Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1247
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nascimento, Maria Isabel Moura
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765722E2por
dc.contributor.referee1Subtil, Maria José
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707744H9por
dc.contributor.referee2Gandra, Edgar ávila
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763746Z6por
dc.creatorSilva, Adnilson José da
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779150D0por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:31:38Z-
dc.date.available2006-12-21
dc.date.available2017-07-21T20:31:38Z-
dc.date.issued2006-03-07
dc.identifier.citationSILVA, Adnilson José da. O ensino secundário profissionalizantes nas décadas de 1970 E 1980: aspectos da lei número 5692/71. 2006. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1247-
dc.description.abstractThis essay studies professional secondary during the decades within 1970 and 1980. In the first chapter it focuses the conceptual bases from the work and education categories, studies the polytechnic and unitary school, taking as bases the thoughts of Karl Marx and Antonio Gramsci, and it also deals with the alienation and the bourgeois school unification concepts based on studies conducted by Brazilian authors.The second chapter deals with the transformations occurred at the world of work and its influence on the school organization. It is eminent the capitalist onjuncture where there is a dependence of the external capital at the “Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional” (National law which rules the Education) number 5.692/71, characterized by the liberal techniques orientation and responsible for the legal strategy of prevention of the polytechnics at the professional courses. The third chapter deals with the configuration of the professional courses on the capitalist ideology. The pedagogical support of liberal orientation, the possibilities of cultural formation of the pupils during the decade are studied in this part of the essay. It is concluded that, where the importance of the existence of studies about the possibilities of a critical formation in that educational context, the official orientation of the Brazilian professional education concurred to keep the workers in the function of producers and consumers of merchandises, without thoughts and attitudes of plea in the presence of the context where they were inserted.eng
dc.description.resumoNesta dissertação se estuda o ensino secundário profissionalizante nas décadas de 1970 e 1980. No Primeiro Capítulo se enfoca as bases conceituais a partir das categorias trabalho e educação, com estudo da politecnia e da escola unitária, a partir, respectivamente, do pensamento de Karl Marx e de Antonio Gramsci, e ainda, os conceitos de alienação e de unificação escolar burguesa com base em estudos feitos por autores brasileiros. No Segundo Capítulo se trata das transformações no mundo do trabalho e sua influência na organização escolar. Tem destaque a conjuntura capitalista em que se dá a dependência do capital externo e em que se situa a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional número 5.692/71, caracterizada pela orientação liberal tecnicista e responsável pela estratégia legal de prevenção da politecnia nos cursos profissionalizantes. O Terceiro Capítulo trata das configurações dos cursos profissionalizantes segundo a ideologia capitalista: são estudados o suporte pedagógico de orientação liberal e as possibilidades de formação cultural dos alunos. Conclui-se que, em que pese a existência de estudos sobre possibilidades de formação crítica naquele contexto educacional, a orientação oficial da educação profissionalizante brasileira concorria para manter os trabalhadores na dupla função de produtores e de consumidores de mercadorias, sem pensamento e atitude de contestação frente ao contexto em que estavam inseridos.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:31:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adnilson Jose da Silva.pdf: 894346 bytes, checksum: d4a6491926d63b1f40ad80a81843b652 (MD5) Previous issue date: 2006-03-07en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação profissionalpor
dc.subjectlegislaçãopor
dc.subjectpolitecniapor
dc.subjectalienaçãopor
dc.subjectprofessional courseseng
dc.subjecteducation laweng
dc.subjectpolytechniceng
dc.subjectalienationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO ensino secundário profissionalizantes nas décadas de 1970 E 1980: aspectos da lei número 5692/71por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Adnilson Jose da Silva.pdf873.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.