Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1274
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Por uma educação turística: um conceito em construcao.
metadata.dc.creator: Camargo, João Paulo
metadata.dc.contributor.advisor1: Berger, Maria Virginia Bernardi
metadata.dc.contributor.referee1: Ditzel, Carmencita de Holleben de Mello
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Marcos Aurélio Tarlombani da
metadata.dc.description.resumo: Este estudo trata das relações entre Turismo e Educação com a intengão de contribuir para a construção do conceito de "Educação Turística". As questões que norteiam a busca da compreensão desse conceito são: que transformações vêm ocorrendo no conceito de turismo; como podem ser definidas, pedagogicamente, as relações entre Turismo e Educação; quais concepções sobre Turismo estão presentes nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação em Turismo e nos livros didáticos de geografia; quais concepções estão presentes nas representações de professores(as) e alunos(as) e, se o temo Educação Turística traduz mudança de concepção. O estudo foi realizado na cidade de Ponta Grossa - Pr, junto a alunos(as) de quatro escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio e 46 professores(as) de Geografia. 0 s resultados revelam que no âmbito acadêmico, o conceito de Turismo esta realmente em transformação no sentido de inclusáo da perspectiva sociológica a econômica em decorrência da visão de mundo fortemente anunciada nesse inicio de século, a qual pode ser denominada como "desenvolvimento sustentável". Contudo, seu sentido restrito de enfoque econômico ainda prevalece nos livros didáticos, valor de uso e atividades de lazer nas representações de professores(as) e alunos(asj, bem como nas Diretrizes Curriculares. Concluiu-se que as relações entre Turismo e Educação, definida pedagogicamente como Educação Turística, está em construção na literal ura acadêmica da Area, nas recentes reform ulações dos cursos de geografia e técnicos em Turismo e em iniciativas isoladas de alguns poucos professores por meio de elaboração de projetos específicos.
Abstract: This study is concerning the relations between Tourism and Education with the purpose of contributing for the concept construction of 'Tourist Education". The points which lead the search of the comprehension of the Tourist Education concept are: what transformations have been happening in the tourism concept, how the relations between Tourism and Education can be defined in a pedagogical way, which conceptions about Tourism are present in the guiding syllabis of the graduation courses in Tourism and in the teaching Geography books, wich conceptions are present in the teachers's and students's representations and if the tem Tourist Education rneans a change ofconception. The study was held in Ponta Grossa city - Pr, with students of four public Elementaty and High schools and 46 Geography teachers. The results reveal that in the academic area the concept of Tourism is really in transformation in the meaning of inclusion of the sociological to the economical perspective due to the world vision sirongly announced in the century begining that can be named as "sustainble development". However, its limited meaning of economical focus still prevails in the teaching books, use value and leisure activities in the teachers's and students's representations, as well as in the guiding syllabus. It's concluded that the relations between Tourism and Education, defined pedagogically as Tourist Education is in construction in the academic literature area, in last reformulation of the Geograplhy courses and technicians in tourism and in isolated initiatives of fewer teachers through the elaboration of specific projects.
Keywords: turismo
educação turística
geografia
representações
tourism
tourist education
geography
representations
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: CAMARGO, João Paulo. Por uma educação turística: um conceito em construcao.. 2005. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1274
Issue Date: 12-Dec-2005
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
JOAO PAULO CAMARGO.pdf2.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.