
dc.subjecthistorical noveleng
dc.subjectdeterritorializationeng
dc.subjectGilles Deleuzeeng
dc.subjectFelix Guattarieng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleA HISTÓRIA DESFIGURADA: DESTERRITORIALIZAÇÃO E EXPERIÊNCIA DO FORA EM AMAR-TE A TI NEM SEI SE COM CARÍCIAS, DE WILSON BUENOpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade

Files in This Item:
File SizeFormat 
Marco Aurelio de Souza.pdf509.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.