Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1275
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Cerri, Luis Fernando
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791435E2por
dc.contributor.referee1Martins, Maria do Carmo
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706702Z8por
dc.contributor.referee2Larocca, Priscila
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778114J6por
dc.contributor.referee3Santos, Andrea de Paula dos
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792885P1por
dc.creatorFerreira, Angela Ribeiro
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753310T9por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:31:43Z-
dc.date.available2009-06-29
dc.date.available2017-07-21T20:31:43Z-
dc.date.issued2005-11-10
dc.identifier.citationFERREIRA, Angela Ribeiro. Representações da História das mulheres no Brasil em livros didáticos de História. 2005. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1275-
dc.description.abstractThe main subject of the research is about the didactic mediation of lhe daily and academic knowledge, in relation to Women History, at the rnaking and utilization of the didactic books. It tries to answer how, if and how much of women social demands for equal representation and lhe possibilities resulted from academic research about the subject are found in History didactic books of 5" to 8" degree of the elementary school. In the last decade, the production about Women History in Srazil was large, but the new historical research perspective, with new objecls and approach considering forgotten agents, is slowly included in didactic production. In most of didactic books, great part of the texts still emphasizes political and economic aspects; although there is recognition of how important is the historiographic debate about women, this usually comes in complementary texts, separated from the main text. Based on historical knowledge about women and social representations theory, the analysis of the didactic History books shuws that new historiographic debates are put aside in the books content choice process. In order to fom the historical conscience, main History teaching objective, women must see themselves as subject in History. This work aríses the discussion of these elements, face to its urgent consideratian need to form personal and political identities suitable to the current stage of practices and social and juridical recognition of the women rights.eng
dc.description.resumoO problema central da pesquisa diz respeito a mediação didática dos saberes cotidiano e acadêmico relativos a História das Mulheres, que se efetiva na elaboração e utilização dos livros didáticos. Procura-se responder como, se e ate que ponto as demandas sociais por representação igualitária das mulheres e as possibilidades originadas da pesquisa acadêmica sobre o assunto encontram correspondência nos livros didáticos de História de 5" a Ba séries do ensino fundamental. Na última década, a produção em História das Mulheres no Brasil foi intensa, mas a nova perspectiva de pesquisa histórica, com novos objetos e novas abordagens, que contempla os sujeitos antes esquecidos pela História, é incluída muito lentamente na produção didática, na qual a mediaqão desse saber histórico I desenvolve um ritmo próprio. Nos livros didáticos, a maior parte dos textos continua dando ênfase ao político e ao econõmico; embora se reconheça a existência e a importância da discussão historiográfica sobre as mulheres, esta aparece via - de - regra em textos complementares, separados do corpo principal do texto. A analise dos livros didáticos de História utilizados nas escolas públicas do pais, com base no conhecimento histórico sobre as mulheres e a teoria das representações sociais, deixa claro que as novas discussões historiográficas não fazem parte da escolha de conteúdos dos livros. Para atingir o objetivo do ensino de História de formar a consciência histórica, as mulheres têm que começar a se ver na História como sujeito. O presente trabalho coloca em discussão esses elementos, diante da necessidade da sua urgente consideração para a formação de identidades pessoais e políticas que condigam com o atual estágio das praticas e reconhecimentos juridico e social dos direitos referentes a condiqão feminina.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:31:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Angela Ribeiro Ferreira.pdf: 3500370 bytes, checksum: 8b361500dee02863d91e23d7549ff641 (MD5) Previous issue date: 2005-11-10en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória das mulherespor
dc.subjectlivro didáticopor
dc.subjectmediação didáticapor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectWomen historyeng
dc.subjectdidactic bookeng
dc.subjectdidactic mediationeng
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleRepresentações da História das mulheres no Brasil em livros didáticos de Históriapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Angela Ribeiro Ferreira.pdf3.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.