Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1271
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Burak, Dionisio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703629P7por
dc.contributor.referee1Feller, Waldemar
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705626Z6por
dc.contributor.referee2Rosso, Ademir José
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703673P6por
dc.contributor.referee3Vale, Antonio Marques do
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702533Y8por
dc.creatorWagner, Rosemeire Rodrigues
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745186P4por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:31:43Z-
dc.date.available2009-06-25
dc.date.available2017-07-21T20:31:43Z-
dc.date.issued2006-03-31
dc.identifier.citationWAGNER, Rosemeire Rodrigues. A relação dos professores de matemática com o processo de transposição didática: apoios na interdisciplinaridade na contextualização e na complexidade do saber.. 2006. 105 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1271-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the conceptions of the Mathematics teachers related with the process of Transference of Didactical Knowledge – through the relationship inter-disciplines and contextualization – and the relation it establishes with the complexity of the knowledge. It’s also aimed to search theoretical basis towards the understanding of what the complexity, the inter-discipline and the contextualization of knowledge and the relationship of those queries with the process of didactical transference. It is hypothetically assumed that the Mathematics teacher by the high hyper-expertise of knowledge which he works and stuck in the Cartesian Paradigm doesn’t worry about his formation as an epistemic subject and ends for formulating concepts based in the common sense. As a result we have the strong difficulty to understand and establish the relationship among such conceptions, the acceptance of the knowledge as something moving constantly and the process of didactical transference. As a piece of the most relevant data it is assumed that the contextualization and the inter-discipline are not actions, but epistemic conceptions on which the process of didactical transference is based, through the complexity of the knowledge. And the contextualization is essential condition for the knowledge to be transferred from scientific to knowledge to be taught. To the teachers, however the contextualization of the knowledge is understood as relating the mathematical knowledge with their daily lives and complexity as something of difficult understanding. For example, the Mathematics.eng
dc.description.resumoA pesquisa objetiva investigar as concepções dos professores de Matemática quanto ao processo de Transposição Didática do Conhecimento – pelo viés da interdisciplinaridade e da contextualização – e relação que ele estabelece com a Complexidade do saber. Busca também fundamentação teórica para o entendimento do que é a complexidade, a interdisciplinaridade e a contextualização do conhecimento e a relação dessas questões com o processo de transposição didática. Tem-se por hipótese que o professor de matemática, pela alta hiperespecialização do saber que trabalha, e preso ao Paradigma Cartesiano não se preocupa com a sua formação enquanto sujeito epistêmico e acaba por formular conceitos pautados no senso comum. Disto resulta tamanha dificuldade em entender e estabelecer relação entre tais concepções, a resistência em aceitar o conhecimento do conhecimento em constante movimento e a ausência de reflexão sobre o processo de transposição didática. Como parte dos dados analisados temse que a contextualização e a interdisciplinaridade não são ações, mas concepções epistemológicas, nas quais se fundamenta o processo de transposição didática, pelo viés da complexidade do conhecimento. E a contextualização é condição essencial para que o conhecimento seja transposto de cientifico a conhecimento a ser ensinado. Para os professores, no entanto a contextualização do saber é entendido como relacionar o conhecimento matemático com seu cotidiano. A reflexão sobre o processo de Transposição Didática se fez totalmente ausente. E a complexidade como algo de difícil entendimento, complicado, como por exemplo, a matemática.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:31:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosemeire Wagner.pdf: 518120 bytes, checksum: 1688c54d72fdb742caddf18969cd66bc (MD5) Previous issue date: 2006-03-31en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcomplexidadepor
dc.subjectconhecimentopor
dc.subjectconhecimento matemáticopor
dc.subjectcontextualização, interdisciplinaridadepor
dc.subjecttransposição Didáticapor
dc.subjectcomplexityeng
dc.subjectknowledgeeng
dc.subjectmathematics knowledgeeng
dc.subjectcontextualizationeng
dc.subjectinter-disciplineseng
dc.subjectdidactical transferenceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA relação dos professores de matemática com o processo de transposição didática: apoios na interdisciplinaridade na contextualização e na complexidade do saber.por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Rosemeire Wagner.pdf505.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.