Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1220
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ – CIÊNCIAS (2004-2008) |
Other Titles: | Analysis of Basic Education Curriculum Guidelines of Paraná - Science (2004-2008) |
metadata.dc.creator: | Caldas, Luiz Américo Menezes |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Mainardes, Jefferson |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rosso, Ademir José |
metadata.dc.contributor.referee2: | Flach, Simone de Fátima |
metadata.dc.contributor.referee3: | Miquelin, Awdry Feisser |
metadata.dc.description.resumo: | A presente pesquisa analisou o processo de construção das Diretrizes Curriculares para a Educação Básica (DCE), da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR), desenvolvido de 2003 a 2008, com especial referência às Diretrizes curriculares para o ensino de Ciências. O referencial teórico baseia-se nas ideias de autores de Michael Apple, Gimeno Sacristán e outros autores do campo do currículo. Os objetivos da pesquisa foram os seguintes: a) descrever o processo de construção das Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná (DCE), com especial referência às Diretrizes de Ciências; b) identificar os fundamentos e concepções teóricas das DCE de Ciências e c) analisar as percepções de professores de Ciências e pedagogos sobre as DCE e possibilidades de sua implementação no contexto da prática. A pesquisa envolveu os seguintes procedimentos de coleta de dados: a) análise documental; b) entrevistas com sete professores e três pedagogas de três colégios estaduais da cidade de Ponta Grossa – Paraná. E c) entrevista com um ex-membro da equipe técnico-pedagógica da área de Ciências (SEED) e coordenadora da área de Ciências do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa – Paraná. As principais conclusões indicam que: a) a construção participativa das DCE marcou a retomada do protagonismo da SEED/PR na definição de um currículo comum para a Rede Estadual de Ensino; b) a proposta curricular para o ensino de Ciências constitui-se em uma proposta inovadora em relação à perspectiva tradicional de ensino de Ciências; c) a partir de 2011, com a mudança da gestão do governo estadual, as ações para a efetivação das DCE tornaram-se episódicas, dificultando a sua consolidação; d) os professores utilizam as DCE para a elaboração do Plano de Trabalho Docente, mas na prática, têm dificuldades para desenvolver as propostas das DCE. Palavras-chave: Currículo. Ensino de Ciências. Paraná. |
Abstract: | This research analysed the construction process of the Basic Education Curriculum Guidelines (DCE - Diretrizes Curriculares para a Educação Básica) of the Education State Department of Paraná (abbreviated SEED/PR), developed from 2003 to 2008, with particular reference to the Curriculum Guidelines for teaching Science. The theoretical framework is based on the ideas of Michael Apple, Gimeno Sacristán and other authors in the curriculum area. The research objectives were: a) describe the construction process of the Basic Education Curriculum Guidelines of the State of Paraná, with particular eference to the Science Guidelines; b) identify the foundations and theoretical conceptions of the DCE of Science; and c) analyze the perceptions of Science teachers and educators on the DCE and the possibilities of its implementation in the context of practice. The research involved the following data collection procedures: a) document analysis; b) interviews with seven teachers and three educators from three state schools in the city of Ponta Grossa - Paraná; and c) interview with a former member of the technical-pedagogical staff from the Science area (SEED) and with the coordinator of Science from the Regional Center of Education of Ponta Grossa - Paraná. The main conclusions indicate that: a) the participatory construction of DCE marked the resumption of the main role of SEED/PR in the definition of a common curriculum for the State School Network; b)the curricular proposal for teaching Science constitutes an innovative proposal in relation to the traditional perspective of teaching Science; c) from 2011, with the change in the state government management, the actions for the realization of the DCE have become episodic, hindering their consolidation; d) the teachers use the DCE for the preparation of the Teacher Work Plan, but in practice they find it difficult to develop the DCE proposals. |
Keywords: | currículo Ensino de Ciências Paraná Curriculum Science teaching Paraná |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | BR |
Publisher: | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA |
metadata.dc.publisher.initials: | UEPG |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citation: | CALDAS, Luiz Américo Menezes. Analysis of Basic Education Curriculum Guidelines of Paraná - Science (2004-2008). 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1220 |
Issue Date: | 31-May-2016 |
Appears in Collections: | Programa de Pós - Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Luiz Americo Caldas.pdf | 948.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.