Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1299
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Intelectuais, modernidade e discurso educativo no Jornal “Diário dos Campos” (1907-1928).
Other Titles: INTELLECTUALS, MODERN TIMES AND EDUCATIONAL DISCOURSE IN THE “DIÁRIO DOS CAMPOS” NEWSPAPER (1907-1928)
metadata.dc.creator: Souza, Eliezer Felix de
metadata.dc.contributor.advisor1: Campos, Névio de
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Carlos Eduardo
metadata.dc.contributor.referee2: Suasnábar, Claudio
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação analisa a recepção do debate educativo nacional no jornal Diário dos Campos, privilegiando compreender a participação dos intelectuais pontagrossenses (Jacob Holzmann, Hugo Mendes de Borja Reis e José Cadilhe), na divulgação das ideias educativas. Este percurso analítico está circunscrito ao período de 1907 a 1928, apoiando-se nos fragmentos publicados neste periódico e no conceito de intelectual como organizador da cultura, discutido por Antônio Gramsci, e na acepção de discurso do círculo de Bakhtin. Discorre ainda sobre o papel dos intelectuais no processo de organização e de disseminação de uma visão de mundo marcada pelos símbolos da modernidade e da educação popular. Com base na documentação acessada é possível indicar que o grupo do jornal estabeleceu uma interlocução com as discussões educativas promovidas nas principais cidades brasileiras, e reafirmou o discurso salvacionista da educação para combater o analfabetismo e os problemas sociais que se apresentavam na cidade de Ponta Grossa.
Abstract: This dissertation analyzes the response to the country’s debate on education in the Diário dos Campos newspaper, acknowledging the participation of Ponta Grossa intellectuals (Jacob Holzmann, Hugo Mendes de Borja Reis and José Cadilhe) in publicizing educational ideas. This analysis goes from 1907 to 1928, basing itself on fragments which were published in this newspaper in addition to the concept of the intellectual as an organizer of culture as discussed by Antonio Gramsci and in the interpretation of discourse in Bakhtin’s circle. This article discusses the role of intellectuals in the process of organizing and spreading a view of the world marked by the symbols of modern times and public education. Founded on documentation, it is possible to show that this group, in the newspaper, established a means of communication within the educational discussions promoted in the major cities of Brazil and reasserted education’s salvationist discourse to fight illiteracy and the social problems existing in the city of Ponta Grossa.
Keywords: intelectuais
educação
modernidade
iImprensa
intellectuals
education
modern times
press
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SOUZA, Eliezer Felix de. INTELLECTUALS, MODERN TIMES AND EDUCATIONAL DISCOURSE IN THE “DIÁRIO DOS CAMPOS” NEWSPAPER (1907-1928). 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1299
Issue Date: 16-Mar-2010
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Eliezer Felix.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.