Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/466
metadata.dc.type: Dissertação
Title: AS BIBLIOTECAS ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UM ENCONTRO POSSÍVEL?
metadata.dc.creator: Fontana, Ana Cláudia Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Sanches Neto, Miguel
metadata.dc.contributor.referee1: Saveli, Esméria de Lourdes
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Siumara Aparecida de
metadata.dc.contributor.referee3: Correa, Djane Antonucci
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem o objetivo de descrever como se estruturam e como funcionam as bibliotecas escolares do Ensino Médio da cidade de Ponta Grossa e qual é o papel que têm desempenhado (e se têm desempenhado) para a promoção da leitura, sobretudo a literária. Trata-se do resultado de uma investigação qualitativa de caráter descritivo, desenvolvida ao longo do ano de 2013, a partir da coleta de dados em cinco colégios público-estaduais da cidade de Ponta Grossa, tendo como base as reflexões de Ezequiel Theodoro da Silva, Luís Milanesi, Rovilson da Silva, Bernadete Campello, Ana Maria Machado, Michele Pètit, Teresa Colomer e outros. Foi feita uma investigação nos locais denominados bibliotecas em cada instituição escolar pesquisada, contando como sujeitos informantes os profissionais que são responsáveis pelo seu funcionamento, os professores de Língua Portuguesa e os alunos de EM. Além de traçar o perfil das bibliotecas, apresentam-se também algumas possibilidades para a transformação do quadro com vistas a sua melhoria a partir de um trabalho em parcerias.
Abstract: This study aims to describe the structure of school libraries in high schools in Ponta Grossa –PR, to understand their functioning and the role they have (if any) in promoting reading, mainly of literature. It presents the results of a qualitative investigation with a descriptive approach, developed throughout the year 2013. Data was collected in five State schools in Ponta Grossa – PR and the analysis was carried out based on the reflections of Ezequiel Theodoro da Silva, Luís Milanesi, Rovilson da Silva, Bernadete Campello, Ana Maria Machado, Michele Pètit, Teresa Colomer and others. The places which were called libraries in each institution taking part in the research were investigated, and the people responsible for these spaces, as well as Portuguese teachers and the high school students, provided the researcher with information. In addition to highlighting the libraries profile, some alternatives such as partnerships are proposed for the transformation of the current scenery aiming at its improvement.
Keywords: bibliotecas escolares
formação de leitores
mediadores de leitura
schoollibraries
reader development
reading mediators
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Linguagem, Identidade e Subjetividade
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade
Citation: FONTANA, Ana Cláudia Costa. AS BIBLIOTECAS ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: UM ENCONTRO POSSÍVEL?. 2014. 191 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/466
Issue Date: 3-Sep-2014
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ana Claudia Costa Fontana.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.