Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1227
metadata.dc.type: Tese
Title: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DA ESCOLA NACIONAL DE CIRCO NO BRASIL E A CONTINUIDADE DOS MODOS DE VIDA DENTRO E FORA DA LONA
Other Titles: The National Circus School creation in Brazil and the continuity of ways of life inside and outside canvas
metadata.dc.creator: Kronbauer, Gláucia Andreza
metadata.dc.contributor.advisor1: Nascimento, Maria Isabel Moura
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Michelle Fernandes
metadata.dc.contributor.referee2: Herold Junior, Carlos
metadata.dc.contributor.referee3: Darcoleto, Carina Alves da Silva
metadata.dc.contributor.referee4: Subtil, Maria José
metadata.dc.description.resumo: O circo é um espetáculo que congrega sob a lona, em um picadeiro circular, diversas manifestações artísticas produzidas pela humanidade ao longo de sua história. Sua organização tem na família elemento central, na itinerância um modo de vida, e na criança a garantia de sobrevivência. Durante a história das mulheres, homens e crianças circenses no Brasil, os distintos modos de fazer circo eram transmitidos de geração para geração no seio familiar, em processos de continuidade. Em certo contexto, no entanto, começaram a surgir instituições escolares específicas para a formação de artistas, como é o caso da Escola Nacional de Circo (ENC). De caráter estatal e primeira do tipo na América Latina, foi inaugurada no dia 13 de maio de 1982, no Rio de Janeiro. O objetivo desta tese foi investigar e analisar os elementos que condicionaram a sua criação, com base nos movimentos da história e na identificação dos múltiplos fatores que confluíram para sua consolidação como importante instituição de formação para a classe artística brasileira. Para tanto, primeiramente foi realizado um levantamento de fontes para a pesquisa nos acervos da própria escola e do CEDOC/FUNARTE, e identificados atores que contribuíram para o processo de criação da ENC. Foram realizadas entrevistas e análises de documentos, em permanente diálogo com a literatura relacionada ao tema, e também com o referencial teórico que orientou a pesquisa. A partir das informações das fontes, algo que chamou a atenção foram os relatos recorrentes sobre a aproximação entre o circo e o Estado brasileiro do período, que passava por um momento bastante peculiar em sua história, quando deveria preparar o terreno para a abertura política, após anos de ditadura militar. As políticas culturais da década de 1970 passaram a investir no estímulo e no direcionamento das ações culturais, minimizando a repressão dos anos de chumbo. O circo, como espetáculo itinerante que chegava a locais isolados e carregava consigo importante signos ideológicos para a construção de um novo Brasil, parecia um bom investimento. Além disso, foi possível elencar dois fatores principais que levaram o circo à passar por uma crise na segunda metade do século XX: a falta de locais adequados para a instalação dos circos; e a falta de artistas qualificados e conhecedores da vida circense. Na tentativa de encontrar soluções para esses problemas, o Serviço Nacional de Teatro implementou uma política nacional de apoio aos circos, na qual constava a construção de uma estrutura permanente e espaços públicos para instalação de circos nas grandes capitais, e a criação de escolas para a formação de profissionais. A partir dessas discussões, formulamos a seguinte tese:as novas configurações nas formas de fazer e aprender a fazer circo, bem como os interesses do Estado brasileiro em fomentar políticas culturais capazes de difundir sua ideologia, foram condicionantes para o processo de criação da ENC.
Abstract: The circus is a show that brings together under canvas, in a circular arena, different artistic manifestations produced by humankind throughout its history. Circus’organization have in the family a central element, its way of life is itinerant and children can guarantee survival. During the history of circus women, men and children in Brazil, the different ways of doing circus had been transmitted from generation to generation within the family, in continuous processes. In a context, however, there began to emerge specific educational institutions for the artists training, such as the National Circus School. It is a State character school and the first of its kind in Latin America, and had been inaugurated on May 13, 1982, in Rio de Janeiro. The objective of this thesis was to investigate and to analyze the factors that conditioned its establishment, based on the history movements and on the identification of multiple factors that would lead to its consolidation as a major training institution for the Brazilian artistic class. Therefore, we first conducted a survey of sources for research in the school's archives and CEDOC/FUNARTE and identified actors who contributed to the ENC creation process. There had been conducted interviews and document reviews, in continuous dialogue with the literature related to the theme, and with the theoretical framework that guided the research. From the information sources, there had highlighted the recurring reports about the approach between circus and Brazilian State of the period, the one was going through a very peculiar moment in its history, when it should prepare people for political openness, after years of military dictatorship. Cultural policies of the 1970s began to invest in stimulating and directing the cultural activities, minimizing the repression of the years before. As an itinerant show that could reach isolated places and carried important ideological signs for the construction of a new Brazil, circus seemed a good investment. Moreover, it was possible to list two main factors that ledthe circus to go through a crisis in the second half of the twentieth century: the lack of suitable places for circuses installation; and the lack of skilled artists, who understand circus life. Trying to find solutions to these problems, the National Theatre Service implemented a national policy to support circuses, which included the construction of a permanent structure and public spaces for circuses installation in the big cities, and the creation of schools for professional training. From these discussions, there was formulated the following thesis: new settings in ways to make and learn to make circus,as well as the interests of the Brazilian state to foment cultural policies able to disseminate their ideology, were conditions for the ENC creation process.
Keywords: circo
continuidade
Educação
Estado
circus
Education
continuity
State.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: KRONBAUER, Gláucia Andreza. The National Circus School creation in Brazil and the continuity of ways of life inside and outside canvas. 2016. 189 f. Tese (Doutorado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1227
Issue Date: 23-Sep-2016
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Glaucia A Krobauer.pdf3.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.