Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/469
metadata.dc.type: Dissertação
Title: TEXTO AUTOBIOGRÁFICO DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO: POSSÍVEIS CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR DE FRANCÊS
metadata.dc.creator: Souza, Ederson Lima de
metadata.dc.contributor.advisor1: Sanches Neto, Miguel
metadata.dc.contributor.referee1: Cherem, Lucia Peixoto
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Siumara Aparecida de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho se insere no campo do estudo da identidade docente de futuros professores de língua francesa. A identidade por ser complexa, como já postularam Hall (2007), Bauman (2005), Woodward (2000), e sua definição no campo das licenciaturas também não se faz diferente. Por esse motivo, a metodologia adotada foi a da Pesquisa Narrativa que, com a análise de textos autobiográficos escritos, dá voz ao grupo pesquisado. O corpus deste trabalho foi formado com textos escritos pelos alunos de 4° ano do Curso de Letras Português/Francês da UEPG. A pesquisa autobiográfica já vem sendo adotada como metodologia na formação de professores e se mostra bastante significativa, pois, nela, não somente o escrevente põe um texto rememorado e refletido sobre seus anos de formação, mas também propicia ao professor-formador um olhar mais individualizado. Para compreender a relação da linguagem na formação docente, foram discutidos os autores Moita Lopes (2002), Nóvoa (2007) e Bronckart (2006, 2008). Como a narrativa é a questão basilar dos textos autobiográficos, os apontamentos teóricos de Connelly e Clandinin (1990), Romero (2008) e Abrahão (2004) foram articulados a fim de entender este gênero como auxiliar na construção da identidade do futuro professor. Situando-se no campo dos textos autobiográficos, as reflexões de Lejeune (2008) também foram usadas com o objetivo de mostrar que ao escrever sobre si mesmo o pesquisado promove um pacto com o pesquisador, marcado por um desejo de verdade. Dentro da pesquisa que nos move, por haver um fluxo constante de rememoração, a escrita autobiográfica promove uma constante (re)construção do fazer pedagógico dos envolvidos e proporciona uma tomada de consciência do sujeito em formação para a atuação profissional, fazendo com que a influência das diversas instituições sociais por que passou estejam presentes e sejam (re)modeladas na construção constante de sua identidade profissional docente.
Abstract: The present work belongs to the field of study of teacher identity of future French language teachers. The identity to be complex, as already postulated Hall (2007), Bauman (2005), Woodward (2000), and its definition in the field of undergraduate education is also not different. For this reason, the methodology adopted was the Research Narrative that, with the analysis of written autobiographical texts, gives voice to the researched group. The corpus of this work was formed with texts written by the students of the 4th year course on literature Portuguese / French from UEPG. Autobiographical research has been adopted as a methodology in teachers’ training and shows very significant, because on it, not only the scribe puts a text recollected and reflected on their years of training, but also provides the teacher-trainer a look more individualized. To understand the relationship of language in teachers formation, the authors Moita Lopes (2002), Nóvoa (2007) and Bronckart (2006, 2008) were discussed. As the narrative is the foundation issue of autobiographical texts, the theoretical approaches of Connelly and Clandinin (1990), Romero (2008) and Abraham (2004) were articulated in order to understand this genre as assisting in the building of the future teacher. Standing in the field of autobiographical texts, the reflections of Lejeune (2008) were also used in order to show that when writing about yourself, the researched promotes a pact with the researcher, marked by a desire for truth. Within the research that moves us, for the reason that there is a constant flow of remembering, autobiographical writing promotes a constant (re) construction of pedagogical involved and provides an awareness of the subject in training for professional practice, making the influence of the various social institutions that passed are present and be (re) modeled the steady construction of a teacher's professional identity
Keywords: pesquisa narrativa
autobiografia
formação de professores
narrative research
autobiography
teacher training
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Linguagem, Identidade e Subjetividade
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade
Citation: SOUZA, Ederson Lima de. TEXTO AUTOBIOGRÁFICO DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO: POSSÍVEIS CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR DE FRANCÊS. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem, Identidade e Subjetividade) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/469
Issue Date: 22-Sep-2014
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade

Files in This Item:
File SizeFormat 
Ederson Lima Souza.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.