Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1249
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Rita de Cassia da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705075D9por
dc.contributor.referee1Dalarosa, Adair Angelo
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708911U4por
dc.contributor.referee2Nascimento, Maria Isabel Moura
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765722E2por
dc.contributor.referee3Souza, Maria Antonia de
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728933Y5por
dc.creatorSantos, Edicleia Aparecida Alves dos
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4131597D6por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:31:38Z-
dc.date.available2008-09-29
dc.date.available2017-07-21T20:31:38Z-
dc.date.issued2008-03-31
dc.identifier.citationSANTOS, Edicleia Aparecida Alves dos. POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PONTA GROSSA: PERÍODO DE 1990 A 2004. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1249-
dc.description.abstractThis work is to examine public policies formulated and implemented in national and local level for education of youths and adults, based on the analysis of the historical process of building this educational method, the couple trinômio / adult - society - right, considering the formal plan (legal) and the actual policies for the period 1990 to 2004. Its goal is to know the history of Education, Youth and Adult - EJA, the participation of civil society and the state in the construction of these policies to rescue its specificity, it is seen that the existing public policies are constantly subject to disruption and discontinuities, disregarding the need for a consistent policy for EJA, with resources to ensure conditions for its actual execution. In order to verify that this form of Primary / Secondary Education's Basic Education is constituted in public policy that rescues a right once denied, is also seeking to know the vision that the Municipal Secretaries of Education of the time (1990 to 2004) are on the work of the EJA in Ponta Grossa, in the period indicated. The reasons are intensifies when considering that in the council, the Education of Young Adults and has not been made, historically, in a study of production and teaching that there are few references to that theoretical oriented method of teaching.eng
dc.description.resumoO presente trabalho tem como propósito analisar as políticas públicas formuladas e desenvolvidas em nível nacional e local para a educação de jovens e adultos, partindo da análise do processo histórico de construção dessa modalidade educacional, do trinômio jovem/adulto – sociedade – direito, considerando o plano formal (legal) e real das políticas correspondentes ao período de 1990 a 2004. Seu objetivo é conhecer a história da Educação de Jovens e Adultos – EJA, a participação da sociedade civil e do Estado na construção dessas políticas para resgatar a sua especificidade, haja vista que as políticas públicas existentes estão constantemente sujeitas a ruptura e descontinuidades, desconsiderando a necessidade de existência de uma política consistente para a EJA, com recursos que garantam condições para a sua real efetivação. Com o intuito de verificar se essa modalidade de Ensino Fundamental e Médio da Educação Básica se constitui em política pública que resgata um direito outrora negado, busca-se também conhecer a visão que os Secretários Municipais de Educação da época (1990 a 2004) têm sobre o trabalho desenvolvido pela EJA em Ponta Grossa, no período indicado. A justificativa se intensifica ao se considerar que, no município, a Educação de Jovens e Adultos não tem se constituído, historicamente, num objeto de estudo da produção docente e que há poucas referências teóricas voltadas a essa modalidade de ensino.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:31:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EdicleiaAparecida.pdf: 596410 bytes, checksum: 323206ed6041b7d21bdf0e789f516202 (MD5) Previous issue date: 2008-03-31en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação de jovens e adultos - EJApor
dc.subjectpolíticas públicaspor
dc.subjectdireitopor
dc.subjectmodalidade de educaçãopor
dc.subjecteducationeng
dc.subjectyouth and adult - EJAeng
dc.subjectpublic policieseng
dc.subjectlaweng
dc.subjectform of educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePOLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PONTA GROSSA: PERÍODO DE 1990 A 2004por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
EdicleiaAparecida.pdf582.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.