Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1233
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Subtil, Maria José
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707744H9por
dc.contributor.referee1Saveli, Esméria de Lourdes
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777630P6por
dc.contributor.referee2Teixeira, Antonio João
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756540A9por
dc.creatorPellizzari, Luizana Pompeia Cardoso
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751638Z3por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:31:34Z-
dc.date.available2006-12-21
dc.date.available2017-07-21T20:31:34Z-
dc.date.issued2006-03-08
dc.identifier.citationPELLIZZARI, Luizana Pompeia Cardoso. Reflexões sobre uma experiência estética com arte contemporânea: possibilidades educativas na formação de professores em artes visuais. 2006. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, PonTa Grossa, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1233-
dc.description.abstractThis work describes an aesthetic experiment with students in the second year of the Visual Arts course at the State University of Ponta Grossa (PR) in 2004. Its central issue is: Could a certain practice of familiarization and production with contemporary art interfere in students’ conceptions and practices regarding art and the teaching of art? The focus of this proposal was the 26th International Bienal in São Paulo. Some initial inquiries guided the study, due to these students’ school background: how did their contact with art, mainly the contemporary one, develop? Which aesthetic processes have they been through? Could their conceptions and practice change with the teacher’s intervention? The reflections developed during the research time aimed at surveying concepts and practices that remain and the ones that change, as well as the possibility of inserting contemporary art as one of the subjects taught. The formulations of the dialectical materialism were used as theoretical-methodological reference in order to better understand the relations between art and society, art in the capitalist society and the government policies for the teaching of art in Brazil. The action-research was used as a methodological strategy so that an aesthetic experiment could be put into practice and from these possibilities of education and training of Visual Arts teachers could be extracted.eng
dc.description.resumoO trabalho relata uma experiência estética envolvendo a turma do 2º ano de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR), no ano de 2004, tendo como questão central: uma prática de familiarização e produção com arte contemporânea poderia interferir nas concepções e práticas desses alunos quanto à arte e ensino de arte? O foco dessa proposta foi a 26ª Bienal Internacional de São Paulo. Algumas indagações iniciais nortearam o trabalho: dados os antecedentes escolares desses alunos: como se processou o contato com a arte e em especial com a contemporânea? Quais os processos estéticos pelos quais passaram? Haveria mudança de concepção e prática tendo em vista uma intervenção docente? As reflexões ocorridas durante a pesquisa objetivaram levantar conceitos e práticas que permanecem e que mudam bem como as possibilidades de inserção da arte contemporânea na atividade docente. Como referencial teórico-metodológico mais amplo foram utilizadas as formulações do materialismo dialético para compreender as relações entre arte e sociedade, arte na sociedade capitalista e as políticas para o ensino de arte no Brasil. A pesquisa-ação foi usada como estratégia metodológica para colocar em prática uma experiência estética e dela deduzir as possibilidades educativas na formação de professores de artes visuais.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:31:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luizana Pellizzari.pdf: 391691 bytes, checksum: abbbfa374343c995fae8ce89d8e085f0 (MD5) Previous issue date: 2006-03-08en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectarte e sociedadepor
dc.subjectarte contemporâneapor
dc.subjectensino de arte e políticaspor
dc.subjectexperiência estéticapor
dc.subjectformação de professores em artepor
dc.subjectart and societyeng
dc.subjectcontemporary arteng
dc.subjectteaching of art and policieseng
dc.subjectaesthetic experimenteng
dc.subjectart teachers’ trainingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleReflexões sobre uma experiência estética com arte contemporânea: possibilidades educativas na formação de professores em artes visuaispor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Luizana Pellizzari.pdf382.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.