Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1337
metadata.dc.type: Dissertação
Title: SUTILEZAS ENTRE CIÊNCIA, POLÍTICA E VIDA PRÁTICA: ALFABETIZAÇÃO EM UMA COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA
metadata.dc.creator: Grokorriski, Carlos Ricardo
metadata.dc.contributor.advisor1: Cerri, Luis Fernando
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Lúcia Helena Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Rosso, Ademir José
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo descrever a dinâmica das relações entre uma ação governamental específica, o “Programa Paraná Alfabetizado”, cuja função é a alfabetização de jovens, adultos e idosos, e uma comunidade remanescente quilombola (CRQ), neste caso a comunidade do Sutil. A base teórica é constituída a partir dos conceitos de ‘dialogicidade/conscientização’ em Paulo Freire; e ‘matriz disciplinar/ consciência histórica’ em Jörn Rüsen. Ambos (conceitos/autores) compartilham de teorias semelhantes referentes às relações entre as esferas do conhecimento e da vida prática. Paralelamente foram utilizados outros referenciais que contribuíram com alguns aspectos deste trabalho. A pesquisa é qualitativa e a coleta de dados se deu por pesquisa exploratória seguida de entrevistas. Entre as principais contribuições da pesquisa estão: uma reflexão sobre a identidade da comunidade, suas relações com a instituição estatal, bem como as possibilidades de projeção do futuro. As contribuições deste trabalho se dão no sentido de oferecer possibilidades de intervenção na comunidade a partir de um modelo epistemológico que considere a integração entre conhecimento especializado, esfera pública como ação política gestora e vida prática da comunidade.
Abstract: This dissertation aims to describe the dynamics of the relations between an specific governamental action, the “Paraná Alfabetizado” program, whose function is the alphabetization of the young, adults and elderly, and a remaining quilombola community (CRQ), in this case, the Sutil community. The theoretical base is constitued from the concepts of ‘dialogicity/conscientization’ in Paulo Freire; and ‘disciplinary matrix/ historical consciousness’ in Jörn Rüsen. Both (concepts/authors) share similar theories on the relations between the spheres of knowledge and practical life. At the same time, other referentials that contribute to some aspects of this text were utilizes. The research is qualitative and the gathering of data was developed by exploratory survey followed by interviews. Among the main contribution of this research are: a reflection on the identity of the community, its relations with the state institution, as well as the possibilities of projection in the future. The contributions of this work are given in order to provide opportunities for community intervention from an epistemological model that considers the integration of specialized knowledge, public sphere as political action management and practical life of the community.
Keywords: Comunidade Remanescente Quilombola (CRQ)
Programa Paraná Alfabetizado
alfabetização
dialogicidade/conscientização
consciência histórica
Remaining Quilombola Community (CRQ)
Paraná Alfabetizado Program
literacy
dialogicity/conscientization
historical Consciousness
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: GROKORRISKI, Carlos Ricardo. SUTILEZAS ENTRE CIÊNCIA, POLÍTICA E VIDA PRÁTICA: ALFABETIZAÇÃO EM UMA COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA. 2012. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1337
Issue Date: 6-Aug-2012
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
carlos grokorriski.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.