Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1259
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vale, Antonio Marques do
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702533Y8por
dc.contributor.referee1Manoel, Ivan Aparecido
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780029P7por
dc.contributor.referee2Cerri, Luis Fernando
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791435E2por
dc.creatorSantos, Irene da Silva Fonseca dos
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753871U1por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:31:40Z-
dc.date.available2008-11-24
dc.date.available2017-07-21T20:31:40Z-
dc.date.issued2008-03-27
dc.identifier.citationSANTOS, Irene da Silva Fonseca dos. Patrimonio histórico-cultural:leitura critica dos conceitos e suas implicações na prática escolar. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1259-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of critical analysis and reading of what, commonly is called as Historical Cultural Patrimony. The objectives were: the analysis of the concepts of power implicated with the questions about origin, representation and contradictory employment of the same reality; and to investigate the political and educational paths that are viable for the school to become the institution where children and youngsters may learn to preserve the Historical and Cultural Patrimony, to reinterpreted the past in a critical way and to make that each one and all's own space may be constructed in a collective manner. The choice of the tematic as well of the dialectic critical reference alike (School of Frankfurt), above all Adorno and Horkheimer, is that, in fact, moments of encounter, called by history and by art, may be alienated and fantasied by products of the cultural industry. For the most e, specially, for youngsters and children in school, it results necessary to pursuit the right to known history in a critical manner, to enjoy art works, without consent in the dangerous interpretation of the power elite. It's a bibliographic investigation, with the examination of oficial sources including etnography by realizing a field research with teachers in University and with teachers in Basic and Middle Learning in the public net, refering to the disciplines of History, Geography, Language and Turism. They answer to open questions, about the dynamics in the classroom and internal relations and planning politics for that the so called Historical Cultural Patrimony may be inserted in the curricular and school planning; The research halted with the problem of formal education refering to the patrimonial issue, according to the teachers answers, the Historical Cultural Patrimony constitutes the riches of a people e heritage for future generations. The proposition is that the critical analysis about each patrimonial element, and corresponding concept, not be operated only by an intelectual elite, and that education bases itself more intenselly in the critical usage of Patrimony in the scholar space, above all, with the participate elaboration of programs. The education does not accept the reproductive role of educational structures of domination and exploration. The analysis may indicate new and more democratic historical and political relations, taking the society to a concrete comprehension about historical and cultural patrimony, and closer to its interests.eng
dc.description.resumoEsta dissertação é o resultado da análise crítica e releitura do que, comumente se entende por Patrimônio Histórico-Cultural. Os objetivos foram: analisar os conceitos de Patrimônio, História e Cultura envolvidos nessa expressão e os jogos de interesses e poder implicados com as questões sobre origem, representações e empregos contraditórios da mesma realidade; e investigar os caminhos político-educacionais viáveis para que a Escola se torne a instituição onde crianças e jovens aprendam a preservar o Patrimônio Histórico-Cultural, a reinterpretar o passado de maneira crítica e a fazer que o espaço de cada um e de todos passe a ser construído de modo coletivo. Tanto a escolha do tema como do referencial dialético-crítico (Escola de Frankfurt); sobretudo Adorno e Horkheimer, é que, de fato, momentos de encontro, convocados pela história e pela arte, podem ser alienantes e de fetichizaçâo de produtos da indústria cultural. Para a maioria e, sobretudo, para jovens e crianças das escolas, resulta necessária reinvidicar o direito a conhecer história criticamente, a desfrutar das obras de arte, sem consentir na perigosa interpretação das elites de poder. É uma investigação bibliográfica, com exame de fontes oficiais inclui também a etnografia ao realizar-se uma pesquisa de campo com Professores do Ensino Superior e com Professores do Ensino Fundamental e Médio da rede pública, referente a disciplinas de História, Geografia, Letras e Turismo. Responderam a questões abertas, quanto à dinâmica da sala de aula e à política das relações internas e de planejamento para que o chamado Patrimônio-Histórico Cultural seja inserido no currículo e programas escolares. A pesquisa deparou com o problema da educação formal referente a questão patrimonial, conforme respostas dos professores, o Patrimônio Histórico-cultural constitui riqueza de um povo e herança para futuras gerações. A proposta é que a análise crítica sobre cada elemento patrimonial, e conceito correspondente, não seja operada apenas por uma elite intelectual, e que a educação se apóie mais intensamente no uso crítico do Patrimônio no âmbito escolar, sobretudo, com a elaboração participada de programas. A educação não aceita o papel de reprodutora de estruturas educacionais de dominação e exploração. A análise possibilita indicar novas relações históricas e políticas mais democráticas, levando a sociedade a uma compreensão concreta sobre o patrimônio histórico-cultural e mais próxima de seus interesses.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:31:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Irene da Silva.pdf: 521433 bytes, checksum: 684a7dcf0a0eb35d4785f0d26c270a7a (MD5) Previous issue date: 2008-03-27en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpatrimônio históricopor
dc.subjectculturapor
dc.subjectconceitopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectpoderpor
dc.subjecthistorical patrimonyeng
dc.subjectcultureeng
dc.subjectconcepteng
dc.subjecteducationeng
dc.subjectpowereng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePatrimonio histórico-cultural:leitura critica dos conceitos e suas implicações na prática escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Irene da Silva.pdf509.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.