Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1276
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Práticas de língua portuguesa no ensino fundamental: a leitura, a produção de textos e a análise lingüística numa concepção sócio-interacionista
metadata.dc.creator: Chincoviaki, Luzia Rita
metadata.dc.contributor.advisor1: Sozim, Mirian Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Sella, Aparecida Feola
metadata.dc.contributor.referee2: Roman, Elodia Constantino
metadata.dc.contributor.referee3: Dolinski, José Tadeu
metadata.dc.description.resumo: O trabalho objetiva refletir sobre algumas concepções epistemológicas de estudiosos sobre a linguagem: objeto de estudo da Lingüistica. Consta nesta dissertação um breve retrospecto das concepções de linguagem nas décadas de 70 e 80 e a influência das teorias mais recentes como a Linguistica Textual, a Sociolingüística e a Analise do Discurso, na atuação dos professores de Língua Portuguesa. As depreensões do texto coflguram uma abordagem sociointeracionista em que todo conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações, teoria postulada por Vigotsky. As idéias também são fundamentadas em Bakhtin, para quem a verdadeira substância da linguagem é constituída pelo fenomeno social de interação verbal, realizada pela enunciação ou enunciações.Também apresenta á analise dos questionários e das entrevistas com relação às práticas de linguagem desenvolvidas por professores de Lingua Portuguesa, nos eixos da leitura, escrita e análise lingüistica, no Ensino Fundamental (5 a 8 série), em Escolas Estaduais de Ponta Grossa.
Abstract: This work aims to discuss about some epistemological conceptions fiom researchers on language: the object of study of Linguistics. On this dissertaiion, a brief retrospect of language conceptions ira the 70 and 80, as well as the influence of more recent theories such as Textual Linguistics, Sociolinguistics and Speech Analysis on the performance of Portuguese Language teachers are found. The comprehensions of the text are a social-interaction approach in which all knowledge is socially buit in the relationship field a theory that is proposed by Vigotsky. The ideas are also based on Bakhtín, for whom the true substance of language is constituted by the social phenomenon of verbal interaction, conducted by enunciation or enunciations. It also presents the analysis of surveys and interviews in relation to the practices of language developed by Portuguese Language teachers, in the axis of reading, writing and linguistic analysis in the Elementary School(5 to 8 grade) in Public Schools of Ponta Grossa.
Keywords: praticas pedagogicas
leitura
produção textual
analise linguistica
socio-interacionismo
pedagogical practices
reading
text production
linguistic analysis
social interaction
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: CHINCOVIAKI, Luzia Rita. Práticas de língua portuguesa no ensino fundamental: a leitura, a produção de textos e a análise lingüística numa concepção sócio-interacionista. 2005. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2005.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1276
Issue Date: 30-Sep-2005
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Luzia Rita.pdf2.75 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.