Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1252
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vale, Antonio Marques do
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702533Y8por
dc.contributor.advisor-co1Mainardes, Jefferson
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777713Y2por
dc.contributor.referee1Junqueira, Sergio Rogerio Azevedo
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760671H1por
dc.contributor.referee2Cerri, Luis Fernando
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791435E2por
dc.creatorBarbosa, Sueli Aparecida Bertol
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138487Y8por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:31:39Z-
dc.date.available2008-09-30
dc.date.available2017-07-21T20:31:39Z-
dc.date.issued2008-07-02
dc.identifier.citationBARBOSA, Sueli Aparecida Bertol. Pastoral da Criança: a non-formal political-educational practice. 2008. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1252-
dc.description.abstractTeaching practices integrate the universe of social practices and are part of all human groups. Pedagogy is focused on school teaching practices. However, school is not the only field of pedagogical action and investigation and researching every locus of pedagogical action broadens educational studies. This work investigates the Pastoral da Criança (PCç) social practice as political and teaching practice as well. PCç is an organ of social action which belongs to the Brazil Bishops National Conference (CNBB) and assists poor comunities, through voluntary work, instructing such comunities about health, nutrition, education and citizenship. The theory is based on concepts of non-formal education by Afonso (1989), Gohn (2001) and Libâneo (2007) and the Freirean Pedagogy. Regarding Freire's pedagogy the focus was on the analysis of dialogue categories, solidarity, awareness, oppressor, oppresed, oppression, banking education and problematizing education. The critics presented by Montaño (2003) regarding the role of State and ONGs (non-governmental organizations) in public policies guided the reflection about the PCç as public policy. Investigation comprised documental-bibliographic research of books, dissertations and thesis as well as field researh developed in Ponta Grossa Diocese. The methodology was based on Macedo (2000), mainly the Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial nas Ciências Humanas e na Educação (Critical and Multirreferential ethnoresearch in Human Sciences and Education). Open and semistructured interviews, as well as photos, video recording and observation with field diary recording were used as data collection tools. The aim of this research was to systematize the elements which are part of the Pastoral da Criança pedagogical proposal. Finally, this work presents a possible systematization of Pastoral da Criança Pedagogy, concludes that in the socio-educational practice of PCç Freire's Pedagogy appears between recreation and adaptation and considers the PCç as part of social public policies.eng
dc.description.resumoAs práticas educativas integram o universo das práticas sociais e estão presentes nos mais variados grupos humanos. A Pedagogia centra suas preocupações nas práticas educativas escolares. A escola, porém, não é o único campo da ação e investigação pedagógicas; trata-se de pesquisar os diversos locus da ação pedagógica possibilitando a ampliação da pesquisa educacional. Esta pesquisa investiga a prática social da Pastoral da Criança (PCç) enquanto prática política e educativa. A PCç é um organismo da ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e atua no atendimento às comunidades pobres, através do trabalho voluntário levando a essas comunidades orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania. O referencial teórico conta com dois pontos fulcrais: os conceitos de educação não-formal, dos autores Afonso (1989), Gohn (2001) e Libâneo (2007) e os pressupostos que constituem a Pedagogia Freireana. Para aprofundar os pressupostos da Pedagogia Freireana se centrou a análise nas categorias diálogo, solidariedade, conscientização, opressor, oprimido, opressão, educação bancária e educação problematizadora. A crítica elaborada por Montaño (2003) acerca do papel do Estado e das ONGs nas políticas públicas norteou a reflexão a respeito da PCç enquanto política pública. A investigação abrangeu uma pesquisa bibliográfico-documental que incluiu livros, dissertações e teses e uma pesquisa de campo realizada principalmente na Diocese Ponta Grossa. A metodologia da pesquisa se fundamentou nos estudos de Macedo (2000), especificamente na obra a Etnopesquisa crítica e multirreferencial nas Ciências Humanas e na Educação. Os instrumentos para a coleta de dados foram entrevistas abertas e semiestruturadas, fotos, filmagens e observação participante periférica com a prática do diário de campo. O objetivo da pesquisa foi sistematizar os elementos que compõem a proposta pedagógica da Pastoral da Criança. Finalmente, a pesquisa permitiu uma sistematização possível da pedagogia da Pastoral da Criança, concluiu que, na prática sócio-educativa da PCç, a Pedagogia Freireana está entre a recriação e a adaptação e autoriza considerar a PCç integrante das políticas públicas sociais.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:31:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sueli Aparecida Bertol.pdf: 5487828 bytes, checksum: 0c30666b4818ac6e39f3670fece6aba5 (MD5) Previous issue date: 2008-07-02en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpastoral da criançapor
dc.subjectpedagogia freireanapor
dc.subjectpolíticas públicaspor
dc.subjectpastoral da criançaeng
dc.subjectfreirean pedagogyeng
dc.subjectpublic policieseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePastoral da Criança: uma prática politico-educativa não-formalpor
dc.title.alternativePastoral da Criança: a non-formal political-educational practiceeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Sueli Aparecida Bertol.pdf5.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.