Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1272
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mion, Rejane Aurora
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703587U1por
dc.contributor.referee1Ventura, Paulo Cezar Santos
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788830D1por
dc.contributor.referee2Rosso, Ademir José
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703673P6por
dc.creatorSutil, Noemi
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4131457A6por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:31:43Z-
dc.date.available2009-06-25
dc.date.available2017-07-21T20:31:43Z-
dc.date.issued2006-02-23
dc.identifier.citationSUTIL, Noemi. A elaboração de propostas educacionais no ensino-aprendizagem de fisica: possibilidades e desafios para a formação de professores.. 2006. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1272-
dc.description.abstractThe aim of this work is to discuss some possibilities and challenges to Physics teachers' education with the developing of educational proposals. The educational proposal is presented as negotiated work, in a process of concepts and practices problem-posing with educational action research in an emancipatory way, in the basis of educational critical theory; the epistemological and socioIogiml aspects, which are negotiated in the educationa1 proposal developing, are specified and analyzed. The research was developed in the fourth and fifth degrees of Physics teachers' education, in Methodology and Practice of Physics I and li, 2004 and 2005, at Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR. The conception of research utilized is the educational action research in an emancipatory way; the precepts of ethnography approach were fotlowed to collect and analyze data. Data were collected by direct observation: written data in a 'field diary", following a route, and audio records; the written works, made by graduation students, has been also utilized in data analysis. Data anaiysis has been realized according to a route and utilizing the analysis of the negotiations between epistemological and sociological aspects. The discussed possibilities are the utilization of the analysis of negotiations as a tool to propose interpretations and the developing of a conception of science in construction. The principals challenges presented are the efíecting of collective and collaborative work in the leaming and teaching process, the necessity of structures in medium and graduation leve1 to the developing of educationat proposals and the passage of an ingenuous perception to a critica[ perception as result of an adequate discussion of Physical knowledge.eng
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo discutir algumas possibilidades e desafios para a formação de professores de Física com a elaboração de propostas educacionais. A proposta educacional é apresentada como obra negociada, em um processo de problematização de conceitos e práticas com a vivência da investigação-ação educacional de perspectiva emancipatória, tendo como base a teoria crítica da educação; os aspectos epistemológicos e sociológicos negociados na elaboração de propostas educacionais são especificados e analisados. A pesquisa foi desenvolvida no quarto e quinto anos do curso de Licenciatura em Física, nas disciplinas Metodologia e Prática de Ensino de Física I e II, anos de 2004 e 2005, na Universidade Estadual de Ponta Grossa – PR. A concepção de pesquisa utilizada foi a investigação-ação educacional de perspectiva emancipatória, sendo que para a coleta e análise dos dados foram seguidos os preceitos de abordagem etnográfica. Os dados foram coletados por meio de observações diretas: registros escritos em “diário de campo”, seguindo um roteiro, e gravações em áudio; trabalhos escritos elaborados pelos alunos de graduação também foram utilizados na análise de dados. A análise de dados foi realizada conforme roteiro e utilizando a análise das negociações entre aspectos epistemológicos e sociológicos. As possibilidades discutidas são: a utilização da análise das negociações como ferramenta para proposição de interpretações e o desenvolvimento de concepção de ciência em construção. Os principais desafios apresentados são: a efetivação do trabalho coletivo e colaborativo no processo de ensino-aprendizagem, a necessidade de estruturas no ensino médio e superior para a elaboração de propostas educacionais e a passagem de uma percepção ingênua para uma percepção crítica a partir da discussão adequada dos conhecimentos de Física.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:31:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Noemi Sutil.pdf: 3553361 bytes, checksum: 29b0f6e88a01a8a8cb42559a47429e82 (MD5) Previous issue date: 2006-02-23en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação de professores de fisicapor
dc.subjectensino-aprendizagempor
dc.subjectproposta educacionalpor
dc.subjectnegociaçõespor
dc.subjectinvestigação-educacionalpor
dc.subjectphysics teacher´s educationeng
dc.subjectlearning and teaching process. educational proposaleng
dc.subjectnegotiationeng
dc.subjecteducation action researcheng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA elaboração de propostas educacionais no ensino-aprendizagem de fisica: possibilidades e desafios para a formação de professores.por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Noemi Sutil.pdf3.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.