Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1309
metadata.dc.type: Dissertação
Title: As referências da formação inicial na representação dos licenciandos em ciências biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa
metadata.dc.creator: Tolentino, Patricia Caldeira
metadata.dc.contributor.advisor1: Rosso, Ademir José
metadata.dc.contributor.referee1: Brandt, Célia Finck
metadata.dc.contributor.referee2: Rosa, Vivian Leyser da
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa objetiva explicitar como se configura o campo de formação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa e de que maneira as rotinas e práticas vivenciadas na graduação se apresentam na representação dos licenciandos. Foi aplicado um questionário de associação livre de palavras e questões fechadas e abertas a 138 licenciandos do 1º, 2º, 3º e 4º ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas dos turnos vespertino e noturno. Para tanto, utilizou-se uma abordagem quali-quantitativa e os dados coletados foram submetidos ao processamento por meio do uso dos softwares de análise de dados EVOC, SIMI, Alceste e SPSS. Os dados foram interpretados utilizando a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici articulados aos conceitos de habitus e campo de Pierre Bourdieu. À luz destes dados e de tais conceitos encontram-se indícios de que os licenciandos ao entrarem no curso possuem convicções quanto à formação na licenciatura, porém nos dois anos finais surgem os conflitos identitários. Esta apresentação na narrativa dos licenciandos sintetiza a apropriação dos elementos circulantes neste espaço social, legitimando as posições hierarquizadas do conhecimento biológico e do conhecimento educacional. Estas situações precisam ser discutidas no processo formativo, pois produzem obstáculos à incorporação de estruturas necessárias na constituição de referências identitárias da profissão docente.
Abstract: This research aims to clarify how the formation field of the Biological Sciences Graduation Course of the State University of Ponta Grossa sets and how the routines and practices experienced in the graduation present in the representation of the undergraduates. It was applied a free association Word questionnaire and closed and opened questions to 138 undergraduates from 1st , 2nd, 3rd and 4th years of the Biological Sciences Graduation Course from the afternoon and night shifts. It was used a quail-quantitative approach, and the collected data were submitted to processing through the use of data analysis software EVOC, SIMI, Alceste and SPSS. The data were interpreted using the Theory of Social Representations from Serge Moscovici articulated to Pierre Bourdieu´s habitus and field concepts. From these data,and from such concepts are indications that students entering the course have convictions about the training at undergraduate, but in the final two years the conflicts of identity arise. This presentation summarizes in the narrative of undergraduates the ownership of the circulating elements in this social space, legitimizing the hierarchical positions of biological knowledge and educational knowledge. These situations must be discussed in the training process, because they produce obstacles to the incorporation of the necessary structures in the formation of identity references to the constitution of the teaching profession.
Keywords: formação de professores, referências identitárias, representações Sociais
teacher formation, identity references, social representations
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: TOLENTINO, Patricia Caldeira. As referências da formação inicial na representação dos licenciandos em ciências biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 2010. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1309
Issue Date: 20-Dec-2010
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Patricia Caldeira Tolentino.pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.