Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1284
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O ensino da hist?ria recente no Uruguai (2004-2008)- as quest?es da laicidade e da disciplina Hist?ria
metadata.dc.creator: Cavanna, Federico Alvez
metadata.dc.contributor.advisor1: Cerri, Luis Fernando
metadata.dc.contributor.referee1: Finocchio, Silvia
metadata.dc.contributor.referee2: Duarte, Geni Rosa
metadata.dc.contributor.referee3: Saveli, Esméria de Lourdes
metadata.dc.description.resumo: Em 2004, o Frente Amplio (coaliza??o de partidos e movimentos de esquerda) venceu as elei??es parlamentares e presidencial no Uruguai. Uma das primeiras mudan?as foi uma revis?o do per?odo militar, tanto nos aspectos jur?dicos, incluindo os direitos humanos, quanto no aspecto educacional, ou seja, o ensino escolar sobre a ditadura entrou para a ordem do dia, e com ele as vantagens e problemas do ensino da hist?ria recente. A partir das motiva??es e dificuldades que surgiram para a incorpora??o do ensino da hist?ria recente no Uruguai, discutese a no??o de laicidade ? de largo uso no debate p?blico ? como um dos condicionantes mais fortes que dificultam uma renova??o da did?tica da hist?ria. O objetivo principal ? compreender as caracter?sticas e o funcionamento do uso da no??o de laicidade no que se refere ao ensino de Hist?ria. Para esse campo da educa??o, existem diferentes vis?es e usos da ?disciplina hist?ria? e seus processos de ensino aprendizagem, julgados adequados ou n?o conforme o posicionamento do sujeito quanto ? quest?o da laicidade. Com o recurso ? an?lise documental e ? produ??o e interpreta??o de entrevistas escritas, foram analisados dois grupos de sujeitos envolvidos nesse debate. Por um lado os pol?ticos dos partidos tradicionais (Blancos e Colorados) a partir de seus depoimentos parlamentares e jornal?sticos e por outro os professores de hist?ria, dentre os quais foram entrevistados 15 docentes no decorrer do atual ano. Os principais referentes te?ricos utilizados s?o os escritos sobre consci?ncia hist?rica e did?tica da hist?ria de J?rn R?sen (2001, 2007, 2007b) e as an?lises sobre as rela??es com o saber que realiza Bernard Charlot (1986, 2001, 2005, 2006). A renova??o no ensino da hist?ria em geral que representa a chegada da hist?ria recente nas aulas fica em boa medida condicionada pela indefin?vel no??o de ?violar a laicidade?. Constatou-se que o sentido original da no??o -vinculado com evitar o ensino de dogmas religiosos nas aulas - acha-se totalmente modificado por um ?formato pol?tico? que une essa no??o com a ideia de um ensino objetivo e neutro. Por sso mesmo o ?uso? do conceito de laicidade resultou ser a chave para adentrar as an?lises nos diferentes ?usos da hist?ria ensinada? e sobre a vis?o que se tem ?de? e ?desde? os diferentes sujeitos que comp?em o processo de ensino-aprendizagem (exceto os estudantes, que n?o integraram esta pesquisa). Por um lado os pol?ticos tradicionais consideram ?laica?, e por isso mesmo aceita, uma hist?ria sem conflitos - linear, nacionalista e liberal (e, claro, objetiva e neutra) que respeite a suposta ?tabula rasa? que representaria o estudante. Os professores se dividem entre os que temem problemas por confrontar essa vis?o ?aceita socialmente? da laicidade (e terminam por ?institucionalizar-se? aceitando essas regras para o ensino) e outros que visualizam uma armadilha na pretendida objetividade ou neutralidade. A relev?ncia desta pesquisa est? em identificar a laicidade como uma no??o ao mesmo tempo indefin?vel e sutilmente condicionadora das pr?ticas, sujeitos e saberes para o ensino da hist?ria no Uruguai. A investiga??o permite propor uma revis?o da no??o de laicidade, no sentido de manter seu papel de defini??o de um espa?o p?blico, mas garantindo crit?rios que tamb?m sejam p?blicos, ou seja, constru?dos intersubjetivamente.
Abstract: At 2004, the Frente Amplio (left parties and movements coalition) won the parliamentary and presidential elections. One of the first changes was a revision of the military period, in the juridical aspects, including human rights, and also in the educational aspect, that is, the scholar teaching about dicatatorship has entered in the agenda, and with it the advantages and problems of the teaching of recent history. From the motivations and difficulties that emerged to the incorporation of the teaching of recent history at Uruguay, the notion of ?laicidade? (laity) ? of large usage on the public debate ? as one of the strongest conditionants who grow difficult the history didactics renewing. The main objective is to understand the characteristics and working of the usage of the ?laicidade? notion, on what it refers to the history teaching. To this field of the education, there are different visions and usages of the ?history as scholar subject? and its teaching and learning processes, that are considered adequated or not according to the individual position about the theme of the ?laicidade?. With resource to documental analysis and to the production and interpretation of written interviews, it was analysed two groups of individuals involved in this debate. At a side, the politicians of the tradicional political parties (Blancos and Colorados), from their parliamentary and journalistic speeches; at the other side, the history teachers, from among were interviewed 15 teachers during the actual year. The main theorical references were the texts on historical consciousness and history didactics of J?rn R?sen (2001, 2007, 2007b) and the analysis about the relationships with the knowledge done by Bernard Charlot (1986, 2001, 2005,2006). The renewing of the history teaching in general, that represents the arrival of recent history at the classrooms stays conditioned by the indefinable notion of ?violate laicy? (violar a laicidade) in a big proportion. It was constated that the original meaning of the notion - linked to avoiding the teaching of religious dogmas in the classes ? is completely changed by a ?political shape? that unites this notion with the idea of a objective and neutral education. Because of this, the ?usage? of the laicy concept revealed to be a key to enter the analysis in the different ?usagens of teached history? and over the vision that is got ?about? and ?from? the different individuals that make the teaching and learning process (except the students that were no part of this research). By a side, the politicians consider ?laic? and, because of this, accepted, a history without conflicts ? lineal, nationalist and liberal (and, of course, objective and neutral) that honour the supposed tabula rasa that the student would represent. The teachers divide in whose fear problems caused in the confrontation of those ?social accepted? rules (and ends ?institucionalizing? themselves accepting those rules) and the ones who see a trap in the desired objectivity or neutrality. The prominence of this research is at identifying the ?laicidade? as a notion at the same time indefiniable and insindiously condicionater of the practices, individuals and knowledges to the history teaching in Uruguay. The research allows proposing a revision of the ?laicidade? notion, in the meaning of maintaining this role of definition of a public space, but pledging criteria that can also be public, that means, intersubjectively constructed.
Keywords: did?tica da hist?ria
usos da hist?ria
laicidade
hist?ria recente
identidades sociais
history didactics
history usages
laicy
recent history
social identities
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: CAVANNA, Federico Alvez. O ensino da hist?ria recente no Uruguai (2004-2008)- as quest?es da laicidade e da disciplina Hist?ria. 2009. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1284
Issue Date: 10-Feb-2009
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Federico Alvez Cavanna.pdf1.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.