Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1190
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nascimento, Maria Isabel Moura
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765722E2por
dc.contributor.referee1Periotto, Marcilia Rosa
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782208U8por
dc.contributor.referee2Oliveira, Rita de Cassia da Silva
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705075D9por
dc.contributor.referee3Martiniak, Vera Lúcia
dc.creatorSlotuk, Cebilla Moletta
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4305840H2por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:31:24Z-
dc.date.available2015-10-14
dc.date.available2017-07-21T20:31:24Z-
dc.date.issued2015-07-09
dc.identifier.citationSLOTUK, Cebilla Moletta. A EDUCAÇÃO E OS ESCRAVOS NAS PÁGINAS DO JORNAL “DEZENOVE DE DEZEMBRO” (1871 - 1888). 2015. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1190-
dc.description.abstractThis paper refers to a Master's thesis from the Education Post-Graduate Program in UEPG. The research presents a study that investigated education and slaves at the end of the Empire in Brazil, specifically in the Province of Paraná, by using as primary source the newspaper “December Nineteenth”, which had been published in Curitiba-PR. The aim of the study was to understand the relationship between political, economic and social interests, and the slaves’ education in Paraná, based on the newspaper publications in 1871, 1885 and 1888. Specifically, we sought to examine the Provincial historical moment in Paraná and highlight slavery and the press; to investigate the ways slavery had been approached in “December Nineteenth” and also analyze the presence of liberal ideas in its publications. We have delimited the years there had proclaimed the latest laws related to the end of slavery: the “Free Womb Law”, the “Sexagenarian Law” and the “Golden Law”. We have selected “December Nineteenth” because it was the first newspaper officially produced in Paraná, and because it had been part of Paraná Province’s history since their emancipation until the end of the Empire. This study has been grounded by Historical Materialism, and its analytical categories were: State, Labor and Education. The methodological procedures were: literature review; survey of primary sources in the Paraná Public Library, Paraná Museum and Digital Brazilian Hemeroteca; selection of publications which were related to the subject and analysis of the selected material. The text has been divided into three chapters: the first one approaches press situation in provincial Paraná and also the slavery in that context; next it addresses more directly the “December Nineteenth” and the presence of black slaves in its publications; finally, in the text, we discuss the presence of liberal ideas in the newspaper publications, as well as education at that time and how it was presented in the journal. We have concluded that the “December Nineteenth” collaborated for spreading the freedom idea, however its pages had been permeated by liberal ideals, which aimed at capitalism effectuation in Brazil, because we couldn’t find any concern about the black people situation, even slaves or free, much less about schooling them.eng
dc.description.resumoO presente trabalho refere-se à dissertação de Mestrado do Programa de Pós- Graduação em Educação da UEPG. A pesquisa apresenta um estudo que investigou a educação e escravos no final do Império no Brasil, especificamente na Província do Paraná, a partir da fonte primária o jornal Dezenove de Dezembro, publicado em Curitiba-PR. O objetivo foi compreender as relações entre os interesses políticos, econômicos e sociais, com a educação para os escravos no Paraná a partir das publicações no jornal Dezenove de Dezembro nos anos de 1871, 1885 e 1888. Especificamente, pretendeu-se analisar o momento histórico do Paraná Provincial destacando a escravidão e a imprensa; investigar como a escravidão era tratada no jornal Dezenove de Dezembro e analisar a presença das ideias liberais nas publicações no jornal. Delimitaram-se, para a pesquisa, os anos de promulgação das últimas leis relacionadas ao fim da escravidão, Lei do Ventre Livre, Lei dos Sexagenários e Lei Áurea. O jornal Dezenove de Dezembro foi escolhido por ter sido o primeiro jornal oficialmente produzido no Paraná, e por ter feito parte da história da Província paranaense desde sua emancipação até o final do Império. Norteado pelo materialismo histórico, o trabalho teve como categorias de análise Estado, Trabalho e Educação. Os procedimentos metodológicos foram: revisão bibliográfica, levantamento das fontes primárias, na Biblioteca Pública do Paraná, Museu Paranaense e Hemeroteca Digital Brasileira, seleção das publicações correspondentes ao tema da pesquisa e análise do material selecionado, originando a dissertação. O trabalho está dividido em três capítulos: inicialmente trata-se da situação da imprensa no Paraná provincial, bem como da escravidão naquele contexto, na sequência, aborda-se mais diretamente o jornal Dezenove de Dezembro e a presença do escravo negro nas suas publicações, por fim é discutida a presença das questões liberais nas publicações do jornal, bem como da educação naquele momento e de como esta se apresentava no periódico. Concluiu-se que o Dezenove de Dezembro colaborou com a disseminação da ideia de liberdade, contudo permeada pelos ideais liberais visando a efetivação do capitalismo no Brasil, pois não houve manifestações que mostrassem preocupação com a situação dos negros, escravos ou livres, quanto menos com a escolarização dos mesmos.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:31:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cebilla Moletta.pdf: 1566025 bytes, checksum: d349e227299da48891772983d24c87d2 (MD5) Previous issue date: 2015-07-09en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecthistória da educaçãopor
dc.subjectimprensapor
dc.subjectescravidãopor
dc.subjectliberalismopor
dc.subjectJornal Dezenove de Dezembropor
dc.subjecthistory of educationeng
dc.subjectpresseng
dc.subjectslaveryeng
dc.subjectliberalismeng
dc.subject“December Nineteenth” newspapereng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA EDUCAÇÃO E OS ESCRAVOS NAS PÁGINAS DO JORNAL “DEZENOVE DE DEZEMBRO” (1871 - 1888)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Cebilla Moletta.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.