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dc.contributor.advisor1Morais, Carlos Willians Jaques
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744055H7por
dc.contributor.referee1Gadini, Sérgio Luis
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791806A6por
dc.contributor.referee2Panke, Luciana
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794615Z6por
dc.creatorReis, Rodrigo Nascimento
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4218710P5por
dc.date.accessioned2017-07-21T13:42:55Z-
dc.date.available2017-04-26
dc.date.available2017-07-21T13:42:55Z-
dc.date.issued2017-03-07
dc.identifier.citationREIS, Rodrigo Nascimento. JORNALISMO NA COPA DO MUNDO 2014: OS INTERESSES POLÍTICOS E A INSTRUMENTALIZAÇÃO DA NOTÍCIA NOS JORNAIS FOLHA DE S.PAULO E O GLOBO. 2017. 130 f. Dissertação (Mestrado em Processos Jornalisticos) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/59-
dc.description.abstractThe master thesis investigates if the newspapers Folha de S. Paulo and O Globo instrumentalized the news about the 2014 World Cup in Brazil to defend political and economic interests. The study assumes that journalism has the ability to schedule issues in the society and form public opinion. The hypothesis is that these newspapers associated their publications with the electoral interests of certain politicians. The methodology includes bibliographical research and analysis of the journalistic content referring to the headlines on the front page of the two newspapers between May and July 2014. The research is guided by the Agenda-Setting Theory, McCombs (2009) and concepts of social actors and formation of public opinion in Habermas (2012a; 2012b). Among the results, there were 427 headlines in Folha de S. Paulo and 534 in O Globo, which scheduled, almost daily, the World Cup through news, editorials, reports, columns, articles and notes. In this way, the journalistic coverage could be organized by categories: championship, organization, political issues, protests and expenses with the event, besides having been mapped the presence of political actors. Thus, the issues regarding the World Cup with a focus on politics were analyzed from the perspective of Habermas, in which Folha de S. Paulo and O Globo maintained narratives with an interest coining a negative image of president Dilma Rousseff. Also the political actors listed in the narratives expressed private, political, economic and electoral interests around the World Cupeng
dc.description.resumoA dissertação investiga se os jornais Folha de S. Paulo e O Globo instrumentalizaram as notícias sobre a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, para a defesa de interesses políticos e econômicos. O estudo parte do pressuposto de que o Jornalismo possui a capacidade de agendar temas na sociedade e formar a opinião pública. A hipótese é que os jornais associaram suas publicações aos interesses eleitorais de determinados agentes políticos. O percurso metodológico inclui pesquisa bibliográfica e análise do conteúdo jornalístico referente às chamadas de capas dos dois jornais entre os meses de maio e julho de 2014. Para fundamentação teórica, a pesquisa é guiada pela Teoria do Agendamento, McCombs (2009) e conceitos de atores sociais e formação da opinião pública em Habermas (2012a; 2012b) Entre os resultados, foram encontradas 427 chamadas de capa na Folha de S. Paulo e 534 no O Globo, os quais agendaram, quase que diariamente, a Copa por meio de notícias, editoriais, reportagens, colunas, artigos e notas. Deste modo, a cobertura jornalística pôde ser organizada por categorias: campeonato, organização, questões políticas, protestos e gastos com o evento futebolístico, além de ter sido mapeada a presença de atores políticos. Assim, as matérias a respeito da Copa com enfoque na política foram analisadas na perspectiva habermasiana, na qual se verifica que a Folha de S. Paulo e O Globo mantiveram narrativas com interesse em cunhar uma imagem negativa da presidente Dilma Rousseff. Os políticos elencados nas narrativas, também, manifestaram interesses privados, políticos, econômicos e eleitorais em torno do Mundial.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T13:42:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rodrigo Nascimento Reis.pdf: 2440991 bytes, checksum: 4b6169d8366ff88df9fa1d625c3b0b5a (MD5) Previous issue date: 2017-03-07en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentProcessos Jornalisticospor
dc.publisher.programPrograma de Pós - Graduação em Jornalismopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectjornalismopor
dc.subjectCopa 2014por
dc.subjectteoria do Agendamentopor
dc.subjectpolíticapor
dc.subjectjournalismeng
dc.subject2014 World Cupeng
dc.subjectagenda-setting theoryeng
dc.subjectpoliticseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpor
dc.titleJORNALISMO NA COPA DO MUNDO 2014: OS INTERESSES POLÍTICOS E A INSTRUMENTALIZAÇÃO DA NOTÍCIA NOS JORNAIS FOLHA DE S.PAULO E O GLOBOpor
dc.typeDissertaçãopor
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