Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1168
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O ensino de filosofia no estado do Paraná: dilemas e contradições entre ensinar filosofia e ensinar a filosofar na perspectiva da emancipação humana
Other Titles: The teaching philosophy in Paraná state: dilemmas and contradictions between teaching philosophy and teaching philosophy from the perspective of human emancipation
metadata.dc.creator: Costa, Regis Clemente da
metadata.dc.contributor.advisor1: Subtil, Maria José
metadata.dc.contributor.referee1: Masson, Gisele
metadata.dc.contributor.referee2: Schlesener, Anita Helena
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar o contexto do ensino de filosofia, discutindo seus aspectos históricos, econômicos, políticos e ideológicos, dilemas e contradições, a fim de apontar os limites, possibilidades e contribuições desse ensino na construção da emancipação humana. O método materialista histórico e dialético e as categorias contradição, mediação e totalidade, fundamentam esta reconstrução teórico/práxica, sendo utilizados como instrumentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e questionário aplicado junto aos professores de filosofia que atuam na rede pública estadual de educação, na cidade de Ponta Grossa. Para esse desenvolvimento foram propostos três objetivos específicos: contextualizar a filosofia marxista e a crítica marxista à educação sob a lógica do capital e as influências do capitalismo na formação dos professores e na atividade docente; discutir os aspectos históricos, econômicos, políticos e ideológicos que permeiam o ensino de filosofia no Brasil, tendo em vista a compreensão das contradições, proibições, vetos e sanções a qual este ensino foi submetido; investigar e problematizar o ensino de filosofia das escolas públicas de Ponta Grossa, frente à realidade social e educacional, seus limites e possibilidades, na perspectiva da emancipação humana. A discussão sobre o conceito de Filosofia e filosofia marxista realizou-se com as contribuições teóricas de Marx, Gramsci, Chatelet, Vázquez, Mészáros, Netto, Politzer, Saviani e Duarte. A crítica marxista à educação sob a lógica do capital está embasada em Marx, Mészáros, Saviani, Frigotto, Kuenzer e Tonet. A fundamentação teórica quanto ao contexto do ensino de filosofia no Brasil referencia-se em Saviani, Cartolano, Alves, Horn, Ceppas, Fávero et al., Carminati, Moraes, e SEAF. Os aprofundamentos de estudos em relação ao Estado foram realizados a partir das obras de Marx, Mészáros, Tonet, Carnoy, Bruno, Deitos e Paniago. Os resultados obtidos com esta pesquisa dão conta de que o ensino de filosofia está condicionado aos interesses políticos, econômicos e ideológicos e que a atividade docente insere-se no contexto das constantes transformações do Estado e do mundo do trabalho. Nesse sentido, considera-se a contradição entre possibilidades do ensino de filosofia no desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes e os seus limites ao manter uma prática idealista que atende interesses da ideologia burguesa. Tais constatações revelam não só as dificuldades na construção de bases para a emancipação humana mas também a perspectiva de superação através da práxis.
Abstract: This research aims to analyze the context of teaching philosophy, discussing their historical, economic, political and ideological aspects dilemmas and contradictions in order to point out the limits, possibilities and contributions of education in building human emancipation. The historical materialist and dialectical method and categories contradiction, mediation and totality, support this theory / praxis reconstruction, being used as methodological tools in literature, documentary research and questionnaire addressed to professors of philosophy who work in the public state education in the city of Ponta Grossa. For this development three specific objectives were proposed: contextualize the Marxist philosophy and Marxist critique of education under the logic of capital and the influences of capitalism in teacher training and teaching activities; discuss the historical, economic, political and ideological factors that underlie the teaching of philosophy in Brazil, with a view to understanding the contradictions, prohibitions, and penalties vetoes which this teaching was submitted; investigate and problematize the teaching of philosophy in public schools of Ponta Grossa, facing the social and educational reality, its limits and possibilities from the perspective of human emancipation. A discussion of the concept of philosophy and Marxist philosophy was held with the theoretical contributions of Marx, Gramsci, Chatelet, Vázquez, Mészáros, Netto, Politzer, and Saviani Duarte. The Marxist critique of education under the logic of capital is based on Marx, Mészáros, Saviani, Frigotto, Kuenzer and Tonet. The theoretical context regarding the teaching of philosophy in Brazil reference in Saviani, Cartolano, Alves, Horn, Ceppas, Favero et al., Carminati, Moraes, and SEAF. The penetrations of studies relative to the State were made from the works of Marx, Mészáros, Tonet, Carnoy, Bruno, and Deitos Paniago. The results obtained with this research realize that teaching philosophy is subject to political, economic and ideological interests and teaching activity is within the context of constant transformation of the state and the world of work. In this sense we consider the potential contradiction between the teaching of philosophy in developing the critical thinking of students and their limits while maintaining a practical idealist who meets interests of bourgeois ideology. These findings not only reveal the difficulties in constructing bases for human emancipation but also the prospect of overcoming through praxis.
Keywords: política educacional
ensino de filosofia
atividade docente
práxis
emancipação humana
educational policy
teaching philosophy
teaching activity
praxis
human emancipation
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: COSTA, Regis Clemente da. The teaching philosophy in Paraná state: dilemmas and contradictions between teaching philosophy and teaching philosophy from the perspective of human emancipation. 2014. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1168
Issue Date: 16-Dec-2014
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
REGIS CLEMENTE DA COSTA.pdf1.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.