Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/459
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Soares, Marly Catarina
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737808J9por
dc.contributor.referee1Oliveira, Silvana
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773589T6por
dc.contributor.referee2Cruz, Antonio Donizeti da
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708829A6por
dc.contributor.referee3Correa, Regina
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701555P8por
dc.contributor.referee4Sanches Neto, Miguel
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731796Y7por
dc.creatorProchner, Thatiane
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130806A6por
dc.date.accessioned2017-07-21T14:54:07Z-
dc.date.available2014-05-06
dc.date.available2017-07-21T14:54:07Z-
dc.date.issued2014-03-25
dc.identifier.citationPROCHNER, Thatiane. O MENINO GAUCHE EM DRUMMOND. 2014. 163 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/459-
dc.description.abstractGaucherie is known as one of the most present and intense features in Drummond’s work, as a conducting wire which defines the lyric self in a transformation course. But where’s the radix of this gauche? The poet sets his path with Alguma Poesia opening poem, however, this gauche, in later works, appears latently, like one of his disguises. Until in Boitempo (the trilogy), the lyric self turns into past, mixing time, determining the character who consecrates him as the displaced person. In this work, the language reaches its most prosaic level in poetry; the child’s language is embedded in adult prose, like an attempt of writing the self and for seeking understanding, besides the lector’s importance of sharing this lived universe. This essay aims at pursue, from stylistic analysis of Boitempo’s poems, elements of prosaic poetry which interweave in gauche subjectivity constitution, at a time poetry becomes a divan to the lyric self in his comprehension of himself. For both, the research is focused in the literary text, starting with a bibliographic study that theorizes Drummond’s language cut process, in a dialogical exercise between the author and the lector. This way, beyond Boitempo’s work with the poems, other ones will be highlighted in the analysis. Among selected researchers: Berardinelli (2007), Sant’Anna (1992), Correia (2002), Cançado (2006), Villaça (2006) and Moraes Neto (2007).eng
dc.description.resumoA gaucherie é sabida como uma das características mais presentes e intensas na obra de Drummond, como um fio condutor que define o eu lírico num percurso de transformação. Mas onde a raiz desse gauche? O poeta marca sua trajetória com o poema de abertura de Alguma Poesia, contudo, nas obras subsequentes, o gauche aparece de forma latente, como um de seus disfarces. Até que em Boitempo (a trilogia), o eu lírico volta ao passado, mesclando os tempos, e determina o personagem que o consagra como a displaced person. Nesta obra em questão, a linguagem alcança seu nível mais prosaico dentro da poesia; a linguagem da criança está embutida nessa prosa adulta, como uma tentativa de escrita sobre si e a busca pelo entendimento, além da importância do leitor no compartilhamento desse universo vivido. Esta pesquisa trabalha no sentido de buscar, a partir da análise estilística dos poemas de Boitempo (a trilogia), elementos da poesia prosaica que se entrelaçam na constituição da subjetividade do gauche, no momento em que a poesia se faz divã para o eu lírico em sua compreensão de si mesmo. Para tanto, o estudo parte de um trabalho focado no texto literário, partindo-se de uma pesquisa bibliográfica de teorização sobre o processo de lapidação da linguagem drummondiana, num exercício dialógico entre poeta e leitor. Logo, além do trabalho com os poemas de Boitempo, poemas de outras obras do autor também estarão em destaque. Entre os estudiosos selecionados: Berardinelli (2007), Sant’Anna (1992), Correia (2002), Cançado (2006), Villaça (2006) e Moraes Neto (2007).por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T14:54:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Thatiane Prochner.pdf: 1596582 bytes, checksum: 07dfb0a2a04f278c6f58a63fede0fcfb (MD5) Previous issue date: 2014-03-25en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguagem, Identidade e Subjetividadepor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividadepor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBoitempopor
dc.subjectpoesia / prosapor
dc.subjectsujeito gauchepor
dc.subjectBoitempoeng
dc.subjectpoetry / proseeng
dc.subjectgauche subjecteng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleO MENINO GAUCHE EM DRUMMONDpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade

Files in This Item:
File SizeFormat 
Thatiane Prochner.pdf1.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.