Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1216
metadata.dc.type: Dissertação
Title: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA FAMÍLIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO MORAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO
Other Titles: Family social representations of children’s and adolescents’ moral development in the Education Perspective
metadata.dc.creator: Oliveira, Vânia de
metadata.dc.contributor.advisor1: Rosso, Ademir José
metadata.dc.contributor.referee1: Luz, Araci Asinelli
metadata.dc.contributor.referee2: Cartaxo, Simone Regina Manosso
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objeto as representações sociais (RS) sobre o desenvolvimento moral da criança e o adolescente no contexto das relações das instituições família, escola e contraturno social. A questão central da pesquisa é: Quais as representações sociais das famílias sobre o papel da educação no âmbito doméstico, escolar e contraturno social, acerca do desenvolvimento moral de seus filhos? E o objetivo central da pesquisa foi apreender por meio de reflexão analítica, as características das representações sociais das famílias sobre o desenvolvimento moral de Crianças e Adolescentes na perspectiva da Educação. A pesquisa se dá em uma instituição de contraturno social, a Guarda Mirim, que atende crianças em vulnerabilidade social na cidade de Ponta Grossa, estado do Paraná. A pesquisa caracteriza-se como um estudo quanti e qualitativo, a partir de entrevistas realizadas com 60 famílias de alunos com idade entre seis a dezesseis anos. Para o aporte teórico e metodológico utilizou-se a teoria da Representação Social de abordagem dimensional (MOSCOVICI, 1978, 2012) e dinâmica (JODELET, 2001, 2007, 2009); do Desenvolvimento Moral e da Psicologia e Epistemologia Genética de Piaget (1994, 1996). Para a discussão das informações utilizou-se análise de conteúdo, com o auxílio dos programas ALCESTE e SPSS. A análise nesse contexto educacional revela três RS: a “Escola como utilidade”, trabalho/futuro; a “educação vem de casa”, subordinando a Guarda Mirim à uma extensão de casa; e, que educar no âmbito doméstico é corrigir. Os valores morais estão relacionados à moral heterônoma e a Guarda Mirim, na visão dos pais, supre melhor essa necessidade do que a escola. Assim, a partir da pesquisa são apontados como contribuição pedagógica: a importância da formação docente na compreensão das abordagens metodológicas que conduzem ao desenvolvimento moral de crianças e adolescentes; a necessidade e a provação das famílias em vulnerabilidade social destacam a demanda por escolas de período integral para o auxílio e contribuição na educação de alunos vindos dessas famílias; o direito da criança e o adolescente à educação de qualidade, na formação da cidadania e participação social necessitam do desenvolvimento moral e da formação ética.
Abstract: This study focuses on Social representations (SR) of children's and adolescent's moral development in the context of the relationships between the institutions family, school and social projects developed after/before school hours. The research main question is: What are the family social representations of the role of education, at home, at school and in the after/before school hour social projects, regarding their children moral development? The main aim of this study was to learn through analytical reflection, the characteristics of family social representations of the children’s and adolescents’ moral development in the education perspective. The study was carried out in an institution called ‘Guarda Mirim’ which develops social projects with children who are in a situation of social vulnerability in the city of Ponta Grossa, state of Paraná. The research was developed as a quanti-qualitive study through interviews with 60 families of students whose age varied from six to sixteen. The theoretical and methodological background was based on the dimensional (MOSCOVICI, 1978, 2012) and dynamic (JODELET, 2001, 2007, 2009) approaches to Social Representations; Piaget’s (1994,1996) Moral and Psychological development and Genetic Epistemology. Content analysis was employed to discuss the data, aided by the programs ALCESTE and SPSS. The analysis of this educational context revealed three SR: “usefulness of school”, regarding job market/future;“education originates at home”, making the ‘Guarda Mirim” an extension of their homes; and “educating at home means correcting”. Moral values are associated to the heteronomous morality, and parents think that the Guarda Mirim caters for that in a better way than the school.Therefore, the research presents some pedagogical contribution as follows: the importance of teacher education to better understand the methodological approaches that lead to children’s and adolescents’ moral development; the necessity and hardship experienced by the families in social vulnerability demand full time schools to help and contribute to educate students coming from these families; the right children and adolescents have to quality education, aiming at citizenship and social participation, requires moral and ethical development.
Keywords: escola
educação
educação familiar
educação escolar
school
education
home education
school education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: OLIVEIRA, Vânia de. Family social representations of children’s and adolescents’ moral development in the Education Perspective. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1216
Issue Date: 31-Mar-2016
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Vania Oliveira.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.