Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1243
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rosso, Ademir José
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703673P6por
dc.contributor.referee1Carvalho, Diana de Carvalho
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782114H8por
dc.contributor.referee2Berger, Maria Virginia Bernardi
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700991D1por
dc.creatorUller, Waldir
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4237166U7por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:31:37Z-
dc.date.available2006-12-21
dc.date.available2017-07-21T20:31:37Z-
dc.date.issued2006-04-25
dc.identifier.citationULLER, Waldir. Afetividade e cognição no ensino médio: a desconstrução do racionalismo pedagógico. 2006. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1243-
dc.description.abstractThe present dissertation reports an investigation developed on a Line of Teaching Knowledge Research, introduced to the Masters degree in Education, at Universidade Estadual de Ponta Grossa. The dissertation analyses what passes inside the second grade classroom, from High School, investigating the affectiveness role in the interrelations between student, teacher and, knowledge. It points up the problem which interferes in the students’ learning in the classroom context. By the studies of Piaget’ s works, it defends the unity between emotion and cognition in a learning situation. Questions the situations in which the affectiveness is determinant in the adolescence knowledge construction and, classroom situations result in the student’ s success or failure, inside the learning process. The investigation objectives it raises informations about the interference of emotion in the school everyday, it points up situations of scholarly learnings through an emotionally positive or negative context and diagnosis the scholarly difficulties which are associated with the contexts or the way teachers conduct their classes. It brings as hypotheses that in education and, in learning, the affectiveness is associated with the reason, the emotional state affects in the cognition and the teacher can difficultate or facilitate the learning. It utilizes a methodology with a phenomenological focus and, with an approach of qualitative research. It points up as instruments, the direct observation, interview, questionnaire and, autoscopy. It aims the informations in two temporal blocks: previous and present experiences, in scholarly contexts, and also positive and negative experiences. It plots as categories of analyses: belonging/descentration; praxeology/economy of conduct and value. Presents as result new indagations and, confirms the hypotheses brought, showing that there is a direct relation between affectiveness and cognition. This result is proven by the categories which were utilizedeng
dc.description.resumoEsta Dissertação relata uma investigação desenvolvida na Linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem, apresentada ao curso de Mestrado em Educação, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Analisa o que se passa na sala de aula da 2ª série do Ensino Médio, investigando o papel da afetividade nas inter-relações entre o aluno, professor e o conhecimento. Destaca fenômenos identificados que interferem no aprendizado do aluno no contexto da sala de aula. Através dos estudos das obras de Piaget, defende a unidade entre afeto e cognição em situação de aprendizagem. Questiona as situações em que a afetividade é determinante na construção do conhecimento na adolescência e que situações de sala de aula resultam em sucesso ou fracasso do aluno no processo de aprendizagem. A investigação objetiva levantar informações sobre a interferência da emoção no cotidiano escolar, destacar situações de aprendizagens escolares em contexto emocionalmente positivo ou negativo e diagnosticar dificuldades escolares que estão associadas aos contextos ou forma dos professores conduzirem suas aulas. Levanta como hipótese a de que, na educação e na aprendizagem, a afetividade está associada com a razão, o estado emocional afeta na cognição e o professor pode dificultar ou facilitar o aprendizado. Utiliza uma metodologia com enfoque fenomenológico com abordagem de pesquisa qualitativa. Destaca como instrumentos a observação direta, entrevista, questionário e autoscopia. Aponta as informações em dois blocos temporais: experiências anteriores e atuais em contextos escolares, positivas e negativas. Traça como categorias de análise: pertencimento/descentração; praxeologia/economia de conduta e valor. Apresenta como resultado novas indagações e confirma as hipóteses levantadas, mostrando que há relação direta entre afetividade e cognição, resultado comprovado pelas categorias utilizadas.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:31:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Waldir Uller.pdf: 461909 bytes, checksum: fde9daea2aafffe15571d623ec05d596 (MD5) Previous issue date: 2006-04-25en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectafetividadepor
dc.subjectcogniçãopor
dc.subjectensino médiopor
dc.subjectTeaching-knowledgeeng
dc.subjectaffectivenesseng
dc.subjectcognitioneng
dc.subjecthigh schooleng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAfetividade e cognição no ensino médio: a desconstrução do racionalismo pedagógicopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Waldir Uller.pdf451.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.