Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1291
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A VISÃO DOS FORMADORES SOBRE A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA NO CONTEXTO DAS REFORMULAÇÕES CURRICULARES
metadata.dc.creator: Pinho, Bárbara Bianca Bronzo de
metadata.dc.contributor.advisor1: Larocca, Priscila
metadata.dc.contributor.referee1: Passos, Laurizete Ferragut
metadata.dc.contributor.referee2: Rosso, Ademir José
metadata.dc.contributor.referee3: Saveli, Esméria de Lourdes
metadata.dc.description.resumo: Este estudo trata da formação do pedagogo no contexto das reformulações curriculares nacionais, tendo como objetivos: analisar a formação do pedagogo no contexto das reformulações curriculares das licenciaturas; analisar como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de professores da Educação Básica, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia e o Projeto Pedagógico de um Curso expressam uma perspectiva crítica na formação docente do pedagogo; conhecer o processo de elaboração do Projeto Pedagógico de Curso e as principais mudanças realizadas nos mesmos e investigar a compreensão de professores e coordenadores sobre a formação do pedagogo. Esta pesquisa integra um projeto de pesquisa mais amplo financiado pelo CNPq intitulado “Ensino e aprendizagem da Competência Docente em Licenciandos no contexto das mudanças nos cursos de Licenciatura”, que é realizado pelo programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, cujos procedimentos de coleta de informações são fundamentados na pesquisa documental e em entrevistas semi-estruturadas com formadores do curso pesquisado. As informações coletadas foram submetidas à análise e confrontadas com os referenciais teóricos da Pedagogia Crítica, a partir das contribuições de Giroux, Contreras e Freire. Obtivemos nove unidades de análise: a relação teoria e prática; a pesquisa como elemento essencial na formação de professores; o aligeiramento da elaboração do PPC; a descontinuidade da participação dos formadores; a indefinição da identidade do curso e a estruturação curricular; a ausência das escolas na elaboração do PPC; a formação crítica e suas diferentes concepções; um curso mais articulado; as condições institucionais. Como conclusão das informações analisadas, confirmamos a necessidade de se pensar na formação crítica do pedagogo sendo almejada pelo coletivo dos formadores e fundamentada em perspectivas emancipatórias, que possibilitem uma leitura de mundo e uma leitura da escola ao pedagogo.
Abstract: This study talks about the critic formation of the educator in the context of national curricular reformulations, having as aims: analyze the critical formation of the educator in the context of teaching subjects reformulations; analyze the National Curricular Directives for Elementary Education, the National Curricular Directives for Pedagogy Course and the Pedagogic Project of a course, which expresses the critic formation in the teaching graduation; know the process of elaboration of the Pedagogical Project of the course and the main changes carried out as well as investigate the comprehension of teachers and coordinators about the critic formation of the educator. This research is part of a wider study project sponsored by CNPq entitled “Learning of the Teaching Competence in Licentiates in the context of changes in the Teaching Courses”, which is done by the program of Post-Graduation in Education – Mastership, from the State University of Ponta Grossa. The methodological approach of the research is qualitative, whose procedures of information collection are based on the documental researches and on semi-structured interviews with the ones responsible for the formation of the chosen course. The collected data was taken to analysis and confronted with the theorical referentials of the Critic Pedagogy, from the contributions of Giroux, Contreras and Freire. We obtained nine analysis units: the relation theory and practice; the research as essential element in the teachers´ graduation; the speeding of PPC elaboration; the discontinuity of participation of the professors; the non-definition of the course identity and the curricular structure; the absence of schools in the PPC elaboration; the critic formation and its different conceptions; a more articulated course; the institutional conditions. Summing up the analyzed information, we confirmed the necessity of thinking about the critic formation of the educator being desired by the collective educators and based on emancipator perspectives, which enable reading of the world and some reading of the school to the educator.
Keywords: formação do pedagogo
Diretrizes Curriculares Nacionais, letramento docente
Pedagogia
formation of the educator
National Curricular Directives
teaching literacy
Pedagogy
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: PINHO, Bárbara Bianca Bronzo de. A VISÃO DOS FORMADORES SOBRE A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NUMA PERSPECTIVA CRÍTICA NO CONTEXTO DAS REFORMULAÇÕES CURRICULARES. 2009. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1291
Issue Date: 14-Aug-2009
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
BarbaraBianca.pdf768.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.