Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1318
metadata.dc.type: Dissertação
Title: MATERIAL DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PARA EaD: Especificidades, Limitações e Necessidades
Other Titles: Courseware for Distance Learning of Mathematics: Specificity, Limitations and Needs.
metadata.dc.creator: Leandro, Marcele Cristian Salvan Garcia
metadata.dc.contributor.advisor1: Brandt, Célia Finck
metadata.dc.contributor.referee1: Brandalise, Mary ângela Teixeira
metadata.dc.contributor.referee2: Brito, Gláucia da Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Burak, Dionisio
metadata.dc.description.resumo: A presente investigação tem como objeto de estudo o material didático de matemática utilizado para a Educação a Distância (EaD). Essa pesquisa foi construída tendo como fundamentação teórica os estudos sobre EaD e sobre o Material Didático para a EaD. A questão que norteia esse estudo é definida como: quais são as especificidades, limitações e necessidades inerentes ao material didático de matemática voltado para e Educação a Distância? Diante dessa questão, decorre o seguinte objetivo: explicitar as necessidades, limitações e especificidades do Material Didático para Cursos de Licenciatura em Matemática a distância. Essa investigação foi realizada no município de Ponta Grossa/PR, tendo como campos de pesquisa a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), caracterizando-se como um estudo de caso. Na investigação em questão, esse estudo se referiu a descrição da organização do livro didático da disciplina Instrumentação para o Ensino de Matemática I em EaD da UEPG, das atividades da plataforma MOODLE e dos arquivos que complementam o livro didático, explicitando quais as especificidades, limitações e necessidades dos materiais didáticos elaborados para Educação a Distância. Como resultados dessa investigação, o livro didático analisado cumpre algumas necessidades inerentes a um material escrito para esta modalidade, mas se mostra com algumas limitações e restrições de recursos, comprometendo a aprendizagem dos alunos. A utilização da plataforma MOODLE mostrou-se como uma necessidade e um instrumento importante para a interação e comunicação entre professores e alunos, permitindo ao aluno um papel mais ativo na sua formação, maior autonomia, promovendo uma construção mais eficiente da sua aprendizagem e aquisição do seu conhecimento
Abstract: This research is the object of study of mathematics textbooks used for Distance Education (DE). This research was built having as theoretical studies on distance education and the teaching materials for distance education. The question that guides this study is defined as: what are the characteristics, needs and limitations inherent in the educational material focused on mathematics and Distance Education? Faced with this question, due the following objective: to explain the needs, limitations and specifics of Teaching Materials for Undergraduate courses in mathematics at a distance. This research was conducted in the city of Ponta Grossa / PR, with the fields of research, State University of Ponta Grossa (UEPG), characterized as a case study. In the investigation in question, this study referred to the description of the organization of the course textbook Instrumentation for the Teaching of Mathematics in Distance Education I UEPG, the activities of the platform MOODLE and files that complement the textbook, explaining what the specifics, limitations and needs of educational materials developed for distance education. As that investigation, the textbook analysis meets some needs inherent to a material written for this mode, but it shows with some limitations and resource constraints, compromising student learning. Use of MOODLE platform proved to be a necessity and an important tool for interaction and communication between teachers and students, allowing students a more active role in their education, more autonomy, promoting a more efficient construction of their learning and acquisition of their knowledge.
Keywords: EaD
Matemática
Material Didático
Especificidades
Limitações
Necessidades
Distance Education
Mathematic
didactic material
Specificities
limitations
needs
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: LEANDRO, Marcele Cristian Salvan Garcia. Courseware for Distance Learning of Mathematics: Specificity, Limitations and Needs.. 2011. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1318
Issue Date: 27-May-2011
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
MarceleLeandro.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.