Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1220
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mainardes, Jefferson
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777713Y2por
dc.contributor.referee1Rosso, Ademir José
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703673P6por
dc.contributor.referee2Flach, Simone de Fátima
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736387E0por
dc.contributor.referee3Miquelin, Awdry Feisser
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773762D7por
dc.creatorCaldas, Luiz Américo Menezes
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4407699J1por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:31:32Z-
dc.date.available2016-08-10
dc.date.available2017-07-21T20:31:32Z-
dc.date.issued2016-05-31
dc.identifier.citationCALDAS, Luiz Américo Menezes. Analysis of Basic Education Curriculum Guidelines of Paraná - Science (2004-2008). 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1220-
dc.description.abstractThis research analysed the construction process of the Basic Education Curriculum Guidelines (DCE - Diretrizes Curriculares para a Educação Básica) of the Education State Department of Paraná (abbreviated SEED/PR), developed from 2003 to 2008, with particular reference to the Curriculum Guidelines for teaching Science. The theoretical framework is based on the ideas of Michael Apple, Gimeno Sacristán and other authors in the curriculum area. The research objectives were: a) describe the construction process of the Basic Education Curriculum Guidelines of the State of Paraná, with particular eference to the Science Guidelines; b) identify the foundations and theoretical conceptions of the DCE of Science; and c) analyze the perceptions of Science teachers and educators on the DCE and the possibilities of its implementation in the context of practice. The research involved the following data collection procedures: a) document analysis; b) interviews with seven teachers and three educators from three state schools in the city of Ponta Grossa - Paraná; and c) interview with a former member of the technical-pedagogical staff from the Science area (SEED) and with the coordinator of Science from the Regional Center of Education of Ponta Grossa - Paraná. The main conclusions indicate that: a) the participatory construction of DCE marked the resumption of the main role of SEED/PR in the definition of a common curriculum for the State School Network; b)the curricular proposal for teaching Science constitutes an innovative proposal in relation to the traditional perspective of teaching Science; c) from 2011, with the change in the state government management, the actions for the realization of the DCE have become episodic, hindering their consolidation; d) the teachers use the DCE for the preparation of the Teacher Work Plan, but in practice they find it difficult to develop the DCE proposals.eng
dc.description.resumoA presente pesquisa analisou o processo de construção das Diretrizes Curriculares para a Educação Básica (DCE), da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR), desenvolvido de 2003 a 2008, com especial referência às Diretrizes curriculares para o ensino de Ciências. O referencial teórico baseia-se nas ideias de autores de Michael Apple, Gimeno Sacristán e outros autores do campo do currículo. Os objetivos da pesquisa foram os seguintes: a) descrever o processo de construção das Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Estado do Paraná (DCE), com especial referência às Diretrizes de Ciências; b) identificar os fundamentos e concepções teóricas das DCE de Ciências e c) analisar as percepções de professores de Ciências e pedagogos sobre as DCE e possibilidades de sua implementação no contexto da prática. A pesquisa envolveu os seguintes procedimentos de coleta de dados: a) análise documental; b) entrevistas com sete professores e três pedagogas de três colégios estaduais da cidade de Ponta Grossa – Paraná. E c) entrevista com um ex-membro da equipe técnico-pedagógica da área de Ciências (SEED) e coordenadora da área de Ciências do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa – Paraná. As principais conclusões indicam que: a) a construção participativa das DCE marcou a retomada do protagonismo da SEED/PR na definição de um currículo comum para a Rede Estadual de Ensino; b) a proposta curricular para o ensino de Ciências constitui-se em uma proposta inovadora em relação à perspectiva tradicional de ensino de Ciências; c) a partir de 2011, com a mudança da gestão do governo estadual, as ações para a efetivação das DCE tornaram-se episódicas, dificultando a sua consolidação; d) os professores utilizam as DCE para a elaboração do Plano de Trabalho Docente, mas na prática, têm dificuldades para desenvolver as propostas das DCE. Palavras-chave: Currículo. Ensino de Ciências. Paraná.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:31:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luiz Americo Caldas.pdf: 971171 bytes, checksum: fa334a2cd42a0638f1f695c3dbccb761 (MD5) Previous issue date: 2016-05-31en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcurrículopor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectParanápor
dc.subjectCurriculumeng
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectParanáeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ – CIÊNCIAS (2004-2008)por
dc.title.alternativeAnalysis of Basic Education Curriculum Guidelines of Paraná - Science (2004-2008)eng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Luiz Americo Caldas.pdf948.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.