Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1250
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Brandt, Célia Finck
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700553P5por
dc.contributor.advisor-co1Rosso, Ademir José
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703673P6por
dc.contributor.referee1Pavanello, Regina Maria
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780836A2por
dc.contributor.referee2Nogueira, Clelia Maria Ignatius
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787097Y9por
dc.creatorScortegagna, Glaucia Marise
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4192487P2por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:31:38Z-
dc.date.available2008-09-30
dc.date.available2017-07-21T20:31:38Z-
dc.date.issued2008-05-07
dc.identifier.citationSCORTEGAGNA, Glaucia Marise. A organização da prática educativa em geometria: Contribuições da teoria piagetiana. 2008. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1250-
dc.description.abstractThis research sought to establish inter-relations between the results of the studies of the Piaget and Inhelder to the perception and representation of space and the process of teaching of geometry; identify as children establish the spatial relationships of topological nature, and projective Euclidian and highlight the contributions of those studies. Therefore, we organize activities adapted from the work of Piaget and Inhelder (1993) “The representation of space in the child” and proposed to a group of children aged eight and nine years of a school hall of Ponta Grossa, in the state of Paraná. We use a interview, which provided data for the analysis, with regard to the arguments and justifications of the children. We assumed to contribute to the teacher with the teaching of geometry is important that he understands how children establish the spatial relationships in the physical world to relate this world with the geometric. Evidence was found emphasizing that knowledge of this theory by the teacher, he can help interpret the responses of children and propose activities that they are able to achieve, including the reasons for their difficulties; We can say that the inter-relationships found relate to the fact the spatial relationships established in the physical world, concern forms, and travel distances in all this is study of geometry. It also could identify the relationships established by the children, showing to what extent they relate to geometric knowledge.eng
dc.description.resumoEsta investigação buscou estabelecer inter-relações entre os resultados dos estudos piagetianos referentes à percepção e representação do espaço e o processo de ensino da Geometria; identificar como as crianças estabelecem as relações espaciais de natureza topológica, projetiva e euclidiana; e evidenciar as contribuições dos resultados dos referidos estudos piagetianos. Para tanto, organizamos atividades adaptadas da obra de Piaget e Inhelder (1993), “A representação do espaço na criança”, e as propusemos a um grupo de crianças com idades entre oito e nove anos, de uma escola municipal de Ponta Grossa, no estado do Paraná. Utilizamos a entrevista, que nos forneceu dados para as análises, no que diz respeito aos argumentos e justificativas das crianças. Partimos do pressuposto de que para o professor contribuir com o ensino da Geometria é importante que ele compreenda como as crianças estabelecem as relações espaciais no mundo físico para relacionar esse mundo com o geométrico. Evidências foram encontradas, ressaltando que o conhecimento dessa teoria, por parte do professor, pode contribuir para que ele interprete as respostas das crianças e proponha atividades que elas tenham condições de realizar, compreendendo os motivos de suas dificuldades. Podemos afirmar que as inter-relações encontradas se referem ao fato de que as relações espaciais estabelecidas no mundo físico dizem respeito a formas, distâncias e deslocamentos e tudo isso é objeto de estudo da Geometria. Também pudemos identificar as relações estabelecidas pelas crianças, evidenciando em que medida elas se relacionam com os conhecimentos geométricos.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:31:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Glaucia Marise.pdf: 2191981 bytes, checksum: ba42821b294837af6c0c6b305f2ac22f (MD5) Previous issue date: 2008-05-07en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectrelações espaciaispor
dc.subjectensino e aprendizagem de geometriapor
dc.subjectgeometriapor
dc.subjectspatial relationseng
dc.subjectlearning and teaching geometryeng
dc.subjectgeometry.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA organização da prática educativa em geometria: Contribuições da teoria piagetianapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Glaucia Marise.pdf2.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.