Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/439
metadata.dc.type: Dissertação
Title: CONTAR O CORPO: QUANDO O SUBALTERNO ASSUME A NARRATIVA.
metadata.dc.creator: Martins, Josiane Aparecida
metadata.dc.contributor.advisor1: Sanches Neto, Miguel
metadata.dc.contributor.referee1: Soares, Marly Catarina
metadata.dc.contributor.referee2: Schimanski, Edina
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho é analisar as obras: Paixão Pagu – autobiografia precoce de Patrícia Galvão, de Patrícia Galvão, relato memorialístico de uma das mais expressivas mulheres brasileiras, dirigido a Geraldo Ferraz, seu companheiro íntimo e intelectual; e O Doce Veneno do Escorpião – o diário de uma garota de programa, de Bruna Surfistinha, relato publicado em forma de diário de uma das prostitutas mais aclamadas do Brasil (ambos pubicados em 2005, porém escritos em períodos distintos). O intuito é traçar a trajetória do subalterno, quando este encontra meios de se fazer ouvir na sociedade, através da análise dos textos literários citados. Privilegiamos o sujeito mulher, neste contexto, por conta da condição de silenciamento a que ela, quase sempre, é submetida. Tal percurso irá se realizar a partir da teoria da escrita de si, de Michel Foucault; dos processos de desconstrução e desterritorialização, conceituados por Gilles Deleuze e Félix Guatarri; e dos estudos sobre a autobiografia, efetuados por Philippe Lejeune, através da análise do discurso dos textos das duas autoras: Patrícia Galvão e Bruna Surfistinha.
Abstract: The aim of this work is to analyze the novels: Paixao Pagu – early autobiography of Patricia Galvao, by Patricia Galvao, memorial telling of one of the most expressive Brazilian women, directed to Geraldo Ferraz, her intellectual partner and affair; and O Doce Veneno do Escorpiao – o Diario de uma garota de programa, by Bruna Surfistinha, published as the journal of one of the most required prostitutes in Brazil (both published in 2005, but written in different times). Our goal is to follow the track of the subordinate, when it finds the way to make himself listened by the society. In this context we privilege the subject woman because of the silent condition that woman is often submitted. The way followed by this work is going to be done from the theory of writing about self, by Michel Foucault, from the process of deconstruction and deterritorialization, by Gilles Deleuze and Felix Guatarri, and from the studies about autobiography, by Pillippe Lejeune, by the discourse analysis on both authors: Patricia Galvào and Bruna Surfistinha.
Keywords: subalternidade
mulher
Relato memorialístico
subalternity
women
Reporting memoir
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Linguagem, Identidade e Subjetividade
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade
Citation: MARTINS, Josiane Aparecida. CONTAR O CORPO: QUANDO O SUBALTERNO ASSUME A NARRATIVA.. 2012. 126 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/439
Issue Date: 4-May-2012
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade

Files in This Item:
File SizeFormat 
Josiane Aparecida Martins.pdf950.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.