Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1290
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nascimento, Maria Isabel Moura
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765722E2por
dc.contributor.referee1Araujo, José Carlos de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787936D6por
dc.contributor.referee2Subtil, Maria José
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707744H9por
dc.contributor.referee3Dalarosa, Adair Angelo
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708911U4por
dc.creatorZanlorenzi, Claudia Maria Petchak
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4131825Z9por
dc.date.accessioned2017-07-21T20:31:47Z-
dc.date.available2007-03-13
dc.date.available2017-07-21T20:31:47Z-
dc.date.issued2006-11-23
dc.identifier.citationZANLORENZI, Claudia Maria Petchak. Estado, ideologia e educação no jornal "Tribuna dos Municípios" de Irati-PR (1954-1959). 2006. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1290-
dc.description.abstractThe present study refers to the research conducted in the Post-graduation course at UEPG with the theme State, Ideology and Education in the "Tribuna dos Municípios" from Irati (1954-1959). This study it had as a general objective: to analyze the relation between the State and the Education through the articles published in the periodical Tribuna dos Municipios from Irati - PR, within the period from 1954 to 1959. In the course of the inquiry it is investigated how the periodical expresses on the education and it is also analyzed the interests of the social groups on the education, as well as the ideological links present in the topics on the education propagated by the periodical. To do so, the analysis of the present study had as approach the historical materialism, because it provides a vision of totality, interconnection of facts and contextualization, as also allows emphasizing the historical dimension of the social processes.The methodological procedure adopted in the research was the assessment and classification of articles in the periodical, owned by the House of the Culture in Irati that had the education as central axle. Complete copies of these articles were made, digitalized and organized in a specific data base to the research and then they were analyzed. The research is divided in 3 chapters: The Ideology, State and newspaper (1950); Education in the 1950’s through the periodical Tribuna dos Municípios, and, The newspaper Tribuna dos Municípios and the most focused themes. The research allowed a better understanding on the power of the ideology of the bourgeois State and its continuity, from the typical contradictions of a liberal society, that was affirming itself, in which the education and the press had been a stage for this hegemony.eng
dc.description.resumoO presente trabalho refere-se à pesquisa do curso de Pós-Graduação da UEPG com o tema Estado, Ideologia e Educação na “Tribuna dos Municípios” de Irati (1954-1959). Este estudo teve por objetivo geral analisar a relação entre o Estado e a Educação através dos artigos publicados no jornal Tribuna dos Municípios de Irati – PR, no período de 1954 a 1959. No percurso da investigação, procurou-se investigar como o jornal expressa sobre a educação; analisar os interesses dos grupos sociais sobre a educação, como também analisar as vinculações ideológicas presentes nas matérias sobre a educação, veiculadas pelo jornal. Para tanto, a análise do presente estudo teve como enfoque o materialismo histórico, pois o mesmo proporciona uma visão de totalidade, interconexão de fatos e contextualização, como também permite enfatizar a dimensão histórica dos processos sociais. O procedimento metodológico adotado na pesquisa foi a coleta e classificação de reportagens de jornais, pertencentes à Casa da Cultura de Irati, que tiveram a educação como eixo central. Foram feitas cópias na íntegra das reportagens, digitalizadas e organizadas em um banco de dados específico à pesquisa, para então serem analisadas. A pesquisa está dividida em 3 capítulos: A Ideologia, Estado e Jornal (1950), A Educação na década de 50 e O Jornal Tribuna dos Municípios e os temas mais enfocados. A pesquisa permitiu uma melhor compreensão do poder da ideologia do Estado burguês e a sua continuidade, a partir das contradições típicas de uma sociedade liberal, que vinha se afirmando, na qual a educação e a imprensa foram palco para esta hegemonia.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T20:31:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 claudia.pdf: 19288997 bytes, checksum: 52e860ff4e06348bd167a7692aa6a558 (MD5) Previous issue date: 2006-11-23en
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUEPGpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectestadopor
dc.subjectideologiapor
dc.subjectimprensapor
dc.subjecteducationeng
dc.subjectstateeng
dc.subjectideologyeng
dc.subjectpresseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEstado, ideologia e educação no jornal "Tribuna dos Municípios" de Irati-PR (1954-1959)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
claudia.pdf18.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.