Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1320
metadata.dc.type: Dissertação
Title: AS ABORDAGENS DO TEMA MEIO AMBIENTE PELOS LIVROS DIDÁTICOS E PROFESSORES DA QUINTA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
metadata.dc.creator: Voichicoski, Marcia Silvana Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Morales, Angelica Gois Muller
metadata.dc.contributor.referee1: Knechtel, Maria do Rosário
metadata.dc.contributor.referee2: Rosso, Ademir José
metadata.dc.contributor.referee3: Finck, Silvia Christina Madrid
metadata.dc.description.resumo: A discussão central apresentada neste trabalho está nas abordagens do tema meio ambiente que são apresentadas pelos livros didáticos e professores de uma turma de quinta série do ensino fundamental. Para tanto, o objetivo da pesquisa foi analisar as abordagens presentes nos livros didáticos utilizados para essa turma e nos discursos e ações de seus professores. Utilizaram-se como principais fundamentações teóricas as ideias de Carvalho (2004, 2006), Leff (2001), Reigota (1995, 2009) e Sauvé (2005). No desenvolvimento da pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa, tendo como recorte metodológico o estudo de caso, que foi o de uma turma de quinta série de uma escola pública do município de Palmeira, Paraná. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram as seguintes: entrevista com os professores, observação das aulas, análise dos planos de trabalho docente e pesquisa documental dos livros didáticos. O método da análise de dados foi a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Entre os principais resultados da pesquisa, podem ser citados: 1) As principais abordagens do tema meio ambiente nos livros didáticos foram a abordagem recursista, a antropocêntrica, a problemática e a naturalista; já entre os professores destacaram-se as abordagens problemática, espaço físico, antropocêntrica e recursista. 2) Os livros didáticos são utilizados como apoio por todos os professores, principalmente para a realização de exercícios selecionados de acordo com o seu grau de dificuldade (são escolhidos os mais fáceis). 3) Os professores reconhecem que o livro didático possui limitações; no entanto, se direcionado pelo professor pode promover um trabalho com a educação ambiental. Diante de tais resultados considera-se que os professores podem relacionar o tema meio ambiente sob variadas abordagens, no entanto, nas observações das aulas constatou-se que poucas abordagens são trabalhadas, restringindo-se as abordagens: recursista, problemática e antropocêntrica.
Abstract: The main discussion in this work is about the approaches of the environment theme adopted by school books and teachers in the fifth grade. The objective of this study was to analyze the approaches to the theme as well as the teachers‟ practice in a fifth grade class in a municipal public school in Palmeira, Paraná. The ideas of Leff (2001), Carvalho (2004, 2006), Reigota (1995, 2009), and Sauvé (2005) composed the theoretical framework. The methodology used was case study with qualitative approach. Data collection was carried out through interviews with the teachers, lesson observation, lesson plan analysis and document research with the school books. The content analysis proposed by Bardin (1977) was employed to data analysis. Results revealed: 1) The main approaches of the theme „environment‟ in school books were: resourcing, anthropocentric, problematic and naturalistic, among the teachers it was: problematic, physical space, anthropocentric and resourcing; 2) schoolbooks are used as support by all the teachers mainly to assign exercises, which are selected by them according to how easy or difficult they are (the easier ones are chosen); 3) Teachers acknowledge that the schoolbook has limitation, however, if used at the teachers‟ discretion might promote environmental awareness. Considering the results, several approaches are available which can be related to the theme „environment‟, however, lesson observation revealed that few approaches are used, namely, the resourcing, problematic and anthropocentric.
Keywords: meio ambiente
livro didático
Professores
environment
school books
teachers
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: VOICHICOSKI, Marcia Silvana Rodrigues. AS ABORDAGENS DO TEMA MEIO AMBIENTE PELOS LIVROS DIDÁTICOS E PROFESSORES DA QUINTA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2011. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1320
Issue Date: 9-Dec-2011
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
MARCIA SILVANA RODRIGUES VOICHICOSKI.pdf2.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.