Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1321
metadata.dc.type: Dissertação
Title: ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DAS TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: 2000 A 2009
Other Titles: Epistemological analysis of theses and dissertations on special education service: 2000 to 2009
metadata.dc.creator: Casagrande, Rosana de Castro
metadata.dc.contributor.advisor1: Cruz, Gilmar de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Marquezine, Maria Cristina
metadata.dc.contributor.referee2: Finck, Silvia Christina Madrid
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como questão norteadora as características técnicas e teóricas das teses e dissertações sobre atendimento educacional especializado. O seu objetivo principal é realizar uma análise epistemológica de teses e dissertações sobre atendimento educacional especializado produzidas no período de 2000 a 2009, a partir das dimensões técnica e teórica. Os seus objetivos específicos são: a) identificar, descrever e analisar as características técnicas e teóricas dessas teses e dissertações; b) identificar e analisar os tipos de abordagem metodológica encontrados nessas produções; c) propor uma reflexão sobre a importância da práxis nessas produções. Com base em critérios preestabelecidos, 18 teses e dissertações foram selecionadas para a realização da análise documental, que se caracterizou pela utilização de abordagem qualitativa e dados tanto quantitativos quanto qualitativos. Utilizaram-se como referencial teórico: leis nacionais e internacionais sobre educação, educação especial e atendimento educacional especializado e as contribuições de autores cujos trabalhos estão voltados a: a) pesquisa em educação, educação especial e atendimento educacional especializado (GATTI, 2001; MARQUES et al., 2008; MARQUEZINE; TRAMONTINA, 2006; MENDES; NUNES; FERREIRA, 2002; MENDES et al., 2004; SÁNCHEZ GAMBOA, 1987, entre outros); b) história e política da educação especial (BUENO, 1993; FERREIRA, 1991; FERREIRA; FERREIRA, 2004; JANNUZZI, 2006; MAZZOTTA, 1996; MENDES, 2006, entre outros); c) epistemologia na pesquisa em educação (LIMA, 2001; SANTOS FILHO; SÁNCHEZ GAMBOA, 2007; SÁNCHEZ GAMBOA, 1987, 2007); e d) concepções acerca da relação teoria-prática e do rigor científico (ANDRÉ, 2001; NORONHA, 2005; SOUZA; RAMOS, 2010; SÁNCHEZ GAMBOA, 1987, 2003, 2007, 2010a, 2010b, entre outros). Os resultados indicam que a maioria das pesquisas sobre atendimento educacional especializado não pode ser caracterizada ou classificada segundo um padrão de abordagem metodológica devido a seu aspecto híbrido e ao fato de não apresentar uma fronteira metodológica. A relação teoria-prática deve ser mais bem definida entre os pesquisadores dessa área a fim de que avancem na compreensão da importância da práxis nas suas pesquisas e possam torná-las sinônimo de transformação, e não apenas constatação da realidade.
Abstract: This work has as its guiding question the theoretical and technical characteristics of theses and dissertations on special education service. Its general aim is to carry out an epistemological analysis of theses and dissertations on special education service written between 2000 and 2009, based on their theoretical and technical dimensions. Its specific aims include: a) To identify, describe and analyse the technical and theoretical characteristics of those theses and dissertations; b) To identify and analyse the types of methodological approach adopted in such works; c) To provide a reflection on the importance of praxis in such works. Following previously established criteria, 18 theses and dissertations were selected for the carrying out of the documentary analysis, which featured a qualitative approach and both quantitative and qualitative data. National and international laws on education, special education and special education service were used as theoretical references along with contributions from authors whose works are related to: a) Research on education, special education and special education service (GATTI, 2001; MARQUES et al., 2008; MARQUEZINE; TRAMONTINA, 2006; MENDES; NUNES; FERREIRA, 2002; MENDES et al., 2004; SÁNCHEZ GAMBOA, 1987, among others); b) Special education history and policy (BUENO, 1993; FERREIRA, 1991; FERREIRA; FERREIRA, 2004; JANNUZZI, 2006; MAZZOTTA, 1996; MENDES, 2006, among others); c) Epistemology applied to education research (LIMA, 2001; SANTOS FILHO; SÁNCHEZ GAMBOA, 2007; SÁNCHEZ GAMBOA, 1987, 2007); and d) Conceptions of the theory-practice relationship and scientific rigour (ANDRÉ, 2001; NORONHA, 2005; SOUZA; RAMOS, 2010; SÁNCHEZ GAMBOA, 1987, 2003, 2007, 2010a, 2010b, among others). The results indicate that most of the researches on special education service can not be characterised or classified by a particular methodological approach because they have a hybrid aspect and are not limited to any methodological boundary. The theory-practice relationship should be better defined by researchers in the field so that they can move forward in the understanding of the importance of praxis in their researches and produce works that are synonymous with transformation rather than just reports on reality.
Keywords: Educação especial
Atendimento educacional especializado
epistemologia
produção científica
Práxis
Special education
Special education service
epistemology
scientific production
praxis
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: CASAGRANDE, Rosana de Castro. Epistemological analysis of theses and dissertations on special education service: 2000 to 2009. 2011. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1321
Issue Date: 12-Dec-2011
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
RosanaCCasagrande.pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.