Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1355
metadata.dc.type: Dissertação
Title: CURRÍCULO E PRÁXIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.creator: Pereira, Melissa Pedroso da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Subtil, Maria José
metadata.dc.contributor.referee1: Trojan, Rose Meri
metadata.dc.contributor.referee2: Mainardes, Jefferson
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta uma análise do processo de construção das propostas curriculares da Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Ponta Grossa/Paraná em 2002 e 2008. O objetivo da pesquisa foi contextualizar historicamente, o processo de implantação dos currículos de 2002 e 2008, seus fundamentos e concepções, identificar a formação acadêmica dos licenciandos do Curso na perspectiva dos Currículos selecionados e problematizar, sob a ótica do egresso, a articulação do Currículo do Curso de 2002 com as demandas da prática profissional dos licenciados, estabelecendo um contraponto com a proposta curricular de 2008 para analisar de que maneira o currículo de 2008 responde ou não às limitações apresentadas pelos egressos e em que medida a reformulação curricular contribuiu para atender às demandas da prática dos professores depois de formados. Utilizou-se como referencial teórico metodológico o materialismo histórico e dialético, principalmente as categorias da totalidade, contradição e mediação, a partir das idéias de Marx e a interpretação de Frigotto (2004) Cury (1987), Cheptulin (2004); e a práxis, conforme Vázquez (1977). Para a discussão da função da arte na sociedade foram utilizadas as ideias de Vázquez (1977), Canclini (1984), Fischer (1987) e Peixoto (2003). No que tange as questões curriculares, as reflexões estão contidas em Sacristán (2000); Silva (2008) e Silva (2011). Para a compreensão das diferentes concepções de formação de professores na Licenciatura em Artes/Música, foram utilizadas as produções de Bellochio (2003), Cereser (2004), Fonterrada (2008), Fucci Amato (2006), Fuks (1991), Queiróz; Marinho (2005); Souza (1997); Subtil (2008, 2009a, 2009b, 2011, 2012); Penna (1995, 2004, 2008, 2008b,) e Pires (2003). Os dados da pesquisa foram obtidos através da análise documental dos processos que geraram a criação e implantação dos Cursos da UEPG, bem como os currículos prescritos pelos dois Projetos Pedagógicos de Curso. Também foi aplicado um questionário para egressos do Curso de Licenciatura em Música do Currículo 2002, visando compreender a percepção dos mesmos sobre seu processo de formação e atuação prática. A pesquisa apontou que as idiossincrasias da formação anterior e durante a Licenciatura em Música levaram os indivíduos da amostra a posições polarizadas quanto à eficácia e adequação do Currículo de 2002, mas permitiram perceber os avanços, e retrocessos postos no Currículo de 2008 no sentido de potencializar a formação dos acadêmicos de Licenciatura em Música na UEPG em relação à sua adequação ao aparato legal que rege sua formação e também em relação às demandas e exigências de sua atuação profissional no Ensino Básico.
Abstract: This paper presents a construction process analysis of the curricular proposals of the Degree in Music Universidade Estadual de Ponta Grossa/Paraná (UEPG – State University of Ponta Grossa/Paraná) in 2002 and 2008. The aim of the research was to contextualize historically the 2002 and 2008 curricula implementation process, its fundamentals and concepts; to identify the Music undergraduates‟ academic education from the perspective of the selected Curricula; to question, from the graduates‟ perspective, the articulation of the 2002 course with the graduates' demands on professional practice, establishing a comparison with the 2008 curricular proposal to analyze how the 2008 curriculum responds or does not respond to the limitations presented by the graduates and to what extent the program reform has contributed to meet the demands on teachers' practice after graduation. Historical and dialectical materialism was used as theoretical methodological framework, especially the categories of totality, contradiction and mediation from Marx‟s ideas and Frigotto‟s interpretation (2004), Cury (1987), Cheptulin (2004), and praxis according to Vázquez (1977). For discussion of the role of art in society, ideas from Vázquez (1977), Canclini (1984), Fischer (1987) and Peixoto (2003) were used. Regarding curricular issues, reflections are contained in Sacristán (2000); Silva (2008) and Silva (2011); to understand the different conceptions of teachers‟ education process for the Degree in Arts/Music Course, Bellochio (2003), Cereser (2004), Fonterrada (2008), Fucci Amato (2006), Fuks (1991), Queiroz; Marinho (2005); Souza (1997); Subtil (2008, 2009a, 2009b, 2011, 2012); Penna (1995, 2004, 2008, 2008b) and Pires (2003) productions were used. Research data were obtained through documentary analysis of the processes that led to the creation and implementation of UEPG‟s courses, as well as the programs prescribed by the two pedagogical projects of the course. Also, 2002 Degree in Music graduates filled out a questionnaire, aiming to understand their perception about their education process and practical performance. The research showed that idiosyncrasies from the previous education process and during the Degree in Music course led sampled individuals to polarized positions regarding the effectiveness and adequacy for the 2002 program, but allowed to realize the advances and setbacks left in the 2008 program in order to maximize the undergraduates‟ formation concerning their adequacy for the legal apparatus that rules their educational process and also in relation to the demands and requirements of their professional performance in Elementary Education.
Keywords: licenciatura
currículo em música
formação de professores
degree
music program
teachers education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
metadata.dc.publisher.initials: UEPG
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: PEREIRA, Melissa Pedroso da Silva. CURRÍCULO E PRÁXIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA. 2013. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1355
Issue Date: 12-Jul-2013
Appears in Collections:Programa de Pós - Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
Melissa Pedroso Pereira.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.