Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1194
metadata.dc.type: Dissertação
Title: PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS IDEIAS SOBRE HISTÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA
Other Titles: Teachers of Early Years of the Elementary School and their ideas about history and History teaching
metadata.dc.creator: Telles, Michele Rotta
metadata.dc.contributor.advisor1: Cerri, Luis Fernando
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Sandra Regina Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee2: Tozetto, Susana Soares
metadata.dc.description.resumo: O objeto da pesquisa são as ideias acerca da história e do ensino de História por parte de professores unidocentes dos Anos Iniciais (quinto ano) do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ponta Grossa, Paraná. Portanto, as questões norteadoras dizem respeito à como os professores significam a história e como concebem a disciplina de História; como se relacionam com o conhecimento histórico e com o saber escolar; e qual a relação entre suas identidades pessoais/profissionais e as características da compreensão do ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa é baseada nas discussões da Didática da História, principalmente no constructo teórico de Jörn Rüsen, pois são considerados os processos de constituição e operacionalização da consciência histórica dos docentes, ou seja, os processos intelectuais básicos do pensamento histórico. Também é empregada a teoria das representações sociais de Serge Moscovici, visto que a consciência histórica dos professores também compõe as representações que constroem sobre história e ensino de História ao longo de suas trajetórias pessoais e profissionais. Ainda são empreendidas as discussões sobre saber escolar de Jean Claude Forquin e Yves Chevallard, haja vista que, as relações estabelecidas pelos professores com o conhecimento histórico e o ensino de História influenciam e são influenciadas nas engrenagens da consciência histórica. Assim, o objetivo da pesquisa é identificar e compreender as representações de professores dos Anos Iniciais acerca da história e do ensino de História, considerando os modos de constituição de sentido da consciência histórica, e as compreensões acerca do saber escolar. Para tanto, aplicou-se um questionário aos docentes de turmas de quinto ano da Rede Municipal de Educação do município, cujos dados foram tratados pelos softwares PSPP e EVOC 2000. Foram então produzidos gráficos e tabelas a respeito dos perfis pessoais/profissionais dos docentes, das evocações de palavras sobre o significado da história, e da classificação utilizada ao definirem o que é História e os objetivos de ensiná-la. A análise dos dados combinou os procedimentos metodológicos correlatos às pesquisas sobre representações sociais, principalmente a teoria do núcleo central das representações, de Jean Claude Abric, com as explicações de Jörn Rüsen para os modos de constituição de sentido da consciência histórica. Verificou-se que as significações dos professores unidocentes a respeito da história e do ensino de História nos Anos Iniciais tendem a variar conforme a formação docente, assim como se relacionam de diferentes formas com o conhecimento histórico e saber escolar. Os resultados da investigação colaboraram para desvelar lacunas teóricas e metodológicas da formação docente; contextualizar barreiras curriculares e entraves pedagógicos da Rede Municipal de Educação; e relacionar as biografias pessoais e profissionais dos professores, compreendendo que professores unidocentes pensam o ensino e a História nos Anos Iniciais a partir de entendimentos majoritariamente arraigados tanto nos bancos escolares como nos currículos de suas respectivas formações.
Abstract: The object of the research are the ideas about history and History teaching by single-teachers of Early Years (fifth year) of the Elementary School of Municipal schools of Ponta Grossa, Paraná. Therefore, the guiding questions relate to how teachers understand history and how they conceive the discipline of history; how they relate to historical knowledge and school knowledge; and what is the relationship between their personal/ professional identities and the characteristics of understanding history teaching in the Elementary School. The research is based on discussions about History teaching, mainly in the theoretical construct of Jörn Rüsen because the processes of constitution and operation of historical consciousness of teachers are considered, is the basic intellectual processes of historical thinking. It is also employed the theory of social representations of Serge Moscovici, as the historical consciousness of teachers also comprises representations that build on history and history teaching throughout their personal and professional trajectories. Discussions about school knowledge of Jean Claude and Yves Forquin Chevallard are still undertaken, given that the relations established by teachers with historical knowledge and history teaching influence and are influenced in the gears of historical consciousness. The objective of the research is to identify and understand the representations of teachers of Elementary School about the history and History teaching, considering the formation of modes of historical consciousness, and understandings about school knowledge. Therefore, we applied a questionnaire to teachers of classes of fifth year of the Municipal council of Education, whose data were treated by the software EVOC 2000 and PSPP. Then there were produced graphs and charts about teachers‟ personal/professional profiles, the evocations of words about the meaning of history, and the classification used in defining what is history and the objectives of teaching it. Data analysis combined the methodological procedures related to the research on social representations, especially the theory of the central nucleus of the representations, Jean Claude Abric, with explanations of Jörn Rüsen to the sense constitution modes of historical consciousness. It was found that the meanings of teachers about the history and History teaching in Elementary School tend to vary according to teacher‟s education, and relate in different ways to the historical knowledge and school knowledge. Research results have collaborated to unveil theoretical and methodological gaps in teacher training; contextualize curricular barriers and pedagogical barriers of Municipal Education; and relate the teachers‟ personal and professional biographies and, understanding that single-teachers think teaching and History in Years EF Initials from mostly rooted understandings both in school enrollment as in the curricula of their respective formation.
Keywords: Representações
Consciência histórica
Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Representations
Historical consciousness
Teachers of elementary school
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: TELLES, Michele Rotta. Teachers of Early Years of the Elementary School and their ideas about history and History teaching. 2015. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1194
Issue Date: 25-Nov-2015
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Michele Rotta Telles.pdf3.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.