Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1286
metadata.dc.type: Dissertação
Title: REPRESENTAÇÕES DE JUSTIÇA DOS ALUNOS DO 5◦ ANO DO CURSO DE DIREITO DA UEPG A PARTIR DA ANÁLISE DO SISTEMA DE COTAS RACIAIS
metadata.dc.creator: Tavarnaro, Vanessa Gnata
metadata.dc.contributor.advisor1: Cerri, Luis Fernando
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Lucia Cortes da
metadata.dc.contributor.referee2: Larocca, Priscila
metadata.dc.contributor.referee3: Campos, Névio de
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação empreende reflexões acerca das representações de justiça, subjacentes ao sistema de cotas raciais para ingresso ao ensino superior, presentes nos discursos dos acadêmicos de Direito da UEPG. Compreende-se que, a maioria dos cursos de Direito tem apresentado representações formais de justiça em seu processo de ensino-aprendizagem. Esse fato tem dificultado a formação de um acadêmico com uma visão sensível à realidade, e, se repercutido na constituição da identidade social e política dos juristas. A fim de identificar as representações de justiça que perpassam a formação do bacharel, faz-se uso do sistema de cotas raciais. Sendo assim, o presente estudo traz como objetivos: a) identificar as representações sociais de justiça subjacentes ao sistema de cotas raciais; b) analisar as representações de justiça na formação dos futuros bacharéis; c) identificar características das consciências históricas ligadas a esta formação de nível superior; d) contribuir com diretrizes para a formação do aluno de Direito a partir de uma perspectiva valorativa do Direito, em que aspectos históricos, culturais, econômicos, políticos e sociais sejam identificados pelos estudantes de Direito como aspectos que lhe dão existência. As representações sociais foram coletadas com a aplicação de um instrumento metodológico na forma de questionário aberto, escrito, constituído por um agravo de instrumento sobre cotas raciais para acesso à universidade. O questionário foi aplicado a formandos de Direito da UEPG no ano de 2008. O estudo faz uso da Teoria das Representações Sociais e da Consciência Histórica. Após a análise dos dados,observa-se que, dentre 84 respondentes, 65 acadêmicos assumem sua contrariedade ao sistema de cotas raciais sob o viés da isonomia formal. Com base nas justificativas escritas pelos alunos, podese deduzir a predominância de representação formal de justiça nos discursos dos acadêmicos no que se refere à análise do sistema de cotas raciais. Um dos motivos que tem acarretado essa situação é a existência de um processo tecnicista de ensino do Direito. Há a necessidade de maiores esforços no sentido de uma formação que permita ao profissional um olhar informado, crítico e sensível à realidade cultural e social do país, para que a operacionalização do Direito não se dê dentro de um formalismo inócuo em relação ao complexo meio social no qual se insere. Como se trata de assunto referente à interpretação do passado, na medida em que a reserva de vagas visa reparar o que se interpreta como injustiças históricas, optou-se por trabalhar com o conceito de consciência histórica de Rüsen, que pode ser sumariamente descrita como os processos mentais de atribuição de significado ao tempo. No que se refere às características das consciências históricas, 57 acadêmicos, dentre 86 respondentes, percebem reflexos da discriminação racial no tempo presente, e são capazes de olhar a realidade da escravidão e do racismo em bases críticas, sem repetir discursos canônicos como o da leniência da escravidão brasileira ou da democracia racial. Porém, apesar da competência técnica em lidar com o saber histórico, observa-se que a maioria dos pesquisados não sustenta seu discurso histórico no princípio da igualdade material.
Abstract: The current dissertation leads to reflections regarding the justice representations, linked to the racial quotas system for the admission into the University, present in the speeches made by the Law undergraduates from UEPG. It is understood that, most Law courses have presented formal representations of justice in its teaching-learning process. This fact has made the formation of the undergraduate with a sensitive view towards reality more difficult, and, it has been reflected in the graduation of the lawyers and affecting the constitution of the social and political identity of the Jurists.In order to identify the justice representations which go beyond the lawyer graduation, it becomes necessary the use of the racial quotas system. Having said that, the present study has as objectives: a) identify the social justice representations linked to the racial quotas system; b) analyze the justice representations in the new Lawyers graduation; c) identify characteristics of the historical conscience linked to this superior level formation; d) contribute with directives for the Law student from a valued Law perspective, in which cultural, economic, political and social aspects are identified by Law students as aspects which give them existence. The social representations were collected with the application of a methodological tool as an open, written questionnaire, constituted of an interlocutory tool about racial quotas system for access to University. The questionnaire was applied to the Law undergraduates from UEPG in 2008. The study uses the Theory of Social Representations and Theory of Historical Conscience. After the data analysis, it´s observed that, among the 84 respondents, 65 academics confess their position against the racial quotas system under the formal isonomy view. Based on the reasons written by the students, we can suppose the predominance of formal representation of justice in the academics speeches, referring to the analysis of racial quotas system. One of the reasons which has led to this situation is the existence of a technicist process of Law teaching. There is the necessity of greater efforts for a graduation which allows the professional to have an informed, critical and sensitive view towards social and cultural reality of the country, so that the operationalization of Law doesn´t take place in an inner formalism in relation to the social medium in which it is inserted. As it is about a matter related to the interpretation of past, since the reservation of vacancies aims to fix what it is interpreted as historical injustice, it was chosen to work with the concept of historical conscience of Rüsen, which can be strongly described as the mental processes of attribution of meaning to the time. Regarding the characteristics of historical conscience, 57 students, among the 86 respondents, noticed reflexes of racial prejudice in the current time, and are capable of looking at the reality of slavery and racism in critical basis, without repeating canonic speeches like the lenience of Brazilian slavery or racial democracy. However, despite the technical competence in dealing with the historical knowledge, it is observed that most of the students asked do not sustain their historical speech in the principle of material equality.
Keywords: justiça
cotas raciais
representações sociais
consciência histórica
justice
racial quotas
social representation
historical conscience
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: TAVARNARO, Vanessa Gnata. REPRESENTAÇÕES DE JUSTIÇA DOS ALUNOS DO 5◦ ANO DO CURSO DE DIREITO DA UEPG A PARTIR DA ANÁLISE DO SISTEMA DE COTAS RACIAIS. 2009. 221 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1286
Issue Date: 8-Jul-2009
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
VANESSA GNATA TAVARNARO.pdf935.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.