Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1230
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Direito a educação: politicas publicas para a ressocialização através da educação carcerária na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.creator: Zanin, Joslene Eidam
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Rita de Cassia da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Nascimento, Maria Isabel Moura
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, José Robson da
metadata.dc.contributor.referee2: Dalarosa, Adair Angelo
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por escopo delinear um panorama da atual condição do sistema penitenciário brasileiro, tratando do papel ressocializador que a educação desempenha na política de execução penal. Por meio de exames documentais e de coleta de relatos em entrevistas semi-estruturadas e questionários aplicados à coordenação pedagógica, professores e educandos presos sobre a importância do padrão de política pública de educação penitenciária aplicado no Estado do Paraná, procurou-se compreender a função que a educação de jovens e adultos, realizada através do Ceebja Odair Pasqualini, escola inserida na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, exerce no sistema penitenciário paranaense, apresentando e analisando as relações entre educação escolar e ressocialização inseridas em um sistema penal. O referencial teórico utilizado tomou por base principalmente as reflexões de Michel Foucault, propondo-se analisar a política de educação carcerária desenvolvida nos presídios do Estado do Paraná em cumprimento ao disposto no artigo 205 da Constituição Federal de 1.988 e artigo 83 da Lei de Execução Penal – Lei 7.210 de 11 de julho de 1984, considerando como prioritária a percepção que a coordenação pedagógica e os professores possuem em relação a essa política pública desenvolvida pelo Estado; e como os educandos em cumprimento de pena na instituição avaliam a educação da qual fazem parte. Diante da parca produção acadêmica e da peculiaridade do tema relacionado a essa área de estudo, espera-se que esse trabalho possa colaborar com a pesquisa sobre a ressocialização carcerária e a instituição de políticas públicas próprias para a educação no cárcere.
Abstract: The present work has for purpose to delineate a panorama of the current condition of the Brazilian penitentiary system, being about the regeneration function that the education carries out in the politics of penal execution. By means of documental exams and of collection of reports in semi-structured interviews and questionnaires applied to the pedagogic coordination, teachers and arrested pupils on the importance of the pattern of public politics of penitentiary education applied in the State of Paraná, we tried to understand the function that the youths' education and adults, accomplished through Ceebja Odair Pasqualini, school inserted in the State Penitentiary of Ponta Grossa, exercises in the penitentiary system of Parana, presenting and analyzing the relationships among school education and regeneration inserted in a penal system. The theoretical reference used took for base mainly the reflections of Michel Foucault, intending to analyze the politics of prison education developed in the prisons of the State of Paraná in execution to the determination in the article 205 of the Federal Constitution of 1.988 and article 83 of the Law of Penal Execution - Law 7.210 of July 11, 1984, considering as priority the perception that the pedagogic coordination and the teachers possess in relation to that public politics developed by the State; and as the pupils in feather execution in the institution evaluate the education of the which they are part. Before the scarce academic production and of the peculiarity of the theme related to that study area, it is waited that work can collaborate with the research about the prison regeneration and the institution of specific public politics for the education in jail.
Keywords: educação carcerária, politicas publicas, ressocialização, educacao de jovens e adultos
prison education, public politics, regeneration, education of youths and adults
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: ZANIN, Joslene Eidam. Direito a educação: politicas publicas para a ressocialização através da educação carcerária na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2008.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1230
Issue Date: 28-Feb-2008
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Joslene E. Zanin.pdf673.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.