Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1237
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cerri, Luis Fernando
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791435E2por
dc.contributor.referee1Santiago, Leia Adriana da Silva
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751598P8por
dc.contributor.referee2Pacievitch, Caroline
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735651T1por
dc.contributor.referee3Costa, Lucia Cortes da
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767512Z2por
dc.contributor.referee4Carvalho, Silvana Maria Batista de
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785040E0por
dc.creatorBarom, Wilian Carlos Cipriani
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4457631J5por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:31:36Z-
dc.date.available2017-05-17
dc.date.available2017-07-21T20:31:36Z-
dc.date.issued2017-03-03
dc.identifier.citationBAROM, Wilian Carlos Cipriani. INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: A noção de pertencimento latino-americano de jovens brasileiros no ano de 2013. 2017. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1237-
dc.description.abstractThe present thesis summarizes the results of an investigation into the possibility of A feeling of belonging of 2240 young Brazilians to Latin America - and its manifestations in varying degrees, made from selected questions of the project young people and History. In the first chapter, the research was contextualized from a reflection on the phenomenon of political regionalism, the current blocks that compose and proposes the integration and how, in their official regulations, request regional identity and common to the region. In the third, there was a brief recovery in the history of the Young project and the story in Brazil, a reflection on the chosen collection method of and systematization of data – the Software GNU PSPP-, and analysis of the six questions chosen of the project, from the variables geographic location, socioeconomic condition and types of cities, which are linked, directly or indirectly the issue of regional belonging. Among the conclusions of the thesis are: the prevalence of positioning indifferent in the responses of young people; the presence of the (neo) liberal ideology and ethical-moral criteria as axes that structure the interpretation of reality, in parallel to recoveries of memories and experiences from the past; the presence of notions of belonging, which varied according to the issues and variables; a patriotic feeling which is not translated by the young people's interest on the history of the country, the of development of Nations, democracy, in the knowledge of the region itself, the of place where lives and the of history of ordinary people; significant interest in the flow of products, work and study in the region, in the unification of the currency and the construction of infrastructure which benefit the commercial integration between the South American countries; and, yet, the significant rejection on the part of young people to the idea of a common, unified, future for the region.eng
dc.description.resumoA presente tese sintetiza os resultados de uma investigação sobre a possibilidade de um sentimento de pertencimento de 2240 jovens brasileiros à América Latina – e suas manifestações em variados graus, feita a partir de questões escolhidas do projeto Jovens e a História. No primeiro capítulo, a pesquisa foi contextualizada a partir de uma reflexão sobre o fenômeno do regionalismo político, os atuais blocos que compõe e propõe a integração e o modo como, em suas normativas oficiais, solicitam a identidade regional e comum para a região. No segundo, teorizou-se sobre a relação dialógica existente entre consciência e cultura, a partir dos apontamentos teóricos dos historiadores alemães Jörn Rüsen e Bodo Von Borries e do filósofo e historiador brasileiro Estevão Chaves de Rezende de Martins, especificamente, as suas contribuições específicas acerca dos conceitos de consciência histórica, cultura histórica e identidade histórica. No terceiro, realizou-se uma breve recuperação da história do projeto Jovens e a História no Brasil, uma reflexão sobre o método escolhido de coleta e sistematização dos dados – o Software GNU PSPP – , e a análise, a partir das variáveis localização geográfica, aspectos socioeconômicos e tipos de cidades, de seis questões escolhidas do projeto Jovens e a História, que se relacionavam, direta ou indiretamente, à questão do pertencimento regional. Dentre as conclusões da tese, destacam-se: a prevalência do posicionamento neutro nas respostas dos jovens; a presença da ideologia (neo)liberal e dos critérios ético-morais como eixos que estruturam a interpretação da realidade, em paralelo às recuperações de memórias e experiências do passado; a presença de noções dimensionais de pertencimento, o que variou conforme as temáticas e as variáveis; um sentimento patriótico que não se traduziu substancialmente no interesse dos jovens pela história do país, do desenvolvimento das nações, da democracia, no conhecimento da própria região, localidade onde vive e história de pessoas comuns; um interesse significativo no fluxo de produtos, trabalho e estudo na região, na unificação da moeda e na construção de infraestruturas que beneficiem a integração comercial entre os países sul-americanos; e, ainda, a rejeição significativa por parte dos jovens da ideia de um futuro comum, unificado, da região como um único país.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:31:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WILIAN CARLOS CIPRIANI BAROM.pdf: 4621556 bytes, checksum: 0c81c4b13af458e3174be355c61d1ec7 (MD5) Previous issue date: 2017-03-03en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectconsciência históricapor
dc.subjectcultura históricapor
dc.subjectAmérica latinapor
dc.subjectpertencimentopor
dc.subjecthistorical consciousnesseng
dc.subjecthistorical cultureeng
dc.subjectLatin Americaeng
dc.subjectbelongingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleINTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: A noção de pertencimento latino-americano de jovens brasileiros no ano de 2013por
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
WILIAN CARLOS CIPRIANI BAROM.pdf4.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.